Connect with us

Atualidade

Município de Vagos: “’Animar o verão’ teve um Saldo (muito) positivo”

Publicado

on

Após dois anos profundamente marcados pela pandemia de COVID-19, que condicionou, de uma forma significativa, a oferta cultural no concelho de Vagos, nomeadamente, nos meses de verão, a programação no ano de 2022 “foi encarada com enorme vontade de fazer acontecer e com forte expetativa quanto aos resultados”, refere o Município.

Nessa perspetiva, o Município de Vagos preparou o programa “Animar o verão”, apostando “numa planificação versátil e abrangente, que privilegiou a diversidade das atividades apresentadas e a qualidade dos intervenientes, com o objetivo de proporcionar bons momentos a todos os vaguenses por um lado, mas também, a todos os quantos escolheram o concelho de Vagos para fazerem as suas férias e, muito particularmente, aos nossos emigrantes que, depois de mais um ano de trabalho, regressaram à sua terra-natal para rever amigos e família, com o objetivo de passarem bons momentos de lazer e diversão”, continua.

Como sempre acontece, o “Animar o verão” teve o seu principal enfoque na Praia da Vagueira, mormente, no Largo Parracho Branco que, polvilhado com artesanato, restauração, Posto de Turismo, Espaço Bairrada e Biblioteca de Praia, receberia a grande fatia dos eventos desenvolvidos.

Um evento Sensation(al) a abrir e oferta diversificada de eventos

Durante julho, agosto e setembro, a oferta de atividades primou pela diversidade dos conteúdos propostos. De tal maneira que, quem esteve ou visitou a Praia da Vagueira pôde desfrutar, desde logo do regresso em pleno do Vagos Sensation Gourmet, naquela que foi catalogada de Best Edition e que, de facto, cumpriu amplamente os seus objetivos. Com a presença de Chefs de renome nacional e internacional, durante três dias, acolheu milhares de participantes que se deliciaram com as provas e os jantares temáticos, numa edição que juntou a inovação à tradição. Desta forma, lançou-se uma temporada em que os veraneantes puderam desfrutar de tudo um pouco:  de grandes concertos musicais no Palco Principal, ou propostas mais intimistas que ficaram reservadas para o Palco Biblioteca de Praia.

Os amantes do desporto puderam experimentar as “Caminhadas ao Pôr do Sol”, as aulas de Zumba, ou o programa Vagueira em Ação, atividades sempre muito participadas pelos veraneantes e que ajudaram a descontrair ativamente, aproveitando a dimensão do espaço do Largo Parracho Branco, ou o fantástico enquadramento marítimo dos passadiços da Vagueira.

Quem gosta de desportos náuticos não perdeu as “Manhãs Náuticas”.

Os que privilegiam o aspeto cultural, tiveram a oportunidade de colocar a leitura em dia na Biblioteca de Praia, e para quem aprecia artesanato, não faltou oferta dos artesãos vaguenses, entre uma ou outra bebida nos bares do Largo Parracho Branco e no Espaço Bairrada, e uma refeição ligeira na restauração que ali marcou presença.

Voltaram os Município Sem Fronteiras, em três noites de pura animação, com as equipas das freguesias do concelho, dos Bombeiros Voluntários de Vagos e da Câmara Municipal de Vagos, mais do que a competirem, a divertirem-se imenso. Falando em diversão, os mais pequenos adoraram os domingos nos insufláveis.

Município Sem Fronteiras (Foto: CMV)

Praça cheia às quartas-feiras

Os grandes concertos à quarta-feira, no Largo Parracho Branco, com nomes fortes do panorama musical nacional, numa vertente mais popular ou pop, é uma aposta já bastante consolidada, que tem o objetivo e o mérito de não colidir com as festividades realizadas pelas diversas freguesias do Município que acontecem, por norma, aos fins de semana. Em julho, abriu-se o apetite com Função Públika e terminou-se com a atuação de Capitão Fausto. Em ambas as ocasiões, o Largo Parracho Branco vibrou de entusiasmo. Em agosto, as presenças dos Anjos e de José Cid encheram, literalmente, este espaço que haveria, também, de acolher, muito calorosamente, nomes como Olavo Bilac e Virgul, que, certamente, deixaram a Vagueira com saudades. Projetos como Magma, TV5 e FAX tiveram o seu (muito) público e contribuíram para a diversidade de oferta musical que existiu nos três meses de “Animar o verão”.

Muitos artistas Vaguenses no Palco Biblioteca de Praia

Se em 2020, ano de pandemia plena, o Município de Vagos apoiou os seus artistas através do projeto online “Vagos em Cen@” e em 2021, mercê da maior abertura nas restrições, já houve margem para espetáculos ao vivo, este ano, em cenário normal, redobrou-se o apoio aos artistas locais dentro do programa “Animar o verão” através das atuações que aconteceram às sextas-feiras à noite e aos sábados ao fim da tarde, num contexto mais intimista. No Palco Biblioteca de Praia aconteceu quase uma vintena de atuações musicais para gáudio dos veraneantes encontrando-se, desta forma, o espaço certo para a promoção do (bom) trabalho realizado pelos músicos do concelho de Vagos e que foi devidamente apreciado.

Um verão com sensibilização ambiental

Já é uma tradição, o programa “Animar o verão” ter uma componente muito forte de sensibilização ambiental. Este ano não fugiu à regra com iniciativas como o “Piquenique com as Estrelas”, realizado de uma forma descentralizada, em Ponte de Vagos, e que congregou mais de três centenas de participantes, ou “O Mar Contra-Ataca” que procurou, através da criação de personagens marinhas que “emergiam” do oceano e que interagiam de uma forma divertida com os banhistas, sensibilizando-os para a necessidade da preservação do nosso mar.

Em suma, três meses de “Animar o verão”, “com dezenas de milhares de pessoas a preencher o espaço do Largo Parracho Branco; um enfoque muito forte no apoio aos agentes culturais locais e uma diversidade de conteúdos que apresenta saldo bastante positivo, a deixar saudades e uma expetativa que o próximo verão chegue depressa”, conclui o Município.

Fotos: CMV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas