Atualidade
Já são conhecidos os vencedores dos Prémios ANAM
Reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios, é o objetivo dos Prémios ANAM atribuídos ontem, dia 12, numa cerimónia que teve lugar na Assembleia Municipal de Lisboa.
Nesta 4ª edição dos Prémios ANAM, a criação de plataformas de comunicação digitais (site, domínio, mail pessoal institucional e nota biográfica – com fotografia – para cada um dos deputados municipais), como forma de fomentar o conhecimento dos eleitos pelos cidadãos e estabelecer canais de comunicação diretos, valeu à Assembleia Municipal da Barcelos, o Prémio de Boas Práticas nas Assembleias Municipais.
Pelos mesmos critérios, o júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa à Assembleia Municipal de Lagos, a qual promoveu a criação de uma Assembleia da Juventude, representativa e eleita pelos jovens das Escolas do Concelho, e à Assembleia Municipal de Loulé, pela introdução de serviço de tradução na Língua Gestual Portuguesa nas Assembleias Municipais.
À Assembleia Municipal de Ourém foi atribuído um louvor pelas boas práticas que tem vindo e implementar com o objetivo de aproximar os eleitos dos eleitores e fomentar uma democracia participada, como sejam a criação de uma aplicação, de um site e a promoção e dinamização das suas actividades através de redes sociais.
Na categoria “Prémio trabalhos de âmbito escolar”, a ANAM destacou o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do 8º Ano do Agrupamento de Escolas de Ourém – Escola Básica e Secundária Ourém. O trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento levou os alunos de Ourém a comunicarem com jovens de outros países, em especial de cidades geminadas com o concelho de Ourém, com o objetivo de levar os jovens a perceberem importantes aspectos como as diferenças culturais, os diferentes modos de vida, os diferentes tipos de clima e relevo, entre outros.
O “Prémio Dr. José Manuel Pavão” destacou António Edmundo Ribeiro, autor do livro GOVERNO LOCAL – Conceitos, Estratégias e Práticas, o qual “visa apoiar os eleitos locais no exercício das suas funções, robustecendo competências de gestão na administração local”. Como o próprio autor descreve, “o trabalho, livro formativo ou mesmo manual didáctico” constitui “um instrumento de consulta breve e rápida, permitindo uma ação expedita e esclarecida ao serviço da política local, mas também a uma oposição mais preparada em nome da transparência e da participação”.
Reconhecida a qualidade das candidaturas recebidas, o Júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa a alguns trabalhos jornalísticos: Reportagem Especial “Seja Feita a Nossa Natureza” de Catarina Marques (SIC e SIC NOTÍCIAS). O trabalho aborda a situação precária dos imigrantes que trabalham em Odemira, num Parque Natural e com ameaças ambientais identificadas; “Escolas de Viana do Castelo foram as mais promotoras de equidade entre alunos. Qual o segredo?”, de Inês Rocha (Rádio Renascença); “Associação Nacional das Assembleias Municipais já representa 7 milhões de munícipes”, de Fernando Jorge Pires (Jornal de Notícias) e “Caminhos novos para a velha democracia – jovens na política”, de João Paulo Teles (Jornal da Bairrada).
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, a atribuição destes prémios “representa o reconhecimento do esforço que tem vindo a ser feito no âmbito da divulgação da valorização das Assembleias Municipais em prol dos cidadãos. Esta é uma iniciativa que visa contribuir para uma maior difusão das AM como órgãos fundamentais do poder local e essenciais no estado democrático”.
Foto: ANAM.
Atualidade
Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.
Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.
O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.
Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.
O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.
Foto: PSP.
Atualidade
Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar
No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.
Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.
Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação
No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.
Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca