Connect with us

Atualidade

“Ler em Viana” com livros, conversas, teatro e concertos no Centro Cultural de 23 de abril a 7 de maio

Publicado

on

O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, entre os dias 23 de abril e 07 de maio, a iniciativa “Ler em Viana”. Esta é uma aposta na criação de um evento cultural relevante, devidamente estruturado, que contempla uma vasta programação, que inclui diversas iniciativas como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, espetáculos, teatro, concertos, a 42ª Feira do Livro e a 13ª edição dos Contornos da Palavra.

O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, indicou, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que pretendem que esta seja “a festa da leitura” do concelho de Viana do Castelo. “O âmago da questão é que não estamos apenas a realizar uma feira do livro, estamos a promover um evento que pretende sensibilizar e trabalhar as questões relacionadas com o livro e à cultura”, indicou.

A Feira do Livro arranca às 15h00 de 23 de abril. O Centro Cultural estará de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 23h00, e aos sábados, domingos e feriado, das 15h00 às 23h00.

A principal sala de espetáculos vianense contará com a presença de 32 stands, com 15 livreiros, em representação de mais de 180 editoras, incluindo editoras independentes, associações e instituições do concelho com trabalho relevante na área editorial. Nestas duas semanas, o “Ler em Viana” vai integrar a presença de 14 escritores/autores. A programação inclui ainda três concertos, duas sessões de poesia, três espetáculos para o público infantojuvenil, oficinas variadas e três colóquios.

O Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana, assume que o objetivo é dar “um novo fôlego à antiga Feira do Livro, que já era um modelo gasto”. “Esta iniciativa Ler em Viana congrega a Feira do Livro e os Contornos da Palavra, trazendo alguma animação a Viana do Castelo nesta altura do ano, sendo que o objetivo principal é sempre a promoção da leitura”, realçou.

Na programação, destaque para um concerto dos Clã, às 21h30 de 23 de abril. O espetáculo é de entrada gratuita, mas com levantamento prévio de bilhetes no Centro Cultural.

A 24 de abril, às 16h00, será apresentada uma tarde infantil, com o espetáculo “O meu mundo bom”, de Anabela e João Frizza.

Adolfo Luxúria Canibal participa no evento vianense no dia 27 de abril, às 21h30, com “Não às palavras decorativas”. Dia 28, às 21h30, “Falar de livros e de filmes” contará com a presença de Mário Augusto, afamado jornalista de televisão.

No dia 29 de abril, Sérgio Godinho fala do seu último livro, “Palavras são imagens são palavras”, às 21h30, num momento que contará com Isaque Ferreira e com leitura de poemas por atores do Centro Dramático de Viana.

No sábado, 30 de abril, a iniciativa acolhe a Feira das Publicações Marginais, com BD, fanzines, revistas, livros e obras gráficas. Entre as 15h00 e as 18h00 desse dia, o artista e editor Marcos Farrajota promove “Ensina-me a fazer um fanzine”.

O grupo Bandua apresenta-se, gratuitamente, na noite de 30 de abril, às 21h30, no Centro Cultural.

A 1 de maio, “A Imprensa Regional – Quem escreve e quem lê?” será tema de conversa, entre as 11h00 e as 13h00, com Fernando da Silva Pereira, Gonçalo Fagundes Meira, Gualter Bacelar e João Basto. Nessa noite, às 21h30, Recital de Poesia com Música por Isaque Ferreira, Rodrigo Brito e Tiago Mirra.

A 2 de maio, às 21h30, Isabel Campos apresenta o escrito João Tordo e o livro “Naufrágio”. Este momento, com sessão de autógrafos, permitirá ao escritor falar dos livros da sua vida e do seu último livro.

A 4 de maio, às 21h30, Alberto Rego e Daniel Pereira Cristo vão “Falar de danças e cantares”.

A 6 de maio, também às 21h30, “A falar é que a gente se entende” reúne o jornalista Adelino Gomes e o fotógrafo Alfredo Cunha, com apresentação de Rui Faria Viana.

A 7 de maio será entregue, às 18h00, o Prémio Literário Luís Miguel Rocha e, às 21h30, sobe ao palco do Centro Cultural a rapper, letrista, cronista e ativista Capicua.

Em todo o alinhamento de atividades há uma intencionalidade subjacente, que permite a interseção de múltiplos saberes: literatura, arte, ciências e tecnologias, encontro da música com a palavra lida, cantada ou de outras formas mostrada, a convergência da educação e da cultura.

Envolvendo cerca de 10 mil estudantes, a iniciativa Contornos da Palavra é dirigida, sobretudo, aos alunos e professores pertencentes às escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo. Esta edição tem como tema “Conhecer o passado, projetar o futuro” e proporciona, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, uma outra oferta educativa a partir de atividades culturais e formativas que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional de alunos desde a educação pré-escolar do ensino secundários, professores, outros agentes educativos e comunidade em geral.

A atividade cultural é dinamizada pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal, desde 2010, e, pela primeira vez, ocorrerá em duas semanas consecutivas.

Para os alunos das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo, desde o pré-escolar ao ensino secundário, a 13ª edição dos “Contornos da Palavra” prevê um conjunto de sessões com a presença de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro, que, de forma presencial levam à escola, em contexto de Semana da Leitura, uma oferta que enriquecerá os currículos dos alunos, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores. Esta atividade conta com a presença de cinco animadores da leitura / contadores de histórias e seis espetáculos. Integra ainda encontros com nove autores e dois ilustradores, proporcionando ainda uma palestra e três oficinas aos alunos e professores.

Como habitualmente, o programa dos “Contornos da Palavra” contempla também, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, uma ação de formação de 15 horas, acreditada pelo Centro de Formação, que acontecerá a 23 de abril, no Auditório Prof. Lima de Carvalho, com um programa específico dirigido à comunidade educativa vianense.

Ainda no âmbito da ação formação, e para toda a comunidade em geral, estão previstos, em formato digital, painéis de reflexão (das 18h00 às 20h00) através da rede social Facebook da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas