Connect with us

Atualidade

ISAL divulga programa ambicioso na 4ª edição da conferência internacional Think+

Publicado

on

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), no Funchal, organiza a conferência internacional Think+, este ano subordinada ao tema “Think+ 2024 International Conference on Creativity, Global Inclusion and Smart Destinations”. O evento decorre a 7 e 8 de março de 2024 e, à semelhança das edições transatas, terá lugar nas instalações do ISAL, sendo simultaneamente transmitido a partir da plataforma Zoom.

Esta é a 4ª edição da conferência Think+, organizada pelo ISAL e pelo Instituto Ibero-Americano de Compliance (Brasil), com a parceria do grupo editorial Ponte Editora, a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi e o Centro de Formação Albifor. Esta edição conta, ainda, com o patrocínio do Meliá Madeira Mare Resort Hotel & Spa e da Penha d’Águia.

O programa desta edição contempla painéis temáticos, sessões paralelas e uma mesa-redonda com investigadores, professores universitários e empresários.

A sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, pela Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, e por um dos membros da Comissão de Organização do evento, Luiz Pinto Machado.

O primeiro painel da conferência debruça-se sobre a economia criativa e os destinos inteligentes, com intervenções de Magnus Emmendoerfer (Coordenador Geral da Rede Global da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas), Brian Garrod (Professor na Universidade de Swansea, País de Gales, Reino Unido) e Eduardo Parra-López (Professor na Universidade de La Laguna, ilha de Tenerife, Espanha). A moderação do painel está a cargo de Luiz Pinto Machado, chair do evento e docente no ISAL.

Segue-se um painel dedicado à economia digital, com a preleção de Fabrizio Bon Vecchio (Presidente do Instituto Ibero-americano de Compliance), Luana Romero (Secretária para a América e a Europa no Instituto Ibero-Americano de Compliance) e José Manuel Vicente (Professor na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa), sob a moderação de Rogério Barros, membro da Comissão de Organização e docente no ISAL.

No segundo dia, 8 de março, um painel de especialistas debate a temática da “Saúde, Inclusão e Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, sob a moderação de Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL. O painel conta com a intervenção de Tânia Lourenço (Coordenadora do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny), Cláudio Monteiro (Presidente da Associação para as Novas Tecnologias Aplicadas à Conservação e Arqueologia – CAA Portugal), Sandra Rebelo (IGOT/Universidade de Lisboa) e Mara Franco (Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira).

Por fim, uma mesa-redonda reúne alguns dos nomes mais conceituados do tecido empresarial regional para debater “Recursos Humanos e Novas Tecnologias”:  Roberto Santa Clara (Savoy Signature), João Sanchez (Meliá), Chef Octávio Freitas (Socalco Nature Calheta), Dénio Fernandes (Grupo Penha d’Águia) e Gonçalo Hall (NomadX). A moderação está a cargo de Élvio Camacho, docente no ISAL.

Para os interessados em participar na conferência, a Organização revela que ainda é possível submeter artigos científicos, resumos ou resumos alargados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola para o email think@isal.pt, de acordo com as normas disponíveis na página do evento: https://isalthink.wordpress.com/.

Imagem: ISAL.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas