Connect with us

Atualidade

“Movendo um artefacto imóvel” é o tema da aula aberta da artista e cineasta Jessica Sarah Rinland

Dia 19 de maio, às 18h30, na Escola das Artes da Católica no Porto

Publicado

on

Vencedora de diversos prémios com os seus filmes (Locarno, DocumentaMadrid, Bienale de Imagen en Movimiento, Ann Arbor), Jessica Sarah Rinland vai estar na Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto, para participar numa Aula Aberta, no dia 19 de maio, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho, com o tema “Moving a Still Artifact”. A entrada é aberta a todos os estudantes e público em geral.

Os trabalhos de Jessica Sarah Rinland foram exibidos, internacionalmente, em diversos festivais como Locarno Film Festival, Viennale, Toronto Film Festival, New York Film Festival, Mar del Plata, BFI London Film Festival, Rotterdam, Oberhausen, Cinema du Reel, National Gallery Singapore, Tabakalera, Union Docs, Taipei Biennial (2020), University of Tennessee Downtown Gallery (2021), Somerset House (2016) e Bloomberg New Contemporaries (2011).

Realizou, ainda, residências em instituições como Film Studies Center da Harvard University, Somerset House Studios, Flaherty Seminar Fellow, MacDowell e Ikusmira Berriak. Atualmente, Jessica Sarah é professora visitante no Wellesley College e na Elías Querejeta Zine Eskola, tendo os seus filmes sido projetados na Kingston University e no Barbican Centre. É graduada em Belas Artes pela Central Saint Martins, University of the Arts London e mestre em Artes, Cultura e Tecnologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os seus trabalhos lidam com espaços e técnicas de restauro – como museus ou sítios arqueológicos –, permitindo uma reflexão sobre autenticidade e realismo. Em certo sentido, os seus filmes desafiam a própria lógica do cinema em “retratar” o real, a partir de objetos que ambiguamente desafiam a noção de “original”. A sua longa-metragem Those That, at a Distance, Resemble Another, de 2019, que consolidou a sua carreira como cineasta, perscruta as técnicas de restauro no Museu de História Natural, em Londres. Este filme é também exibido na Escola das Artes, no seu Cineclube, na terça-feira, 17 de maio, pelas 18h30.

Imagem: UCP.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas