Connect with us

Atualidade

Moscavide: Debilidade física e mental leva a apreensão de arsenal

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 12 de janeiro, pelas 10h30, na freguesia de Moscavide, procedeu à apreensão de diversas armas a um homem, com 77 anos, por ser suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

No final do ano transato, e após uma visita domiciliária efetuada por um serviço com competência de assistência social e prestação de cuidados de saúde com vista a verificar as condições de habitabilidade, de higiene pessoal e alimentação, verificou-se a suspeita do homem apresentar fortes sintomas de demência física e mental, necessitando de cuidados urgentes, pelo que foi o mesmo internado em unidade hospitalar.

Suspeitando-se, ainda, a possibilidade do paciente se encontrar na posse de diversas armas de fogo no interior da habitação foi, este facto, comunicado ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.

Face ao exposto, prontamente a Autoridade Judiciária delegou na PSP a realização da investigação e subsequentes diligências de inquérito urgentes com vista ao apurar da verdade.

Assim, no dia 12 de janeiro, os Polícias da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Loures e do Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Metropolitano de Lisboa, munidos de um Mandado de Busca Domiciliária, deslocaram-se à residência do suspeito, onde localizaram e procederam à apreensão das armas e munições mencionadas, verificando-se que o titular encontrava-se com licença de uso e porte de arma caducada há vários anos, incorrendo assim num crime de detenção de arma proibida.

Apreenderam 08 carabinas calibre .22; 03 revólveres calibre .22; 04 pistolas de calibre .22; 09 armas brancas, sendo cinco espadas e quatro adagas; 02 pistolas de ar comprimido; 01 mira telescópica; 2000 munições de calibre .22, 6,35mm e 20/70; e 250 chumbos 4,5 para armas de ar comprimido.

Foi, assim, o visado Constituído Arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência por determinação da Digna Magistrada titular do inquérito a decorrer no Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Norte – Núcleo de Loures, bem como a continuidade das diligências.

Mais ocorrências

A Divisão de Segurança Aeroportuária, o dia 11 de janeiro, apreendeu, a um homem com 51 anos, uma mochila deixada por esquecimento no interior de viatura táxi.

O denunciante, ao chegar a Lisboa, deslocou-se para a praça de táxis do aeroporto e, dali, seguiu para o seu domicílio, apercebendo-se, pouco depois de chegar, que deixara esquecida, no interior da viatura, uma mochila de sua propriedade.

Tentou, em vão, o contacto do condutor, optando, depois, por denunciar o assunto à PSP do Aeroporto, descrevendo o seu conteúdo.

Pelas diligências efetuadas pelos Polícias, conseguiu-se chegar à identificação do condutor da viatura, que referiu, ainda, não ter tido oportunidade para entregar o artigo. Após este contacto, foi possível garantir a entrega do artigo deixado esquecido na viatura.

Quando da abordagem, foi possível à PSP apreender 1 mochila contendo, no interior, € 5 050 em notas do BCE, entre vários artigos.

Os bens apreendidos e o dinheiro foram avaliados em cerca de € 5 290, os quais foram entregues ao sua legítimo proprietário.

O denunciante prescindiu do procedimento criminal contra o suspeito.

A PSP aconselha: garanta sempre que viu o habitáculo do veículo onde circulou, assegurando-se que nada ficou esquecido no seu interior.

No dia 12 de janeiro, pelas 10h00, procedeu à detenção de um homem, com 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse uma arma proibida.

O suspeito, passageiro de um voo, foi abordado pelos Polícias, depois de, no rastreio de bagagem de cabine, se perceber poder existir um objeto proibido.

Aquando da abordagem, foi possível à PSP apreender uma arma contundente – Soqueira.

Questionado sobre a posse da referida arma, declarou ser sua.

Ao suspeito foi dada voz de detenção, constituído arguido, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de 1 unidade de conta no valor de 102 euros, o suspeito concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro”.

Foto: PSP.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas