Connect with us

Atualidade

Lisboa: Detido por furto no Aeroporto Humberto Delgado

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 22 de janeiro, pelas 14h37, procedeu à detenção de um homem, de 59 anos, por ser suspeito da prática do crime de furto de perfumes das Lojas Francas Portugal do Aeroporto Humberto Delgado.

O suspeito foi visualizado pelos Polícias a deambular pelas áreas de Check-In do Terminal 1, sendo, de imediato, reconhecido como sendo o suposto autor de, pelo menos, quatro ilícitos de furto, praticados no mesmo espaço no ano de 2022.

Quando da sua monitorização, foi possível perceber que o suspeito se aproximou de passageiros que tinham malas de marcas com elevado valor de mercado, na expectativa de, supostamente, aproveitar uma distração por parte dos mesmos, para poder subtrair os seus pertences, não tendo conseguido porque as vítimas se terão apercebido da situação.

Depois disso, o suspeito dirigiu-se do Terminal 1 para o Terminal 2, despachou bagagem e seguiu para uma loja, onde retirou, escondeu e eximiu-se ao pagamento de dois perfumes, que estavam disponíveis para venda. O produto do furto, avaliado em € 230,00, foi-lhe, cautelarmente, apreendido.

Foram-lhe, ainda, apreendidas duas peças de vestuário, um telemóvel e um par de auriculares, por terem sido utilizados respetivamente para trocar de indumentária e comunicar, não só durante aquele dia, mas também no decurso de ilícitos anteriores, bem como a quantia monetária de € 51,60, um relógio e uma bolsa por haverem fortes suspeitas de que pudessem ser fruto da prática de ilícitos anteriores.

Para além de todos os artigos anteriormente mencionados, foi, ainda, possível relacionar três objetos que estavam na sua posse, com artigos que haviam sido dados como furtados em ilícitos anteriores, nomeadamente uma mala, uma mochila e uma carteira, tendo estes objetos sido apreendidos no âmbito dos respetivos processos.

No decurso das diligências efetuadas, a PSP apurou, ainda, que ora detido havia chegado a território nacional naquela data, pelas 09h05, no voo de Argel-Lisboa, tendo agendado o voo de Lisboa-Alicante, com hora prevista de partida para as 14h35.

Assumida a posse, ao passageiro, foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e recolheu às salas de detenção do COMETLIS. Após a sua presença na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça, onde foi ouvido em 1º interrogatório judicial, foi libertado.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Coimbra: Três detenções por tráfico de estupefacientes e excesso de álcool no sangue

Publicado

on

A PSP de Coimbra efetuou três detenções, entre 21 e 22 de março, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

Pelo crime de tráfico e posse de arma proibida foram detidos, no dia 21 de março, dois menores do sexo masculino, ambos com 16 anos de idade, às 10h15, na Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra, próximo de dois estabelecimentos de ensino.

Nas diligências efetuadas por uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da PSP, apurou-se que um dos jovens tinha na sua posse uma quantidade de haxixe equivalente a 40 doses individuais, uma balança digital e 45 euros. O outro rapaz possuía uma navalha, vulgarmente conhecida por ponta e mola, um moinho portátil, normalmente utilizado para a trituração de estupefacientes, e 175 euros.

Já na madrugada de dia 22, pelas 04h30, um jovem de 22 anos foi detido na Praça da República, em Coimbra. Ao realizar o teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,58 gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol: Jornadas decisivas na Liga Lidl

Publicado

on

A 3ª Fase da Liga Lidl prossegue este fim de semana com a realização dos segundos jogos dos Play-offs da Divisão Elite e Taça Federação.

Na I Divisão Elite, a AJM/FC Porto, que regressou dos Açores com um triunfo, recebe agora o Clube K no Dragão Arena, em dois jogos que podem ser decisivos para alcançar a final, que atribuirá o título de campeão nacional. Se as açorianas vencerem um ou os dois jogos, a luta continuará no primeiro fim de semana de abril.

Por seu turno, o Sporting CP, que venceu em casa no primeiro jogo, visita o Leixões SC numa jornada dupla que lhe pode carimbar o passaporte para a final ou, em caso de vitória das sereias de Matosinhos num ou nos dois jogos, adiar a decisão para o próximo fim de semana.

Na Taça Federação, SL Benfica, GC Vilacondense, Vitória SC e PV 2014/Colégio Efanor, que venceram o primeiro jogo dos Play-offs nos recintos de, respetivamente, SC Espinho, Castêlo da Maia GC, SC Braga/U. Minho e CS Madeira, têm, este fim de semana, a oportunidade de jogar em casa no(s) jogo(s) decisivo(s) de passagem à fase seguinte.

O jogo PV 2014/Colégio Efanor vs. CS Madeira será transmitido em direto pela Volei TV.

Imagem: FPV.

Continuar a ler

Atualidade

“Estádios de Sítio” – Seminário PSP no Porto

A 23 e 24 de março

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realiza mais uma edição do seminário “Estádios de Sítio”, nos dias 23 e 24 de março, na cidade do Porto.

Esta 4ª edição, subordinada à temática da segurança nos espetáculos desportivos, tem como tema “A segurança, a proteção e o serviço na abordagem multi-institucional, integrada e equilibrada – Um processo de responsabilidade partilhada.

O evento decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, podendo ser acompanhado presencialmente pelos órgãos de comunicação social e entidades convidadas (evento não aberto ao público em geral).

A PSP constitui-se como a Força de Segurança com a responsabilidade de organizar as operações de segurança dos eventos desportivos de maiores dimensões e ou risco associado, em particular, da modalidade de futebol. Só na época desportiva 2021-2022 os Polícias da PSP providenciaram segurança em 21.766 espetáculos desportivos, que constaram com a presença de 7.634.936 espectadores.

Nos últimos 20 anos, o conhecimento científico relacionado com o fenómeno da violência associado ao desporto aumentou, tendo como marco fundamental o Euro2004 no qual, pela primeira vez, num grande evento desportivo de dimensão internacional foi implementada uma abordagem numa lógica integral de segurança, proteção e serviço, indo para além da clássica abordagem estritamente securitária.

Nestas duas últimas décadas, a PSP tem também dado passos concretos de evolução no acompanhamento do fenómeno desportivo e prevenção da criminalidade associada:

– Maior conhecimento e preparação específica por parte da PSP na identificação e acompanhamento, monitorização e acompanhamento dos adeptos de risco;

– Implementação do projeto piloto celebrado entre a PSP/PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas) e a Procuradoria Geral da República no âmbito do combate ao fenómeno à violência associada ao desporto através do acompanhamento de operações policiais no âmbito de eventos desportivos de risco elevado;

– Aprofundamento da articulação com a APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto);

– Desenvolvimento do papel e competências do PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas).

O PNID encontra-se sob alçada da Polícia de Segurança Pública desde a génese desta rede europeia, em 2002. Esta unidade da PSP assegura diversas atribuições e competências nomeadamente, no âmbito nacional:

– Elaboração de informações estratégicas prospetivas anuais das competições de futebol profissional;

– Determinação do grau de risco inerente a eventos desportivos, através da preparação de relatórios de informação atualizados;

– Centralização e análise da informação veiculada pelos Comandos da PSP e demais Forças e Serviços de Segurança;

– Apoio na articulação operacional decorrente do acompanhamento da deslocação dos principais clubes e claques organizadas;

– Elaboração de relatórios anuais, proporcionando uma sedimentação das informações e conhecimentos pertinentes neste contexto.

No plano internacional:

– Intercâmbio de informações estratégicas com pontos congéneres europeus;

– Apoio no planeamento de operações, nomeadamente por intermédio da troca direta de informações no contexto de eventos de dimensão internacional;

– Participação nos encontros internacionais no âmbito da organização de grandes eventos desportivos, possibilitando à PSP ombrear com as suas congéneres europeias quanto à experiência e desempenho neste âmbito;

– O PNID, constitui-se, portanto, como ponto de charneira entre os Comandos da PSP, as Forças e Serviços de Segurança (no âmbito nacional) e os restantes PNID europeus (âmbito internacional) no que respeita a cooperação e coordenação policial nacional e internacional no contexto dos policiamentos desportivos, possibilitando a centralização e análise de informações policiais respeitantes a fenómenos de violência e criminalidade associados ao desporto.

“Alavancada nas conclusões e do reconhecimento da comunidade científica, nacional e Internacional, assistimos a uma diminuição dos incidentes de violência e da sua gravidade, embora se mantenha atual o desafio de manter permanentemente seguros e agradáveis os recintos e espetáculos desportivos”, refere a PSP.

A PSP “continua empenhada em continuar a contribuir para a contínua melhoria da abordagem, capaz e efetiva, ao fenómeno da violência associada ao desporto, o que apenas será possível se os diversos interlocutores – Estado, associações, federações e demais instituições que promovem a prática desportivo ou assumem responsabilidades do âmbito do Desporto – participem na análise da problemática da  violência associada ao desporto, numa abordagem que se deve assumir multi-institucional, integrada e equilibrada, para que os eventos desportivos se constituam como contextos seguros”, sublinha.

É no contexto desse esforço contínuo que a PSP dinamiza esta 4ª edição do seminário, com a presença de outras entidades e personalidades com relevo e experiência nesta temática.

Imagem: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas