Atualidade
ISAL inaugura Polo da Bienal de Arte de Gaia no Funchal
No passado dia 18 de abril, por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023, o Instituto Superior de Administração e Línguas teve a abertura oficial da exposição coletiva inaugural do Polo do Funchal da 5ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2023.
A mostra esteve integrada na 2ª edição da TURsenses Regional Conference e na programação nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023, com coordenação da DGPC e ICOMOS Portugal.
O evento que contou com a presença de mais de meia centena de convidados, contemplou uma visita orientada pelo curador Diogo Goes, Diretor de Departamento de Ciências Humanas e Sociais do ISAL, e a intervenção de alguns dos artistas participantes presentes na iniciativa, nomeadamente, Fátima Spínola e Gonçalo Ferreira de Gouveia.
Refira-se que no passado dia 13 de abril, decorreu a pré-inauguração deste Polo, que contou com a presença de uma delegação nacional da bienal, composta pelo seu diretor geral Agostinho Santos, Presidente do Conselho de Administração da Artistas de Gaia e pelos curadores das exposições, Ilda de Figueiredo, Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação e pelo escritor Valter Hugo Mãe.
Sancha de Campanella, Vice-Diretora do ISAL, presidiu à abertura oficial da mostra que contou com a presença da Diretora de Serviços de Museus e Centros Culturais da Direção Regional de Cultura, Graça Alves e de vários representantes da comunidade académica regional, além dos órgãos dirigentes do ISAL.
Na ocasião, Sancha de Campanella destacou a importância dos diálogos interdisciplinares entre os vários domínios do conhecimento, nomeadamente entre as Artes e Humanidades e as Ciências Económicas. “A criatividade desempenha um papel preponderante no encontro de soluções inovadoras para a gestão, assim como arte constitui uma ferramenta de mediação e humanização das organizações e das relações profissionais”, referiu.
Diogo Goes, curador da mostra, destacou a importância da arte na ativação do discurso crítico sobre as transformações históricas, sociais e económicas da sociedade contemporânea.
“Uma bienal de causas, debruça-se, necessariamente, sobre o papel que a arte desempenha na mudança do paradigma de desenvolvimento global. A salvaguarda do património cultural e a atualização do discurso estético identitário são tarefas essenciais para assegurar a coesão social e garantir a sustentabilidade e contínua atratividade dos destinos. As práticas artísticas contemporâneas constituem vantagens competitivas na promoção do turismo”.
Na intervenção de Gonçalo Gouveia, o artista, revisita a história da emancipação da mulher, apontando a crítica à perpetuação dos preconceitos sociais. Os trabalhos que apresenta ilustram o papel da imprensa nesta tarefa, realizando também uma interpretação da obra da artista Josefa de Óbidos. Fátima Spínola aludiu à relação entre a sua prática artística e a obra de Henrique e Franco.
A Bienal Internacional de Arte de Gaia é organizada pela Cooperativa Artistas de Gaia, com direção de Agostinho Santos, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia. O Polo do Funchal é organizado em parceria com o ISAL.
Foto: ISAL.
Atualidade
Carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros apresentado em Castro Marim
O carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi apresentado na quarta-feira, dia 15 de janeiro, no Mercado Local, onde está patente a Mostra Filatélica.
Este carimbo foi elaborado pelos CTT e teve como base a revista “Prevenir”, que foi durante alguns anos o órgão oficial da Associação e do Comando de Bombeiros.
Para o Município de Castro Marim, este carimbo e o selo comemorativo dos bombeiros são um marco histórico, honrosamente imortalizado na filatelia, além de assumir como estratégico para o território o aproveitamento de sinergias, a valorização de um projeto conjunto e uma corporação única com um reforço significativo dos apoios públicos.
No mesmo dia funcionou no Mercado Local um Posto de Correio, enquanto no final da tarde decorreu um desfile motorizado com as viaturas utilizadas pelos bombeiros, que atravessou os dois concelhos do sotavento algarvio.
A Mostra Filatélica está patente até ao dia 20 de janeiro e pode ser visitada diariamente durante o horário de funcionamento do Mercado Local, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h30.
Esta iniciativa é organizada pela secção de colecionismo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim, a Federação Portuguesa de Filatelia e CTT Correios de Portugal.
Foto: CMCM.
Atualidade
Loures: Homem de 50 anos detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 14 de janeiro, pelas 20h15, na união de freguesias Moscavide e Portela, procedeu à detenção de um homem de 50 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
Na sequência de um patrulhamento de visibilidade e decorrente da abordagem de um grupo de indivíduos, suspeitos de estarem a consumir estupefacientes, foi detetado na posse do suspeito uma arma branca (faca borboleta), a qual foi apreendida.
O detido, presente a Autoridade Judiciária, ficou com Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado para inquérito.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Duas detenções por tráfico de droga
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.
No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.
O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias
No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].
O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação