Connect with us

Atualidade

Investigadores da Universidade do Minho descobrem novas espécies de animais marinhos

Estudo juntou cientistas de mais duas universidades e foi publicado no Zoological Journal of the Linnean Society

Publicado

on

Uma equipa do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho), em parceria com investigadores da Universidade de Aveiro e da Universidade de Gotemburgo (Suécia), detetou nove linhagens genéticas distintas, das quais cinco foram descritas como novas espécies de animais marinhos, com o corpo formado por anéis (anelídeos).

O estudo foi publicado no Zoological Journal of the Linnean Society e analisou, primariamente, quatro marcadores moleculares, entre eles o “código de barras de ADN”, comumente utilizado. Foram recolhidos 148 exemplares daqueles invertebrados marinhos, aparentemente da espécie Eumida sanguinea, provenientes da costa europeia entre a Noruega e a Itália.

O estudo do ADN permitiu concluir que animais que se considerava serem da mesma espécie são, afinal, de espécies distintas. “Sempre que alguém identificava uma espécie com aquela aparência morfológica, dizíamos que era a Eumida sanguinea, só que, na realidade, tratava-se de um complexo de espécies distintas, que podem ter propriedades químicas, tipos de reprodução e tipos de alimentação diversos”, refere o investigador Marcos Teixeira, do CBMA. As diferenças encontradas nestes organismos – que pertencem a ecossistemas costeiros e vivem em substratos arenosos e lodosos ou entre algas – são mínimas, mas permitem assegurar que se trata de espécies diferentes.

Apesar da descoberta, o estudo não está concluído. A investigação vai continuar com mais análises para se apurarem outras dissemelhanças. “Futuros estudos ecológicos sobre estas linhagens poderão detetar ainda mais diferenças sobre o interior do animal, por exemplo, ou outras propriedades que possam ser interessantes, tais como preferências especificas de temperatura, salinidade, profundidade e habitat, que poderão ser únicas ou exclusivas por linhagem”, esclarece o cientista.

A equipa de investigação é composta por Marcos Teixeira, Pedro Vieira e Filipe Costa, do CBMA da Escola de Ciências da UMinho e do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da UMinho, Ascensão Ravana, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, e Arne Nygren, da Universidade de Gotemburgo. O grupo já sinalizou outras espécies para análise, esperando obter resultados semelhantes. Os organismos estudados estão depositados na COBI – Coleção Biológica de Investigação da UA e podem ser estudados pela comunidade científica.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas