Connect with us

Atualidade

Câmara de Sintra leva novas atividades gratuitas à Casa da Juventude e Centros Lúdicos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra promove nos Centros Lúdicos do concelho e na Casa da Juventude diversas atividades gratuitas para todas as idades, durante o mês de fevereiro.

Estas iniciativas abordam diferentes temas, com programas repletos de momentos didáticos, como oficinas, sessões de partilha, leituras, entre outras, que vão proporcionar a crianças, jovens e famílias momentos de animação e convívio.

A Rede de Equipamentos Lúdicos de Sintra, composta pelo Centro Lúdico das Lopas, Centro Lúdico de Massamá e Centro Lúdico de Rio de Mouro, tem como missão responder de forma eficaz e equitativa às necessidades sentidas pela comunidade nesta área.

Por sua vez, a Casa da Juventude é um espaço da autarquia de Sintra, concebido para conciliar o lazer e a formação, onde é possível aceder gratuitamente à internet e ao serviço de streaming da NETFLIX.

Programação

Casa da Juventude

16.FEV | 19h00

Apresentação do álbum do grupo NON

Case of jewels” é o álbum de estreia do grupo NOM, composto pelos artistas Alon Ed e Treze, e o produtor/compositor Sherpherd. As influências de R&B e Hip Hop, assim como a presença do Soul, são bastante evidentes no álbum, num reflexo dos gostos pessoais dos seus autores.

Com sonoridades descontraídas e harmonias cativantes, os NOM procuram estrear-se com um género pouco presente no cenário nacional.

Centro Lúdico de Massamá

25.FEV | 14h00 às 20h00

10º Aniversário do Centro Lúdico de Massamá

Chegou o dia da grande festa do ano, com a oferta um programa diversificado na área da dança e do conto, e ainda pintura facial, jogos, trampolim, insuflável… a divulgar brevemente.

Após os parabéns, o dia será encerrado com um Dj set. Todas as idades. Aberto à comunidade.

Comunidade Educativa

Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

Oficina de expressão plástica

Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. Histórias disponíveis: “Sara tem um grande coração”, de Peter Carnavas; e “Histórias para espreitar”, baseado na obra “Histórias de Cantar”, de Margarida Fonseca santos. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

Centro Lúdico das Lopas

11.FEV |15h00

Oficina de postais – oficina de artes plásticas

Com o aproximar do Dia dos Namorados, o Centro Lúdico irá assinalar essa data promovendo uma Oficina Criativa de construção de postais com a utilização de diversos materiais e a exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Todas as idades. Aberto à comunidade.

18.FEV |15h00

Pintura facial

O Centro Lúdico irá comemorar o Carnaval com a oferta de uma pintura facial enquadrada na tua imaginação. Todas as idades. Aberto à comunidade.

Sábados | 10h00 às 13h00

CLUBES A.TUA | YOUTH COOP – Equipa do Centro Lúdico Das Lopas

Os Clubes A.Tua decorrem no Centro Lúdico das Lopas e são um espaço de partilha criado para jovens residentes no município de Sintra. Aqui, podes estabelecer objetivos, trabalhar em grupo, participar em atividades e, até mesmo, criar projetos.

Nos Clubes A.Tua os participantes são desafiados a adotar uma postura ativa através de desafios de grupo, atividades ao ar livre, voluntariado, jogos, convívio e muito mais! Entre os 14 e os 18 anos. Aberto à comunidade

Comunidade educativa

Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. História disponível: “As preocupações do Billy”, de Anthony Browne. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

Centro Lúdico de Rio de Mouro

04.FEV | 11h00

Oficina criativa em família | Oficina de Artes Plásticas

Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Maiores de 3 anos.

14.FEV | 15h00

À conversa sobre… o namoro – conversas desconstruídas

Sessão de partilha entre os participantes sobre as relações, reforçando a importância do diálogo aberto. Maiores de 10 anos.

18.FEV | 11h00

Oficina criativas de máscaras de carnaval| oficina de artes plásticas

Em vésperas de Carnaval, o centro Lúdico comemora esta data promovendo uma Oficina Criativa de construção de máscaras de carnaval com a utilização de diversos materiais e a exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Maiores 3 de anos.

22.FEV | 15h00

“PIPOCAS FLIX” | Exibição de um filme da NETFLIX

Exibição de um filme da NETFLIX, previamente eleito pelos utilizadores do espaço. Maiores de 12 anos.

25.FEV | 15h00

“Entre gerações em família” – oficina de Artes Plásticas

O “Entre Gerações” é um projeto integrado nas dinâmicas da Universidade Sénior da Junta Freguesia de Rio de Mouro, que pretende criar contatos e dinâmicas entre crianças/ jovens e seniores.  Oficina de artes plásticas em colaboração com a equipa de animação do Centro Lúdico para as famílias/ comunidade. Maiores 3 de anos.

Inscrição prévia: 21 923 68 70 ou e-mail.

Comunidade educativa

Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

HISTÓRIAS | Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. História disponível: “O Quebra Nozes”. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

“Aprendizes de feiticeiros” | Jogo de Mímica

Através de uma dramatização, a equipa do centro lúdico vai dinamizar um jogo de mímica onde os participantes são convidados a mimar palavras ou ações de uma forma divertida! Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

Oficina de expressão plástica

Oficina de Expressão Criativa que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Para Jardim de Infância e 1º ciclo.

Foto: CMS.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Lagos: “Zero Desperdício de Água na Escola”

Dia Mundial da Água assinalado em Lagos com arranque de projeto que visa a eficiência hídrica em ambiente escolar

Publicado

on

A Câmara Municipal de Lagos escolheu, simbolicamente, o dia 22 de março para iniciar o funcionamento do projeto “Zero Desperdício de Água na Escola – Sistema de monitorização dos consumos de água”.

Distinguido com uma menção honrosa na categoria “Desempenho” do concurso “Eficiência Hídrica na Escola” que foi promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA-ARH Algarve), em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGESTE – DSR Algarve, o projeto, da responsabilidade do município de Lagos e do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, visa uma utilização mais racional em contexto escolar desse bem tão vital que é a água. 

A Escola Secundária Júlio Dantas, o maior edifício escolar do concelho em área e número de alunos, foi o local escolhido para a implementação desta boa prática que integra várias ações, a começar pela substituição dos contadores que medem os consumos nas diversas instalações da escola por equipamentos mais evoluídos (denominados contadores de água ultrassónicos) dotados de sistema de telemetria, permitindo a comunicação, gestão e monitorização da água consumida na escola. Os dados são, depois, transmitidos e divulgados de forma apelativa num ecrã dedicado ao projeto, instalado no átrio de entrada da escola, permitindo que toda a comunidade escolar conheça os consumos efetuados e as metas a atingir para a sua redução, induzindo a adoção de padrões de uso da água mais eficientes. A solução tecnológica implementada permite dar corpo a uma ideia simples, mas eficaz, que consiste em comparar o consumo de água de cada dia com a média diária do consumo ocorrido na semana anterior, associando esse resultado às cores dos semáforos: verde (se o consumo diário estiver mais baixo), amarelo (se estiver semelhante) e vermelho (quando superior ao histórico recente). Hoje a avaliação foi positiva, com um consumo de 500 litros, face à média diária da semana anterior que tinha sido de 809. Neste suporte são igualmente divulgadas mensagens de sensibilização e dicas práticas para a poupança de água.

Marcando a presença do município na atividade, Paulo Jorge Reis, Vice-Presidente da Câmara, destacou a importância da implementação deste projeto para a consciencialização da comunidade escolar relativamente ao esforço global que importa fazer no sentido de otimizar o consumo dos recursos hídricos disponíveis e, por seu intermédio, levar essa mensagem às famílias e a um universo mais vasto da população. O autarca aproveitou o momento para divulgar os vários projetos e investimentos que o município está a desenvolver, enquadrados no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Lagos e no Plano Regional de Eficiência Hídrica da Região do Algarve, os quais vão desde a construção de condutas para permitir, num futuro muito próximo, a reutilização das águas da ETAR para rega de campos de golfe e espaços verdes públicos, à monitorização e controlo ativo de perdas, passando pela implementação da telegestão na rega dos espaços verdes públicos, sendo que apenas estas três ações irão permitir que Lagos contribua com uma poupança de cerca de 3 177 000 m3/ano de água (equivalente ao consumo de mais de 13 mil famílias) para as metas fixadas para a região.

O evento contou, ainda, com a participação de elementos da Direção do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, dirigentes e técnicos da Câmara Municipal de Lagos, docentes mais diretamente envolvidos no projeto e alunos, aos quais foi dirigido um apelo no sentido de levarem para o seio dos respetivos agregados familiares esta maior consciência ambiental.

Neste Dia Mundial da Água, o município associa-se, ainda, à iniciativa de nível nacional e internacional “H2Off – Hora de fechar e torneira” promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, lançando a todas as entidades locais e aos munícipes o desafio de fecharem a torneira durante uma hora, entre as 22h00 e as 23h00, num gesto deliberado e consciente que visa alertar sobre a necessidade do uso eficiente de água.

Estas iniciativas integram-se na SEMANA VERDE, dinamizada pela Câmara Municipal de Lagos, que está a decorrer, agregando ações de sensibilização ambiental comemorativas do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março).

Foto: CML.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: BriPA, da PSP, realiza operações de fiscalização ambiental

Publicado

on

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e tendo em vista a proteção da natureza, o Comando Distrital da PSP de Braga, através da BriPA (Brigada de Proteção Ambiental) de Guimarães, realizou uma operação de fiscalização ambiental, para:

  • Fiscalização de hortos ou similares (cumprimento dos regulamentos CITES e espécies autóctones) nos locais onde se procedia à comercialização e exposição de flora dessas espécies;
  • Fiscalização no domínio da prevenção de incêndios rurais, incluindo faixas de gestão de combustível e a realização de queimas e queimadas. 

De referir que, também neste âmbito, foi também realizada uma ação de fiscalização conjunta com outras entidades, nomeadamente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e representantes do Município de Guimarães (Proteção Civil e serviço de Vistorias Administrativas), que teve origem numa denúncia enviada a esta Polícia, relacionado com o depósito de resíduos de construção e demolição (RCD’s), contendo amianto, em local não autorizado para o efeito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

CIM Alto Minho assinou protocolo com Plano Nacional das Artes

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinou anteontem, dia 21 de março, em Viana do Castelo, um protocolo de cooperação com o Plano Nacional das Artes (PNA), de forma a facilitar a operacionalização conjunta da estratégia de promoção do sucesso educativo no território do Alto Minho.  Este compromisso prevê a realização de um conjunto de ações e a implementação de medidas inscritas nos eixos da ação estratégica do PNA e nos projetos e iniciativas promovidas pela CIM Alto Minho, em articulação com os seus 10 municípios associados.

O acordo foi firmado pelo presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, e pelo comissário executivo do PNA, Paulo Pires, numa cerimónia realizada no Museu de Artes Decorativas, que contou com a presença de autarcas e diretores de agrupamentos de escolas do Alto Minho. A cerimónia foi precedida por um momento musical a cargo de quatro jovens que frequentam o curso de instrumentista de sopro e de percussão na ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho.

Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, este protocolo simboliza “o continuar de experiências e de projetos conjuntos que assentam no potencial humano e criativo do território, na diversidade e, sobretudo, no papel das comunidades educativas, do aluno, do professor, do colaborador e do encarregado de educação”. “Este compromisso investe na animação, mediação, facilitação, qualificação dos recursos humanos e na potenciação dos recursos educativos /pedagógicos”, frisou.

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Foto: CIM-AM.

Continuar a ler

Mais lidas