Atualidade
Luís Ferreira Lopes preside ao Conselho para o Desenvolvimento Económico de Vila Franca de Xira

O Município de Vila Franca de Xira aprovou, em reunião de câmara de 23 de março, a criação do Conselho para o Desenvolvimento Económico de Vila Franca de Xira (CDE-VFX).
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, convidou Luís Ferreira Lopes para presidir a este órgão consultivo para o desenvolvimento do Concelho.
A estrutura do CDE-VFX será composta por empresários e gestores de empresas de distintos setores representativos da economia concelhia, personalidades de reconhecido mérito e associações empresariais com relevância económica no Município.
Luís Ferreira Lopes, uma personalidade do Concelho, é consultor para a COTEC e Conselho da Diáspora na Presidência da República, desde abril de 2021. Foi assessor do Presidente da República para os Assuntos Empresariais e Inovação entre 2016/2021.
Desempenhou funções de editor-executivo e editor de Economia da SIC e pivot de programas de informação económica da SIC Notícias, entre 2000/2016. Foi também jornalista de Economia da RTP, Rádio Renascença e iniciou essa atividade na imprensa regional do concelho de Vila Franca de Xira. Foi docente universitário em Empreendedorismo e Gestão da Inovação e é autor (e coautor) de diversos livros sobre gestão e liderança, economia, energia ou CPLP.
O CDE-VFX é um instrumento para o desenvolvimento económico do Concelho que, através de uma estreita ligação e colaboração entre diferentes players económicos, permitirá potenciar a sua atratividade, competitividade, resiliência e sustentabilidade.
O CDE-VFX tem como missão a discussão, análise e pronúncia sobre matérias estratégicas de âmbito socioeconómico, contribuindo para a definição e construção das grandes ações e prioridades da economia concelhia.
O objetivo estratégico é incrementar e posicionar economicamente Vila Franca de Xira como Concelho de referência da região norte de Lisboa e da AML, potenciando – de forma diferenciada – todos os setores da economia (agricultura/Lezíria, indústria, comércio, serviços, turismo).
O CDE-VFX reunirá trimestralmente ou sempre que o seu Presidente o convocar, contando com a participação do Presidente da Câmara Municipal, podendo também acolher associações representativas dos trabalhadores. O mandato dos membros do CDE-VFX terá a duração de quatro anos, coincidindo com o mandato autárquico. O funcionamento desta estrutura será apoiado pelos serviços municipais.
Foto: CMVFX.
Atualidade
Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.
Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.
As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador.
Imagem: CMCM.
Atualidade
Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.
Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.
Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.
Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.
Foto: CMA.
Atualidade
Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.
A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.
A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.
Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.
Foto: CMA.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade5 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade9 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade8 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país