Atualidade
“Ler em Viana” com livros, conversas, teatro e concertos no Centro Cultural de 23 de abril a 7 de maio

O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, entre os dias 23 de abril e 07 de maio, a iniciativa “Ler em Viana”. Esta é uma aposta na criação de um evento cultural relevante, devidamente estruturado, que contempla uma vasta programação, que inclui diversas iniciativas como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, espetáculos, teatro, concertos, a 42ª Feira do Livro e a 13ª edição dos Contornos da Palavra.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, indicou, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que pretendem que esta seja “a festa da leitura” do concelho de Viana do Castelo. “O âmago da questão é que não estamos apenas a realizar uma feira do livro, estamos a promover um evento que pretende sensibilizar e trabalhar as questões relacionadas com o livro e à cultura”, indicou.
A Feira do Livro arranca às 15h00 de 23 de abril. O Centro Cultural estará de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 23h00, e aos sábados, domingos e feriado, das 15h00 às 23h00.
A principal sala de espetáculos vianense contará com a presença de 32 stands, com 15 livreiros, em representação de mais de 180 editoras, incluindo editoras independentes, associações e instituições do concelho com trabalho relevante na área editorial. Nestas duas semanas, o “Ler em Viana” vai integrar a presença de 14 escritores/autores. A programação inclui ainda três concertos, duas sessões de poesia, três espetáculos para o público infantojuvenil, oficinas variadas e três colóquios.
O Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana, assume que o objetivo é dar “um novo fôlego à antiga Feira do Livro, que já era um modelo gasto”. “Esta iniciativa Ler em Viana congrega a Feira do Livro e os Contornos da Palavra, trazendo alguma animação a Viana do Castelo nesta altura do ano, sendo que o objetivo principal é sempre a promoção da leitura”, realçou.
Na programação, destaque para um concerto dos Clã, às 21h30 de 23 de abril. O espetáculo é de entrada gratuita, mas com levantamento prévio de bilhetes no Centro Cultural.
A 24 de abril, às 16h00, será apresentada uma tarde infantil, com o espetáculo “O meu mundo bom”, de Anabela e João Frizza.
Adolfo Luxúria Canibal participa no evento vianense no dia 27 de abril, às 21h30, com “Não às palavras decorativas”. Dia 28, às 21h30, “Falar de livros e de filmes” contará com a presença de Mário Augusto, afamado jornalista de televisão.
No dia 29 de abril, Sérgio Godinho fala do seu último livro, “Palavras são imagens são palavras”, às 21h30, num momento que contará com Isaque Ferreira e com leitura de poemas por atores do Centro Dramático de Viana.
No sábado, 30 de abril, a iniciativa acolhe a Feira das Publicações Marginais, com BD, fanzines, revistas, livros e obras gráficas. Entre as 15h00 e as 18h00 desse dia, o artista e editor Marcos Farrajota promove “Ensina-me a fazer um fanzine”.
O grupo Bandua apresenta-se, gratuitamente, na noite de 30 de abril, às 21h30, no Centro Cultural.
A 1 de maio, “A Imprensa Regional – Quem escreve e quem lê?” será tema de conversa, entre as 11h00 e as 13h00, com Fernando da Silva Pereira, Gonçalo Fagundes Meira, Gualter Bacelar e João Basto. Nessa noite, às 21h30, Recital de Poesia com Música por Isaque Ferreira, Rodrigo Brito e Tiago Mirra.
A 2 de maio, às 21h30, Isabel Campos apresenta o escrito João Tordo e o livro “Naufrágio”. Este momento, com sessão de autógrafos, permitirá ao escritor falar dos livros da sua vida e do seu último livro.
A 4 de maio, às 21h30, Alberto Rego e Daniel Pereira Cristo vão “Falar de danças e cantares”.
A 6 de maio, também às 21h30, “A falar é que a gente se entende” reúne o jornalista Adelino Gomes e o fotógrafo Alfredo Cunha, com apresentação de Rui Faria Viana.
A 7 de maio será entregue, às 18h00, o Prémio Literário Luís Miguel Rocha e, às 21h30, sobe ao palco do Centro Cultural a rapper, letrista, cronista e ativista Capicua.
Em todo o alinhamento de atividades há uma intencionalidade subjacente, que permite a interseção de múltiplos saberes: literatura, arte, ciências e tecnologias, encontro da música com a palavra lida, cantada ou de outras formas mostrada, a convergência da educação e da cultura.
Envolvendo cerca de 10 mil estudantes, a iniciativa Contornos da Palavra é dirigida, sobretudo, aos alunos e professores pertencentes às escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo. Esta edição tem como tema “Conhecer o passado, projetar o futuro” e proporciona, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, uma outra oferta educativa a partir de atividades culturais e formativas que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional de alunos desde a educação pré-escolar do ensino secundários, professores, outros agentes educativos e comunidade em geral.
A atividade cultural é dinamizada pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal, desde 2010, e, pela primeira vez, ocorrerá em duas semanas consecutivas.
Para os alunos das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo, desde o pré-escolar ao ensino secundário, a 13ª edição dos “Contornos da Palavra” prevê um conjunto de sessões com a presença de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro, que, de forma presencial levam à escola, em contexto de Semana da Leitura, uma oferta que enriquecerá os currículos dos alunos, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores. Esta atividade conta com a presença de cinco animadores da leitura / contadores de histórias e seis espetáculos. Integra ainda encontros com nove autores e dois ilustradores, proporcionando ainda uma palestra e três oficinas aos alunos e professores.
Como habitualmente, o programa dos “Contornos da Palavra” contempla também, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, uma ação de formação de 15 horas, acreditada pelo Centro de Formação, que acontecerá a 23 de abril, no Auditório Prof. Lima de Carvalho, com um programa específico dirigido à comunidade educativa vianense.
Ainda no âmbito da ação formação, e para toda a comunidade em geral, estão previstos, em formato digital, painéis de reflexão (das 18h00 às 20h00) através da rede social Facebook da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal.
Foto: CMVC.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca