Connect with us

Atualidade

Jornada Mundial da Juventude: PSP informa Contactos de Emergência e dá conselhos de segurança

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, informa sobre os contactos de emergência.

Sabe que ocorrências deve reportar como emergência pelo Número Europeu de Emergência – 112?

• Pessoas em risco de vida ou necessidade imediata de assistência médica;

• Crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer;

• Incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios, acidentes rodoviários com feridos ou que impliquem riscos para a circulação);

• Descoberta de crianças e adultos perdidos (aderentes aos programas da PSP – Estou Aqui crianças e Estou Aqui adultos).

Em qualquer outra situação, como denunciar qualquer situação ilícita ou reportar um crime que já tenha ocorrido, deverá contactar diretamente um posto policial, o qual pode consultar em https://www.psp.pt/Pages/onde-estamos.aspx.

Quando precisar de contactar a Polícia de Lisboa ligue 21 POLÍCIA (Se marcar o 21 seguido dos números 765 42 42 (o equivalente a escrever a palavra “POLÍCIA” nos teclados do telemóvel), a chamada será atendida por um Polícia da PSP – Comando Metropolitano de Lisboa, que lhe dará o apoio necessário.

A PSP alerta que as chamadas desnecessárias para o 112 podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda.

Tenha sempre o telemóvel com bateria e os contactos de emergência à mão.

Os Polícias estarão em vários pontos da cidade para ajudar e garantir a sua segurança, não hesite em nos contactar.

Conselhos de segurança em eventos

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, informa sobre os cuidados a ter durante os eventos.

Nos principais eventos serão criados pontos de acesso, com revistas por Polícias uniformizados, desloque-se com antecedência para evitar atrasos ou filas extensas, deve consultar a lista de objetos proibidos na página oficial da PSP, através do link https://www.psp.pt/Pages/JMJ.aspx.

Durante o evento, colabore e respeite as indicações dos Polícias e dos voluntários, se verificar desordens ou alguma situação suspeita, como mochilas abandonadas, comunique de imediato, estamos aqui para ajudar.

Proteja os seus bens, não os abandone, coloque-os sempre à vista ou utilize a mochila virada para a frente. Não exiba grandes quantias de dinheiro ou objetos de valor em público e dê preferência ao pagamento eletrónico.

Em caso de extravio ou entrega de documentos ou objetos perdidos, dirija-se às “unidades móveis de atendimento” (UMA), localizadas em todos os eventos principais, ou ao posto policial mais próximo, o qual pode consultar no link: https://www.psp.pt/Pages/onde-estamos.aspx.

Para sua proteção, ande sempre em grupo, evite lugares mal iluminados e aglomerações em sítios exíguos, em situações de afunilamento, mantenha a calma!

Nunca perca de vista os idosos e crianças que o acompanham, garanta que os mesmos têm um contacto de um adulto do grupo, e defina um ponto de encontro, para o caso de se perderem.

Se for vitima de crime mantenha a calma e não ofereça resistência, tente fixar o maior número de características que ajudem a identificar o suspeito.

Tenha sempre o telemóvel com bateria e contactos de emergência, 112 (número europeu de emergência) ou +351 21 POLÍCIA (chamada será atendida por um Polícia da PSP – Comando Metropolitano de Lisboa).

Logo após o fim das cerimónias, saia de forma calma e gradual, a fim de evitar filas prolongadas ou aglomerações.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas