Connect with us

Atualidade

Município de Vagos: “’Animar o verão’ teve um Saldo (muito) positivo”

Publicado

on

Após dois anos profundamente marcados pela pandemia de COVID-19, que condicionou, de uma forma significativa, a oferta cultural no concelho de Vagos, nomeadamente, nos meses de verão, a programação no ano de 2022 “foi encarada com enorme vontade de fazer acontecer e com forte expetativa quanto aos resultados”, refere o Município.

Nessa perspetiva, o Município de Vagos preparou o programa “Animar o verão”, apostando “numa planificação versátil e abrangente, que privilegiou a diversidade das atividades apresentadas e a qualidade dos intervenientes, com o objetivo de proporcionar bons momentos a todos os vaguenses por um lado, mas também, a todos os quantos escolheram o concelho de Vagos para fazerem as suas férias e, muito particularmente, aos nossos emigrantes que, depois de mais um ano de trabalho, regressaram à sua terra-natal para rever amigos e família, com o objetivo de passarem bons momentos de lazer e diversão”, continua.

Como sempre acontece, o “Animar o verão” teve o seu principal enfoque na Praia da Vagueira, mormente, no Largo Parracho Branco que, polvilhado com artesanato, restauração, Posto de Turismo, Espaço Bairrada e Biblioteca de Praia, receberia a grande fatia dos eventos desenvolvidos.

Um evento Sensation(al) a abrir e oferta diversificada de eventos

Durante julho, agosto e setembro, a oferta de atividades primou pela diversidade dos conteúdos propostos. De tal maneira que, quem esteve ou visitou a Praia da Vagueira pôde desfrutar, desde logo do regresso em pleno do Vagos Sensation Gourmet, naquela que foi catalogada de Best Edition e que, de facto, cumpriu amplamente os seus objetivos. Com a presença de Chefs de renome nacional e internacional, durante três dias, acolheu milhares de participantes que se deliciaram com as provas e os jantares temáticos, numa edição que juntou a inovação à tradição. Desta forma, lançou-se uma temporada em que os veraneantes puderam desfrutar de tudo um pouco:  de grandes concertos musicais no Palco Principal, ou propostas mais intimistas que ficaram reservadas para o Palco Biblioteca de Praia.

Os amantes do desporto puderam experimentar as “Caminhadas ao Pôr do Sol”, as aulas de Zumba, ou o programa Vagueira em Ação, atividades sempre muito participadas pelos veraneantes e que ajudaram a descontrair ativamente, aproveitando a dimensão do espaço do Largo Parracho Branco, ou o fantástico enquadramento marítimo dos passadiços da Vagueira.

Quem gosta de desportos náuticos não perdeu as “Manhãs Náuticas”.

Os que privilegiam o aspeto cultural, tiveram a oportunidade de colocar a leitura em dia na Biblioteca de Praia, e para quem aprecia artesanato, não faltou oferta dos artesãos vaguenses, entre uma ou outra bebida nos bares do Largo Parracho Branco e no Espaço Bairrada, e uma refeição ligeira na restauração que ali marcou presença.

Voltaram os Município Sem Fronteiras, em três noites de pura animação, com as equipas das freguesias do concelho, dos Bombeiros Voluntários de Vagos e da Câmara Municipal de Vagos, mais do que a competirem, a divertirem-se imenso. Falando em diversão, os mais pequenos adoraram os domingos nos insufláveis.

Município Sem Fronteiras (Foto: CMV)

Praça cheia às quartas-feiras

Os grandes concertos à quarta-feira, no Largo Parracho Branco, com nomes fortes do panorama musical nacional, numa vertente mais popular ou pop, é uma aposta já bastante consolidada, que tem o objetivo e o mérito de não colidir com as festividades realizadas pelas diversas freguesias do Município que acontecem, por norma, aos fins de semana. Em julho, abriu-se o apetite com Função Públika e terminou-se com a atuação de Capitão Fausto. Em ambas as ocasiões, o Largo Parracho Branco vibrou de entusiasmo. Em agosto, as presenças dos Anjos e de José Cid encheram, literalmente, este espaço que haveria, também, de acolher, muito calorosamente, nomes como Olavo Bilac e Virgul, que, certamente, deixaram a Vagueira com saudades. Projetos como Magma, TV5 e FAX tiveram o seu (muito) público e contribuíram para a diversidade de oferta musical que existiu nos três meses de “Animar o verão”.

Muitos artistas Vaguenses no Palco Biblioteca de Praia

Se em 2020, ano de pandemia plena, o Município de Vagos apoiou os seus artistas através do projeto online “Vagos em Cen@” e em 2021, mercê da maior abertura nas restrições, já houve margem para espetáculos ao vivo, este ano, em cenário normal, redobrou-se o apoio aos artistas locais dentro do programa “Animar o verão” através das atuações que aconteceram às sextas-feiras à noite e aos sábados ao fim da tarde, num contexto mais intimista. No Palco Biblioteca de Praia aconteceu quase uma vintena de atuações musicais para gáudio dos veraneantes encontrando-se, desta forma, o espaço certo para a promoção do (bom) trabalho realizado pelos músicos do concelho de Vagos e que foi devidamente apreciado.

Um verão com sensibilização ambiental

Já é uma tradição, o programa “Animar o verão” ter uma componente muito forte de sensibilização ambiental. Este ano não fugiu à regra com iniciativas como o “Piquenique com as Estrelas”, realizado de uma forma descentralizada, em Ponte de Vagos, e que congregou mais de três centenas de participantes, ou “O Mar Contra-Ataca” que procurou, através da criação de personagens marinhas que “emergiam” do oceano e que interagiam de uma forma divertida com os banhistas, sensibilizando-os para a necessidade da preservação do nosso mar.

Em suma, três meses de “Animar o verão”, “com dezenas de milhares de pessoas a preencher o espaço do Largo Parracho Branco; um enfoque muito forte no apoio aos agentes culturais locais e uma diversidade de conteúdos que apresenta saldo bastante positivo, a deixar saudades e uma expetativa que o próximo verão chegue depressa”, conclui o Município.

Fotos: CMV.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas