Atualidade
Jornada Mundial da Juventude: PSP informa Contactos de Emergência e dá conselhos de segurança

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, informa sobre os contactos de emergência.
Sabe que ocorrências deve reportar como emergência pelo Número Europeu de Emergência – 112?
• Pessoas em risco de vida ou necessidade imediata de assistência médica;
• Crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer;
• Incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios, acidentes rodoviários com feridos ou que impliquem riscos para a circulação);
• Descoberta de crianças e adultos perdidos (aderentes aos programas da PSP – Estou Aqui crianças e Estou Aqui adultos).
Em qualquer outra situação, como denunciar qualquer situação ilícita ou reportar um crime que já tenha ocorrido, deverá contactar diretamente um posto policial, o qual pode consultar em https://www.psp.pt/Pages/onde-estamos.aspx.
Quando precisar de contactar a Polícia de Lisboa ligue 21 POLÍCIA (Se marcar o 21 seguido dos números 765 42 42 (o equivalente a escrever a palavra “POLÍCIA” nos teclados do telemóvel), a chamada será atendida por um Polícia da PSP – Comando Metropolitano de Lisboa, que lhe dará o apoio necessário.
A PSP alerta que as chamadas desnecessárias para o 112 podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda.
Tenha sempre o telemóvel com bateria e os contactos de emergência à mão.
Os Polícias estarão em vários pontos da cidade para ajudar e garantir a sua segurança, não hesite em nos contactar.
Conselhos de segurança em eventos
A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, informa sobre os cuidados a ter durante os eventos.
Nos principais eventos serão criados pontos de acesso, com revistas por Polícias uniformizados, desloque-se com antecedência para evitar atrasos ou filas extensas, deve consultar a lista de objetos proibidos na página oficial da PSP, através do link https://www.psp.pt/Pages/JMJ.aspx.
Durante o evento, colabore e respeite as indicações dos Polícias e dos voluntários, se verificar desordens ou alguma situação suspeita, como mochilas abandonadas, comunique de imediato, estamos aqui para ajudar.
Proteja os seus bens, não os abandone, coloque-os sempre à vista ou utilize a mochila virada para a frente. Não exiba grandes quantias de dinheiro ou objetos de valor em público e dê preferência ao pagamento eletrónico.
Em caso de extravio ou entrega de documentos ou objetos perdidos, dirija-se às “unidades móveis de atendimento” (UMA), localizadas em todos os eventos principais, ou ao posto policial mais próximo, o qual pode consultar no link: https://www.psp.pt/Pages/onde-estamos.aspx.
Para sua proteção, ande sempre em grupo, evite lugares mal iluminados e aglomerações em sítios exíguos, em situações de afunilamento, mantenha a calma!
Nunca perca de vista os idosos e crianças que o acompanham, garanta que os mesmos têm um contacto de um adulto do grupo, e defina um ponto de encontro, para o caso de se perderem.
Se for vitima de crime mantenha a calma e não ofereça resistência, tente fixar o maior número de características que ajudem a identificar o suspeito.
Tenha sempre o telemóvel com bateria e contactos de emergência, 112 (número europeu de emergência) ou +351 21 POLÍCIA (chamada será atendida por um Polícia da PSP – Comando Metropolitano de Lisboa).
Logo após o fim das cerimónias, saia de forma calma e gradual, a fim de evitar filas prolongadas ou aglomerações.
Imagem: PSP.
Atualidade
Tim encerra “Concertos de Primavera” em Anadia

Tim, vocalista da banda Xutos & Pontapés, encerra na próxima sexta-feira, 9 de maio, pelas 21h00, no Cineteatro Anadia, a edição 2025 dos “Concertos de Primavera”. O espetáculo encontra-se praticamente esgotado, restando apenas oito lugares, dos quais quatro para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas.
“Canta-me Historias” é um concerto em formato intimista, permitindo uma maior proximidade e interação com o público, que terá a oportunidade de ouvir muitos dos grandes sucessos da carreira do artista, desde os Xutos Pontapés à Resistência, passando pelos “Rio Grande” ou “Cabeças no Ar”, sem esqueçer os temas dos seus trabalhos a solo.
À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, o concerto será acústico, possibilitando a interação com o público, num ambiente descontraído. O artista tem, assim, a oportunidade de partilhar, com a audiência, histórias e curiosidades associadas à composição de um tema ou a algum episódio memorável.
Os bilhetes têm um custo de 15,00€ (1ª plateia), 12,50€ (2ª plateia) e 10,00€ (lugares para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas). Poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Cineteatro Anadia, Posto de Turismo da Curia e online – BOL (www.bol.pt), na Fnac, Worten e noutros postos BOL.
Imagem: DR.
Atualidade
Viana do Castelo acolhe etapa do Campeonato Ibérico de Windsurf
Prova tem a coorganização do FeelViana Sport Hotel, unidade hoteleira temática dedicada aos desportos náuticos

O FeelViana Sport Hotel volta a estar associado a uma prova de grande relevo do panorama dos desportos náuticos. A cidade de Viana do Castelo, mais concretamente a Praia do Cabedelo, assistirá a uma etapa do Campeonato Ibérico de Windsurf, entre os dias 26 e 29 de junho, na categoria Slalom.
Esta importante competição, que tem como organizadores o FeelViana Sport Hotel, a APWind, First Aid, Wind 4 All, Clube de Vela de Sagres, Clube de Vela de Viana do Castelo, a Federação Portuguesa de Vela e a Real Federação Espanhola de Vela, conta reunir no Cabedelo 40 a 60 dos melhores velejadores ibéricos para uma prova que se aguarda emocionante, face às condições naturais de que o Litoral do Alto Minho e o Campo de Regatas de Viana do Castelo gozam para a prática dos desportos náuticos. Esta será a última etapa do circuito, depois das provas agendadas para Ciudad Real e Sagres, a terem lugar em maio e meados de junho, respetivamente. As etapas portuguesas realizam-se, assim, nos dois extremos do País e em duas zonas «abençoadas» pelo vento e com tradição na prática de desportos náuticos.
O renovado Centro Náutico do FeelViana Sport Center, a maior estrutura do género no País, servirá de centro logístico de apoio à prova e o hotel, situado entre o pinhal e praia, albergará atletas e convidados.
O evento conta, também, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, bem como do Ayuntamento de Ciudad Real.
Sobre o FeelViana Sport Hotel
Entre o pinhal e o areal da Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, emerge o FeelViana Sport Hotel, a primeira unidade hoteleira temática dedicada aos desportos náuticos e de aventura. Perfeitamente enquadrado na paisagem, o hotel é simultaneamente glamoroso e funcional, com várias valências, proporcionando estadias relaxantes para os amantes do wellness e do turismo ativo e de aventura. O complexo dispõe de 55 quartos, de quatro tipologias diferentes: standard, suites, suites juniores e bungalows. Todos com a beleza funcional das coisas simples, uma decoração minimalista e áreas muito generosas, e vistas para o pinhal ou para o mar. SPA, piscinas exterior e interior (com banho turco e jacuzzi) e um centro náutico (o maior do País) são outras das valências do hotel.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos vai ter um novo Pavilhão Multiusos

Será um equipamento de referência destinado a acolher eventos desportivos, congressos e grandes assembleias, exposições e feiras, espetáculos de entretenimento, concertos musicais e outros eventos públicos e culturais, em recinto coberto. O estudo prévio relativo à Construção do Pavilhão Multiusos foi aprovado ontem, em reunião de Câmara, tendo o Executivo municipal dado luz verde para que seja lançado o concurso de conceção/construção deste novo equipamento.
Localizado nos terrenos contíguos ao Campo de Treinos/Estádio Cidade Barcelos, o novo Pavilhão Multiusos tem um custo estimado de 12,7 milhões de euros. Depois de estar concluído o processo de concurso público da empreitada, o prazo de execução da obra é de 24 meses. A área de intervenção, incluindo espaços exteriores, abrange 27 000 m2.
Segundo a nota justificativa do estudo prévio, “a construção deste equipamento visa dar resposta às necessidades identificadas a nível regional, implementando-se numa localização com fácil acesso a diversos meios de transporte, vias de comunicação, bem como uma forte proximidade ao centro da cidade”.
Objetivos e caracterização geral da obra
O equipamento proposto destina-se a acolher atividades que requerem espaços fechados de grandes dimensões, sendo determinante o controlo das condições interiores nomeadamente acústicas, e grande versatilidade no uso dos espaços em qualquer um dos cenários previstos, área de palco e áreas de apoio ao público. Trata-se de um equipamento de interesse público, utilização coletiva e multifuncional, com capacidade de dar resposta à cidade e a uma região alargada. No âmbito deste projeto, foram conjeturados múltiplos cenários de utilização, propondo diversos layouts correspondentes às diferentes solicitações, para acolhimento de eventos de diversas escalas, promotores e naturezas, tais como: espetáculos de música e entretenimento; dinamização de congressos e eventos corporativos; eventos de caráter político, religioso e cultural; montagem de feiras com stands modulares.
Localizado nos terrenos contíguos ao Campo de Treinos e Estádio Cidade de Barcelos, o complexo do Multiusos de engloba um parque de estacionamento exterior com capacidade para cerca de 180 lugares de veículos ligeiros, acessos de automóveis e autocarro, percursos de ligação ao atual complexo desportivo, e a praça exterior sobrelevada onde será localizado o pavilhão multiusos com uma área de cerca de 7 500 m2 de área de implantação. Sob a plataforma da praça exterior, estão ainda previstos lugares para veículos pesados de suporte a eventos, autocarros, e veículos de socorro.
Multiusos terá uma nave com 3 pisos
O novo Pavilhão Multiusos desenvolve-se numa nave principal com três pisos e um pé direito mínimo de 13m úteis, capaz de acolher uma grande diversidade de eventos. No nível inferior, localizam-se o plano de eventos, bem como a totalidade dos espaços complementares e suporte para a realização de espetáculos.
O espaço será dotado de um piso que possibilite o acolhimento de diferentes eventos em pisos adaptados para o efeito.
Com capacidade para acolher mais de 3 500 pessoas, o recinto pode receber um palco com uma área de montagem de 13x17m, ao lado das áreas de apoio designadamente camarins. A estrutura estará dimensionada e equipada para suspensão de equipamento e cargas adicionais num truss metálico suspenso no teto.
Ao nível da galeria localizada no piso 3, ficarão localizados os camarotes corporativos e no lado oposto localizam-se as áreas destinadas à comunicação social equipadas com mesas de jornalista rebatíveis.
No topo sul, e beneficiando de sobre-elevação da laje localiza-se uma área de restaurante/bar para o público, podendo incorporar uma área de esplanada exterior com vista privilegiada para o estádio e campos de treino, e possibilidade de funcionamento autónomo, em dias sem eventos.
Imagem: CMB.
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