Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko vencem Allianz Ribeira Grande Pro

Publicado

on

Joaquim Chaves e Francisca Veselko venceram, hoje, o Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf, que se realizou na praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores. O último dia de competição, que começou às 8h45, contou com as melhores condições do evento com boas ondas de 1m e surf de alto nível.

Na final masculina, o vencedor da etapa anterior, Joaquim Chaves, defrontou o atual campeão nacional e vencedor da etapa inaugural deste ano, Guilherme Ribeiro. Ambos apresentaram bom nível de surf, mas Joaquim Chaves evidenciou-se com surf de rail crítico em combinação com surf progressivo de frontside que foram a fórmula vencedora. Na sua terceira final consecutiva, e segunda vitória seguida na Liga MEO Surf, o surfista de 19 anos fez o score de 13.05 pontos em 20 possíveis pontuando nas duas melhores ondas 7.00 e 6.05 pontos. Guilherme esteve na luta pela vitória até ao fim, mas não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos finalizando com 12.85 pontos (6.50 + 6.35 pontos).

“Tenho começado os heats com prioridade, foi essencial para começar bem a final e escolher as ondas que queria”, explicou o vencedor. “Consegui escolher duas ondas fortes e fiz dois aéreos que de frontside já é uma manobra que tenho bem ‘no pé’. É a primeira vez que estou nesta posição na classificação, por isso há alguma pressão. Tenho ido para os heats tranquilo, a pensar no surf que tenho de fazer, e nas ondas que tenho que escolher. Não estou a dar foco nos resultados, por isso vou para a última etapa com essa mesma mentalidade”, finalizou.

Nas meias-finais, Joaquim Chaves venceu Guilherme Fonseca, enquanto Guilherme Ribeiro levou a melhor sobre Eduardo Fernandes, campeão desta prova em 2008. Os atletas derrotados nesta fase da prova terminaram em 3º lugar ex-aequo.

Nos quartos de final masculinos assistiu-se a baterias renhidas e emocionantes. Guilherme Fonseca venceu Francisco Almeida, Joaquim Chaves levou a melhor sobre Afonso Antunes, Eduardo Fernandes ganhou a Luís Perloiro enquanto Guilherme Ribeiro superiorizou-se a Francisco Ordonhas. Todos os atletas eliminados nesta fase saíram dos Açores com um 5º lugar ex-aequo.  

De salientar que foi neste momento da prova que Eduardo Fernandes destruiu uma esquerda com a combinação de quatro manobras fortíssimas que lhe valeram a melhor onda do evento: 9.00 pontos. 

Na final feminina, Francisca Veselko foi mais ativa, começando a construir o score com ondas na casa dos 4 pontos. No início da segunda metade da bateria, surfou uma esquerda aplicando boas manobras de backside que lhe valeram a melhor onda da bateria, 7.00 pontos. Já nos últimos minutos a campeã nacional de 2021 surfou a sua segunda melhor onda com 6.50 fechando praticamente a porta à sua adversária com o score final de 13.50 pontos. Mafalda foi mais seletiva na escolha de ondas e esteve a correr atrás do prejuízo não conseguindo a desejada reviravolta no desfecho da final terminando com o score de 8.80 pontos.

“O mar mudou durante o heat, foi preciso fazer uma adaptação”, afirmou a campeã. “Passei a ser mais seletiva, procurar ondas com maior potencial e fiz uma onda de sete pontos. Depois, foi questão de gerir as prioridades. Queria vir aos Açores ganhar e levar a Triple Crown. Foram três dias desafiantes, contra surfistas muito boas. Estava confiante com o meu surf, por isso estava confiante também neste resultado”, concluiu.

Nas meias-finais houve um duelo entre duas surfistas locais da Costa de Caparica na primeira bateria. Mafalda Lopes aplicou um forte surf de rail alcançando o score de 9.60 pontos e venceu Beatriz Carvalho que terminou com 8.30 pontos. Na segunda bateria, assistiu-se a uma disputa entre duas ex-campeãs nacionais com Francisca Veselko a elevar o nível para o patamar da excelência vencendo Carolina Mendes com a melhor nota (8.00 pontos) e melhor score do evento (15.50 pontos), sendo que a campeã da etapa anterior ficou-se pelos 10.55 pontos.

Com os resultados de hoje, Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko vão estar de licra amarela Go Chill na última etapa da Liga MEO Surf numa reta final de ano muito emocionante onde serão decididos os títulos máximos do surf nacional masculino e feminino em Peniche.

Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko venceram o prémio especial Allianz Triple Crown que premeia os surfistas que tiveram os melhores resultados no conjunto das etapas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.

Resultados finais do Allianz Ribeira Grande Pro:

Final masculina: Joaquim Chaves 13,05 vs. Guilherme Ribeiro 12,85 pontos

Final feminina: Francisca Veselko 13,50 vs. Mafalda Lopes 8,80 pontos

Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Eduardo Fernandes, 9,00 pontos

Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 15,50 pontos

Go Chill Expression Session: Pedro Coelho e Gabriela Dinis

Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Francisca Veselko, 12,75 pontos

Waikiki Junior Award: Francisco Ordonhas

Ribeira Grande Best Surfer: Francisco Benjamim

Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko

A 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 27 a 29 de outubro, na praia de Supertubos, em Peniche.

 A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro pôde ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.

Foto: Jorge Matreno.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas