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LEXUS lança anúncio emocionalmente inteligente que responde às emoções do espectador

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Inspirada no novo LEXUS ES eletrificado com a tecnologia Self-Charging Hybrid, cujas atenciosas funcionalidades respondem ao condutor, a campanha recorre a tecnologia inovadora de reconhecimento facial, uma evolução da publicidade personalizada.

Para assinalar o lançamento do LEXUS ES híbrido, a LEXUS criou um anúncio único e emocionalmente inteligente, desenhado para responder às emoções do espectador. A experiência inovadora do filme é a evolução mais recente na publicidade LEXUS, projetada para ler, para se adaptar e para impactar as emoções dos espectadores enquanto estão a assistir. Esta campanha pioneira “Feel Your Best” utiliza o reconhecimento facial com o objetivo fazer com que o espectador se sinta mais positivo, criando uma experiência de publicidade única e personalizada.

Aceda à experiência em inglês no site: https://www.lexus.eu/car-models/es/#ai-experience .

Apoiado na experiência dos especialistas em reconhecimento facial da MorphCast, o anúncio apresenta uma tecnologia exclusiva patenteada, que utiliza a análise facial para adaptar o conteúdo em tempo real.

Através da câmara do espectador, a tecnologia “Emotional AI” é capaz de ler expressões faciais. À medida que o espectador se envolve com a IA, o anúncio responde em consonância com mudanças visuais e musicais no conteúdo, dependendo do estado emocional percebido. A edição acelera ou desacelera, a música fica mais excitante ou calma, as cores tornam-se mais ou menos vibrantes e são introduzidas montagens com “sequências de emoção”.

Enquanto assiste, o espectador tem total liberdade para experimentar o conteúdo da reação que recebe por meio da IA, alterando as expressões faciais, e a IA adapta-se e reage instantaneamente. Ao longo do enredo, cada “scan point” desencadeia uma edição diferente da IA, combinando o material da campanha com vídeos selecionados e aprovados manualmente por um painel de psicólogos. Isto pode resultar em até 3.125 combinações possíveis.

Imagem: LEXUS

Trabalhando lado-a-lado com o premiado parceiro de produção global Unit9, composto por uma equipa especializada de arquitetos de inovação, engenheiros de software e criativos, foi cuidadosamente selecionado um painel de psicólogos e cientistas para dar vida à campanha.

Liderado pelo especialista em design baseado na emoção, Mohammad Soleymani, cuja pesquisa envolve o desenvolvimento de reconhecimento automático de emoções e métodos de compreensão de comportamento, usando sinais psicológicos e expressões faciais, o painel contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do conteúdo audiovisual, projetado especificamente para provocar uma resposta emocional aos espectadores. O painel também inclui Axel Buether, psicólogo das cores sediado na Alemanha, e o fundador da IV Audio Branding, o alquimista sónico Steve Keller, um dos maiores especialistas no impacto do som nas emoções humanas. Axel Buether e Steve Keller publicaram pesquisas nas suas respetivas áreas e têm TedTalks sobre as suas aplicações no mundo real.

Na procura de uma experiência de condução de elevação sensorial, os engenheiros e designers da LEXUS criaram, no LEXUS ES, um veículo com características inteligentes que reconhecem e respondem ao condutor. Um excelente exemplo é o “LEXUS Climate Concierge”, que controla a temperatura e humidade do habitáculo, em conjunto com o controlo automático do aquecimento dos bancos, o aquecedor do volante e a ventilação do banco em sinergia com o sistema de ar condicionado. A humidade e a temperatura do habitáculo/para-brisas também são detetadas por um sensor, para garantir que o para-brisas não embacia. O LEXUS Climate Concierge também apresenta um sistema nanoeTM X atualizado, que descarrega nano-iões levemente ácidos das saídas centrais do ar condicionado para evitar que a pele seque.

A sensação de condução também foi melhorada pelo aperfeiçoamento da suspensão traseira, pelo design do pedal de travagem e pela Suspensão Variável Adaptável (AVS). A evolução do conforto de condução e a melhoria na “capacidade de resposta linear” estão alinhadas com o novo benchmark de desempenho dinâmico da marca: “LEXUS Driving Signature”.

Baseando-se nestes recursos como inspiração, o anúncio vai tentar alterar as emoções dos espectadores em 30 segundos, recorrendo a diferentes níveis de estimulação audiovisual, uma reflexão da soma de todas as coisas que o fazem “Sentir o seu Melhor” no ES.

Spiros Fotinos, Diretor da LEXUS Europa, salienta que estão “muito entusiasmados por partilhar esta experiência inovadora com o público em todo o mundo. Como os consumidores procuram experiências mais personalizadas por parte das marcas, queríamos explorar a IA para fazer publicidade que responda ao espectador. É a primeira etapa para mostrar como pequenas alterações em tempo real no anúncio podem ter um impacto positivo na forma como a pessoa se sente. Esta lógica também está presente no LEXUS ES, que proporciona níveis excecionais de conforto através do controlo de uma série de fatores sensoriais. Portanto, há uma sinergia natural entre o produto e a campanha – o anúncio responde às emoções do espectador, assim como o carro responde ao comportamento e às necessidades do condutor.”

Já Mohammad Soleymani, Especialista em Computação Afetiva, refere que, “agora, mais do que nunca, começamos a perceber o impacto que a imagem, a cor e o som podem ter nas emoções do espectador. Estas descobertas não são certamente novas, mas estão-se a tornar cada vez mais relevantes com os avanços e desenvolvimentos no campo da IA emocional. No nosso dia a dia, somos bombardeados por uma série de estímulos audiovisuais que têm impacto nos nossos estados emocionais. É revigorante e reconfortante que uma marca icónica como a LEXUS explore a possibilidade de conteúdo à medida, com o objetivo de proporcionar uma sensação positiva nos espectadores desde o início.”

Por fim, Zlaten del Castillo, da Unidade 9, afirma que, “quando recebemos o pedido para desenvolver a tecnologia de um anúncio exclusivo que utiliza software de reconhecimento facial de última geração, soubemos imediatamente que era um desafio que não podíamos recusar. Em 2021, ainda estamos no início da jornada para as possibilidades que a IA pode nos ajudar a alcançar e, graças ao nosso trabalho passado com a LEXUS, mal podíamos esperar para nos envolvermos e fazer história com a marca, pela segunda vez.”

Para mais informação sobre a gama LEXUS, consulte: www.lexus.pt .

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Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

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O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

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Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

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No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

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Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

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No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

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