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Atualidade

Lisboa, Porto e Cascais mantêm posição do pódio no TOP 10 dos municípios mais atrativos

Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2022

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A 8ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos. Consulte o Ranking completo em https://www.bloom-consulting.com/pt/bloom-consulting-portugal-city-brand-ranking/ .

Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, alcançando o 9º lugar e repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019. Já Faro desce ao 11º lugar, ficando, nesta edição, de fora deste Top 10.

Top 10

O topo da tabela continua a pertencer a Lisboa, nesta que é já a 8ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais, que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respetivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

O Funchal volta ao 8º lugar na tabela nacional, que já ocupou na edição de 2016, conseguindo reconquistar terreno face à invulgar descida ao 10º posto na passada edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, com uma escalada de 4 posições para o 9º lugar, repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019.

Nesta edição, Aveiro foi o único município do Top 10 a perder terreno e, ainda, conseguiu manter-se entre os melhores desempenhos de marca no país. Apesar de uma excelente prestação, o município do Centro não resistiu às ascensões de Funchal e Setúbal. Faro, que tem sido presença constante desde a edição de 2016 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, desce ao 11º lugar, ficando, nesta edição, de fora deste Top 10.

TOP 25: Um ano de grandes mudanças

Nesta edição, registaram-se 16 mudanças nas posições que compõem o Top 25, sendo que os sete primeiros lugares se mantiveram inalterados. Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, resistem nos lugares que ocuparam na edição de 2021 e consolidam-se como as 7 marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses.

A primeira mudança aparece no 8º lugar, devido à escalada de duas posições do Funchal, seguido de Setúbal ascende ao 9º lugar, alcançado na edição de 2019 (a sua melhor posição de sempre no estudo). Estas duas subidas, ditaram as descidas de Aveiro e de Faro na classificação, remetendo o município do Centro para o lugar que ocupou em 2016 e os algarvios para a posição que ocuparam em 2015.

Com Leiria a manter a sua posição, imune a descidas e subidas, segue-se Portimão, que com uma escalada de 5 posições consegue a sua melhor posição nacional de sempre, no 13º lugar, seguido de dois municípios que também conseguiram ganhar terreno entre as 15 marcas de referência neste estudo: Viseu e Oeiras, que sobem 1 e 2 posições respetivamente.

Apesar da subida significativa de Oeiras, Matosinhos consegue manter a sua posição, seguindo-se Guimarães, que perde 3 posições, Évora e Viana do Castelo, que sobem 2 e 5 posições, respetivamente.

No top 25 há ainda espaço para Almada, que mesmo perdendo 9 posições, continua entre os 20 municípios com melhor desempenho, Mafra desce duas posições e Albufeira consegue subir um posto. Maia desce duas posições e está, agora, no 23º posto. O Top 25 é fechado por Torres Vedras, que perde 3 posições. No 24º lugar, temos um retorno ao Top 25. Ponta Delgada consegue conquistar o lugar a Vila do Conde e volta, pela 3ª vez, a fazer parte deste grupo de marcas de excelente desempenho.

Top 25 (Imagem: BC)

“Estrelas” do PCBR© 2022

Para além dos prémios atribuídos a cada região, a Bloom Consulting atribui também prémios aos municípios que se destacam, atribuindo-lhe a designação de Marcas Estrela a nível nacional, em cada uma das Dimensões (Negócios, Visitar e Viver) e nas 7 regiões de Portugal. Como explica Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal, “esta distinção não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram, através de excelentes resultados, destacar-se e alcançar posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”. Nesta edição, surge, pela primeira vez, a Marca Estrela dos rankings de municípios com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes

A Bloom Consulting

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. Com sede em Madrid, possui escritórios em Lisboa e São Paulo e Londres.

Para além de contar com casos de estudo em 5 continentes, a Bloom Consulting tem vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission, sendo, ainda, “Data Partner” oficial do World Economic Forum, contribuindo para a elaboração do seu índice mundial de competitividade.

Portugal City Brand Ranking©: um estudo baseado em “hard data

Desde 2014, que a Bloom Consulting lança, anualmente, o Portugal City Brand Ranking©, recorrendo a um algoritmo proprietário, testado e utilizado em estudos da Bloom Consulting um pouco por todo o mundo.

Este é um estudo diferenciado, uma vez que não têm qualquer variável qualitativa ou de opinião, focando-se exclusivamente emhard data”, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista.

Este algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira variável, são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata.

A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses.

Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Imagens: BC.

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Barcelos: Mais de quatro mil crianças vivem dias mágicos na natureza com “Brincadeiras sem Tempo”

Celebração do Dia Mundial da Criança

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O Município de Barcelos deu hoje início às celebrações do Dia Mundial da Criança, que este ano voltam a ganhar vida com o grande evento “Brincadeiras sem Tempo”, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. Até 30 de maio, mais de 4 000 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo das escolas públicas do concelho vão trocar as salas de aula por uma verdadeira festa de alegria, natureza e tradição.

Num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, Barcelos aposta numa viagem ao passado e à essência da infância, recuperando os jogos tradicionais que fizeram a felicidade de tantas gerações. O objetivo é claro: voltar a pôr as crianças a brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, com criatividade, movimento e muita amizade.

Do jogo do galo ao elástico, do lencinho à corda, da corrida de sacos ao jogo da mata, são dezenas as atividades preparadas para proporcionar momentos de diversão e convívio entre os mais pequenos. O Centro Hípico transforma-se assim num grande recreio natural, onde cada canto convida a explorar, a correr e a sorrir.

Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Barcelos organizou uma grande operação logística, envolvendo todos os seus serviços, de modo a garantir uma experiência segura, pedagógica e inesquecível. Além dos jogos, há oficinas, ateliês e espetáculos que enriquecem ainda mais esta semana mágica dedicada às crianças.

Para que cada participante leve consigo as memórias destes dias especiais, foi criado um passaporte de atividades, onde as crianças podem registar os desafios cumpridos — em grupo ou em família — reforçando a importância do brincar na infância e promovendo os laços afetivos e comunitários.

“Com transporte assegurado e um programa pensado ao pormenor, o Município de Barcelos foca as brincadeiras no centro da infância, contribuindo para a construção de uma geração mais feliz, mais saudável e ligada às suas raízes”, sublinha em nota.

Foto: CMB.

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Porto: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefaciente

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No dia 26 de maio, pelas 11h25, na Rua Nicolau Coelho, no Porto, a 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade, empregado e na condição de sem abrigo no Porto, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Considerando que o local é conhecido como ponto de tráfico de estupefacientes, e durante uma vigilância efetuada, os agentes policiais constataram a presença de diversos indivíduos que se dirigiam até o local, evidenciando a prática de tráfico. Diante disso, os policiais procederam à abordagem do suspeito

Intercetado o suspeito, foi lhe dada voz de detenção e apreendido o produto suspeito de ser estupefaciente denominado de Cocaína, suficiente para 66 diárias.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado sujeito a apresentações diárias perante as Autoridades Policiais da área da sua residência.

Foto: PSP.

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Casal detido por agressões a vigilante/segurança após furto em supermercado em Alcobaça

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O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, neste fim de semana, através de polícias da Esquadra de Alcobaça, procedeu à detenção de um casal, de 37 e 47 anos de idade, por agressões ao vigilante de um supermercado, após furto de alguns produtos.

O profissional de segurança privada, no exercício das suas funções em um supermercado, ao aperceber-se do comportamento estranho de uma mulher, veio a reconhecer a mesma como sendo a autora de outros furtos praticados no mesmo estabelecimento e em que não tinha sido possível a sua interceção.

Assim, ao abordar a cidadã em questão e ao pedir para lhe ser mostrado voluntariamente o conteúdo da mala que aquela possuía, foi imediata e violentamente empurrado, tendo de seguida vindo ao seu encontro outro indivíduo, que se percebera estar a atuar em comunhão de esforços com a referida mulher, que também o agrediu.

Transeuntes que por ali passavam e pretendiam aceder ao estabelecimento comercial ajudaram a reter os suspeitos até à chegada da PSP e impediram que o segurança continuasse a ser agredido.

Rapidamente um carro patrulha acorreu ao local e foram verificados os artigos no interior da mala que a suspeita levava, nomeadamente, bebidas e produtos de limpeza, num valor de cerca de 100€. Estes, reconhecidos como sendo do supermercado, foram recuperados e dada voz de detenção aos dois suspeitos que, por sua vez, mantiveram sempre uma postura agressiva e desafiadora para com os polícias.

De realçar que os detidos em apreço estão já referenciados pela prática de vários crimes de furto, acreditando que fazem deste tipo de ilícito criminal o seu modo de vida.

Os detidos recolheram às salas de detenção da PSP e foram presentes à autoridade judiciária no dia de ontem, tendo-lhes sido aplicadas as seguintes medidas de coação; o homem ficou em prisão domiciliária e a mulher com apresentações bissemanais.

Foto: PSP.

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