Connect with us

Atualidade

Autarca de Castelo Branco classificou a realização da “Bienal Internacional de Artes e Ofícios” como “instrumento de valorização do património e da economia” do município e da região

Publicado

on

A primeira edição da “Bienal Internacional de Artes e Ofícios” colocou Castelo Branco no centro de uma reflexão sobre património, artesanato, economia e cooperação entre territórios. Realizada nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, a iniciativa reuniu representantes de Portugal, Brasil e Cabo Verde e integrou a programação do “Festival Sabores de Perdição”, promovido no concelho entre 3 e 6 de setembro. A realização do encontro esteve também associada à condição de Castelo Branco como “Cidade Criativa da UNESCO” na categoria de “Artesanato e Artes Populares”, estatuto atribuído em 2023.

Em entrevista exclusiva à Agência Incomparáveis, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, defendeu que a participação na “Rede de Cidades Criativas da UNESCO” ultrapassa a dimensão cultural e deve ser entendida também pelo seu potencial para gerar “atividade económica, oportunidades para os artesãos e projeção internacional do território”.

“As “Cidades Criativas da UNESCO” são uma rede mundial, onde felizmente Castelo Branco está incluído através do artesanato e das artes populares, e tivemos como elemento central na nossa candidatura o Bordado de Castelo Branco”, afirmou Leopoldo Rodrigues, que reforçou que a dimensão internacional da rede permite criar escala para os produtos e saberes locais.

“Cria oportunidades, cria valor àquilo que é o Bordado e àquilo que é o artesanato local e, portanto, abre uma janela de oportunidade não apenas para o território no qual estamos inseridos, mas também para os vários continentes e para o mundo inteiro”, disse.

O autarca salientou que a presença de Castelo Branco nesta estrutura internacional implica também compromissos na preservação e transmissão dos saberes. Segundo explicou, o município tem procurado promover o artesanato local, ao mesmo tempo que estabelece contactos com outras cidades que integram a rede da UNESCO.

“Vamos integrando também o conhecimento, a forma de fazer e a forma de estar das outras Cidades Criativas da UNESCO”, referiu.

É neste contexto que Leopoldo Rodrigues enquadra a realização da Bienal Internacional de Artes e Ofícios.

“A Bienal que agora começa é um momento muito importante porque traz outras cidades, traz outros artesanatos e traz também a reflexão que, do nosso ponto de vista, é fundamental sobre este desenvolvimento económico que também é proporcionado pelo artesanato e através das cidades criativas”, sublinhou. A iniciativa, acrescentou, “permite simultaneamente mostrar a produção de Castelo Branco e conhecer métodos, experiências e práticas de outros territórios”.

“Esta Bienal tem para nós um significado muito profundo. Em primeiro lugar, porque se realiza em Castelo Branco. Em segundo lugar, porque é também uma oportunidade para mostrarmos aquilo que é o nosso artesanato nas suas diferentes dimensões. E, por último, porque nos permite acolher outras cidades, outros artesãos e outras artesãs e incorporar o seu conhecimento e também a sua forma de fazer”, atestou à Agência Incomparáveis.

O presidente da Câmara Municipal relacionou ainda a chancela da UNESCO com uma maior responsabilidade dos profissionais ligados ao artesanato. O município tem procurado avançar com processos de certificação através do CEARTE e reforçar instrumentos destinados a preservar a qualidade e a identidade das produções locais. No caso do Bordado de Castelo Branco, a autarquia tem desenvolvido ações de investigação, preservação, formação e promoção, numa estratégia igualmente destacada pela própria UNESCO.

“Pertencer a uma rede internacional, a uma chancela da UNESCO, é de facto um orgulho e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade”, afirmou Leopoldo Rodrigues, que destacou ainda os efeitos já registados no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.

“Temos aumentado o número de trabalhos que nos são encomendados”, revelou, considerando que a integração numa estrutura internacional amplia a exposição dos produtos locais.

“Esta é uma rede global e, portanto, é a oportunidade de estar no mundo e de podermos ter também um marketing mundial”, recordou.

“Festival Sabores de Perdição” com formato centrado no território de Castelo Branco

A autarquia confirmou que a edição deste ano apostou exclusivamente em artistas e agentes da região.

“Decidimos fazer os “Sabores de Perdição” porque o festival agrega o território, promove a coesão e é um momento importante de afirmação do concelho de Castelo Branco”, explicou o presidente. Segundo Leopoldo Rodrigues, músicos, atores, agentes de animação e expositores ligados à gastronomia e ao artesanato foram selecionados no concelho e no distrito.

A programação alargada incluiu ainda ações relacionadas com gastronomia, uma rota gastronómica, showcookings e uma etapa do Grande Prémio de Ciclismo JN/TSF no concelho. Paralelamente, Castelo Branco acompanhava a candidatura do “Jardim do Paço Episcopal às Novas 7 Maravilhas de Portugal”, iniciativa que o autarca enquadrou na mesma estratégia de “promoção do património local”.

No balanço sobre a Bienal, Leopoldo Rodrigues apontou ainda para a dimensão internacional das relações criadas a partir da cultura e do artesanato.

“É também a oportunidade de termos pessoas de outros países que queremos receber pelas relações que estabelecemos, pela amizade que já vai existindo entre nós e essas pessoas e essas entidades. É também um momento para reforçar laços”, concluiu.

A realização da “Bienal Internacional de Artes e Ofícios” reforçou, assim, uma estratégia que procura associar a preservação dos saberes tradicionais à “internacionalização, à economia criativa e à cooperação entre cidades”. Em Castelo Branco, o Bordado continua a ocupar uma posição central nesse percurso, enquanto “património transmitido entre gerações” e “elemento de projeção do território nas redes culturais internacionais”.

A organização da Bienal foi liderada pela Divisão de Museus e Cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco, liderada por Sónia Abreu.

Ígor Lopes

Atualidade

CIM Alto Minho assinala 18 anos ao serviço do território

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinala hoje, 15 de outubro, 18 anos de atividade, uma maioridade marcada pelo reforço da cooperação entre os dez municípios do território, pela mobilização de investimento e pela promoção de estratégias conjuntas de desenvolvimento regional.

Ao longo deste percurso, a CIM Alto Minho afirmou-se como uma plataforma de trabalho conjunto, com um papel relevante na valorização dos recursos do território, na captação de fundos europeus, na concretização de projetos e iniciativas intermunicipais e no reforço da cooperação transfronteiriça com a Galiza. A sua intervenção em áreas como a mobilidade, a cultura, o turismo, a inovação, o desenvolvimento social e económico, a sustentabilidade ambiental e a proteção civil tem contribuído para responder a desafios comuns e criar novas oportunidades para a região. Mais recentemente, assumiu novas responsabilidades, nomeadamente enquanto Autoridade de Transportes, e passou a gerir o Contrato de Desenvolvimento e Coesão Territorial, que mobiliza cerca de 128 milhões de euros para o território.

“Celebrar 18 anos é reconhecer o caminho percorrido e poder afirmar, com orgulho, que o Alto Minho aprendeu a trabalhar em conjunto. É também reafirmar a ambição de construir um Alto Minho mais coeso, competitivo e sustentável. Os desafios que temos pela frente exigem uma cooperação cada vez mais forte entre os municípios, capacidade de inovação e uma visão partilhada para valorizar o território e melhorar a qualidade de vida das populações”, afirma o presidente da CIM Alto Minho, António Barbosa.

Com 18 anos de história, a CIM Alto Minho pretende continuar a aprofundar o trabalho em rede, a promover a articulação entre os municípios e a desenvolver respostas conjuntas aos desafios regionais, promovendo um território mais coeso e competitivo, com melhores oportunidades de desenvolvimento e qualidade de vida para as populações.

Continuar a ler

Atualidade

Ronezete Antolini partilha em Lausanne experiência de maternidade atípica e cuidado emocional

Publicado

on

Ronezete Antolini, 55 anos, vive em Zurique há 32 anos e construiu na Suíça um percurso que cruza experiência pessoal, maternidade, fé e acompanhamento emocional. Com dupla nacionalidade, brasileira e suíça, começou a trajetória profissional na gastronomia e trabalhou também como cuidadora, antes de direcionar a atividade para a área terapêutica. Atualmente, atua como Master Terapeuta e terapeuta emocional, com formação em Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) e estudos relacionados com traumas, fobias, psicossomática e leitura corporal e comportamental, além da atividade como missionária e palestrante.

Foi a partir desta experiência que participou, no dia 26 de setembro, no “Conexão Global Suíça”, em Lausanne, integrado na edição “Setembro Amarelo de 2026”, evento realizado entre 24 e 27 de setembro nas instalações da Église du Centre. Na sua intervenção, Ronezete colocou a saúde mental no centro da reflexão, recorrendo à própria história para falar das marcas emocionais da infância, da procura de apoio terapêutico e da maternidade atípica. A mensagem que levou ao público partiu de uma aprendizagem pessoal: “para cuidar de outras pessoas, é necessário reconhecer também a necessidade de cuidar de si”.

A participação incluiu ainda um painel dedicado à saúde mental, no qual foram abordadas questões como depressão, síndrome do pânico, atendimento ao paciente, prevenção e procura de ajuda profissional. Ronezete integrou a conversa com o médico especialista Francisco Fernández e outras terapeutas, num espaço de perguntas e partilha de conhecimento. Em entrevista à Agência Incomparáveis, esta terapeuta faz um balanço da passagem por Lausanne, explica o trabalho que desenvolve atualmente através da TRG e deixa uma mensagem dirigida à comunidade lusófona sobre a importância de reconhecer o sofrimento emocional, procurar apoio qualificado e criar redes de acolhimento, sobretudo entre quem vive longe do país de origem.

Como foi a sua participação no “Conexão Global Suíça, edição Setembro Amarelo – Conectar é acolher”, em Lausanne?

Participei como palestrante no dia 26 de setembro de 2026, durante a programação da edição “Setembro Amarelo”, com o tema “Conectar é acolher”. O evento em Lausanne foi organizado pela empresária Ana Poltera, em conjunto com a “Conexão Global Suíça”. Também participei num painel de debate com o médico Francisco Fernández, no qual eu e outras terapeutas colocámos perguntas. Foi uma experiência especial de acolhimento e partilha de conhecimentos. Encontrar mulheres fortes, de diferentes profissões e com tantas histórias para partilhar, tornou este encontro marcante para mim.

Qual foi o tema central da sua palestra ou participação?

O “Setembro Amarelo” orientou o conjunto das palestras do evento. Na minha participação, abordei a saúde mental através da minha própria história. Partilhei os desafios da infância, as marcas emocionais que carreguei e as mudanças que vivi ao procurar apoio terapêutico. Falei também sobre a maternidade atípica e sobre como as necessidades da minha família me levaram à terapia. Nesse caminho, compreendi que precisava de cuidar primeiro de mim para poder cuidar de outras pessoas com responsabilidade e acolhimento. Quis mostrar a importância de olhar para a nossa mente, para as nossas emoções e para a nossa história com atenção e respeito. Encerrei com uma mensagem de esperança: a minha trajetória poderia inspirar outras pessoas a reconhecerem as suas possibilidades, procurarem apoio e darem os seus próprios passos.

Qual foi o retorno do público à sua palestra?

O retorno foi excelente. As pessoas pararam para ouvir a minha história com muita atenção e senti uma ligação forte com o público. Partilhar a minha trajetória e perceber esse acolhimento foi muito emocionante. Foi um momento marcante para mim.

E como foi a sua participação no painel de debate, especificamente?

Durante o encontro, participei num painel sobre saúde mental, no qual discutimos depressão, síndrome do pânico e atendimento ao paciente. Eu e outras profissionais colocámos perguntas ao médico Francisco Fernández, que respondeu às nossas questões. Foi uma partilha de conhecimentos muito enriquecedora e uma oportunidade para refletir sobre o cuidado e o acolhimento de quem procura ajuda.

Como foi a sua participação no “Fórum SABE” e que assunto abordou na entrevista com Aline Brandi?

Fui entrevistada por Aline Brandi no “Fórum SABE”, onde abordei o congelamento emocional. Conversámos sobre situações em que a pessoa sente que o corpo bloqueia, mesmo com o coração acelerado e uma intensa reação interna. Falámos sobre como experiências da infância podem influenciar as emoções e as reações na vida adulta, sobre o inconsciente e sobre o papel da terapia no cuidado emocional. Aline colocou várias perguntas e pude esclarecer o tema com exemplos e uma linguagem acessível. Foi uma oportunidade especial para trazer compreensão a uma experiência que muitas pessoas vivem, mas que nem sempre conseguem identificar ou explicar.

Que balanço faz desta edição do “Conexão Global Suíça” e da resposta do público às questões relacionadas com saúde emocional, acolhimento e prevenção abordadas durante os três dias?

Faço um balanço muito positivo. Ao longo dos três dias, o público demonstrou interesse e acolheu muito bem as conversas sobre saúde emocional, relações de casal, acolhimento e prevenção. Dentro da proposta do “Setembro Amarelo”, a prevenção do suicídio trouxe uma reflexão essencial: precisamos de estar atentos ao sofrimento do próximo, ouvir com respeito e ajudar a pessoa a procurar apoio profissional adequado. Para mim, o encontro reforçou a importância de falar sobre estes assuntos com sensibilidade e responsabilidade. Foi uma oportunidade para ampliar a consciencialização e lembrar que cada um de nós pode contribuir para que alguém se sinta acolhido e encontre ajuda.

Enquanto Master Terapeuta em TRG, que trabalho desenvolve atualmente e que tipo de situações procura acompanhar através desta abordagem terapêutica?

Atualmente, desenvolvo atendimento terapêutico emocional online através da Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG). Acolho pessoas que procuram apoio para lidar com marcas de experiências difíceis, traumas, medos, fobias, ansiedade, dependência emocional e bloqueios que afetam a sua vida e os seus relacionamentos. Também acompanho pessoas que apresentam sofrimento relacionado com rejeição, abandono, experiências de abuso e repetição de padrões emocionais. Tenho um olhar especialmente sensível para as mulheres e as mães atípicas, pela minha própria vivência, respeitando sempre a realidade de cada pessoa. Na TRG, o trabalho concentra-se no reprocessamento de experiências e respostas emocionais associadas ao sofrimento, sem depender apenas do relato detalhado dessas vivências. Procuro compreender a necessidade de cada pessoa e conduzir o acompanhamento com acolhimento, ética e respeito pelo seu ritmo. O meu compromisso é trabalhar dentro dos limites da minha atuação e reconhecer quando existe necessidade de outros cuidados profissionais.

A partir da sua experiência profissional, que resultados tem observado nas pessoas que acompanha e de que forma avalia a evolução de cada processo terapêutico?

Tenho observado mudanças positivas na forma como as pessoas compreendem as suas emoções e lidam com situações que antes lhes causavam sofrimento. Muitas reconhecem essa evolução e partilham comigo as diferenças que percebem no próprio dia a dia. Cada pessoa é única e o processo terapêutico precisa de respeitar a sua história, as suas necessidades e o seu ritmo. Avalio a evolução através da escuta, dos relatos da pessoa e das mudanças que observo ao longo das sessões. Considero como ela se sente perante as questões que a levaram a procurar atendimento e como essas questões passam a afetar a sua vida. Esse acompanhamento é contínuo: conversamos sobre os avanços e sobre aquilo que ainda precisa de atenção, ajustando o trabalho quando necessário. A evolução não acontece da mesma forma nem no mesmo tempo para todos. O meu compromisso é oferecer um cuidado ético, atento e dedicado, vendo a pessoa para além das suas dificuldades e respeitando a sua individualidade.

Depois da experiência em Lausanne, que mensagem considera importante deixar à comunidade de língua portuguesa no mundo sobre a procura de apoio emocional e a importância de reconhecer quando é necessário acompanhamento profissional?

A mensagem que desejo deixar é que cuidar da saúde emocional merece a mesma atenção que damos à saúde física. Procurar apoio é um gesto de coragem e de cuidado connosco próprios. Não precisamos de esperar que o sofrimento se torne insuportável para pedir ajuda. É importante reconhecer quando as dificuldades emocionais começam a afetar o sono, os relacionamentos, o trabalho ou as atividades do dia a dia. Quando sentimos que não conseguimos lidar sozinhos com aquilo que estamos a viver, procurar um profissional qualificado pode ser um passo importante. Para quem vive fora do seu país, a saudade, a adaptação cultural e as dificuldades com o idioma também podem trazer desafios emocionais. Poder expressar aquilo que sentimos na nossa língua e encontrar alguém que compreenda a nossa realidade pode facilitar essa procura por apoio. A família, os amigos e a comunidade têm um papel importante no acolhimento. Ouvir sem julgar, levar o sofrimento a sério e incentivar a procura de ajuda são atitudes que podem fazer a diferença. A fé é uma fonte de força na minha vida e pode caminhar lado a lado com o cuidado profissional. Não precisa de enfrentar tudo sozinho. A sua história merece respeito, a sua dor merece atenção e merece encontrar um espaço seguro para receber ajuda.

De que forma o público pode conhecer o seu trabalho?

As pessoas podem visitar o meu Instagram: @ronezeteantolini_

Continuar a ler

Atualidade

Lufthansa entra na TAP com operação de 1,2 mil milhões de euros e aposta no Atlântico Sul

Publicado

on

O Governo português selecionou esta quarta-feira, 14 de outubro, o Grupo Lufthansa para a privatização parcial da TAP Air Portugal, numa operação que poderá atingir 1.201 milhões de euros pela aquisição de até 49,9% do capital da companhia. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros, depois da análise das propostas finais apresentadas pela Lufthansa e pela Air France-KLM, os dois grupos que chegaram à fase decisiva do processo.

O modelo prevê a aquisição de 44,9% da TAP pelo grupo alemão, podendo a participação chegar aos 49,9% caso os trabalhadores não exerçam o direito de aquisição dos 5% que lhes estão reservados. Nesta primeira fase, o Estado português manterá 50,1% da companhia. A conclusão da operação está prevista para o início de 2028, dependendo ainda da assinatura dos contratos e das aprovações regulatórias, incluindo o processo junto da Comissão Europeia.

A componente financeira teve peso na decisão. Segundo os dados apresentados pelo Governo, a proposta da Lufthansa superou em 163 milhões de euros a oferta da Air France-KLM. O Executivo considerou que as propostas dos dois concorrentes apresentavam condições técnicas e estratégicas próximas, tendo a diferença financeira contribuído para a escolha do grupo alemão.

Para a Lufthansa, a entrada na TAP reforça uma estratégia centrada no Atlântico. O grupo alemão destacou a posição da companhia portuguesa nas ligações entre a Europa, o Brasil e outros mercados da América Latina e manifestou a intenção de apoiar o crescimento da transportadora sem alterar, nesta fase, a sua identidade portuguesa.

“TAP Air Portugal é uma companhia aérea forte e rentável, nossa parceira de longa data na Star Alliance e internacionalmente bem-sucedida como transportadora de referência nas rotas do Atlântico Sul”, afirmou Carsten Spohr, presidente executivo da Deutsche Lufthansa AG, após o anúncio da decisão.

O responsável considerou que a escolha do Governo português abre caminho para a continuação do desenvolvimento da TAP integrada numa estrutura empresarial com maior dimensão internacional. A Lufthansa tem também assumido que participações maioritárias permitem aprofundar os benefícios de integração entre companhias, deixando aberta uma discussão futura sobre a estrutura acionista da transportadora portuguesa. Qualquer eventual segunda fase terá, contudo, de decorrer num processo autónomo.

A TAP também reagiu à decisão, dando as boas-vindas ao Grupo Lufthansa e considerando que a futura entrada do parceiro alemão permitirá beneficiar da dimensão, experiência e rede internacional de um dos maiores grupos de aviação da Europa.

A proposta escolhida mantém a marca TAP, a sede em Portugal e o hub de Lisboa. O plano prevê ainda o desenvolvimento da operação no Porto, onde poderão ficar baseadas oito aeronaves, além do reforço da frota e da atividade de Manutenção & Engenharia. A TAP deverá permanecer na Star Alliance, aliança aérea da qual faz parte desde 2005.

“Mais do que a entrada de um novo acionista, importa assegurar que esta parceria se traduz em oportunidades concretas de crescimento, numa TAP mais forte e competitiva e na criação de valor para Portugal”, afirmou Carlos Oliveira, presidente do Conselho de Administração da TAP.

Uma das principais vertentes do acordo está relacionada com o Atlântico Sul. A integração permitirá à Lufthansa aumentar a exposição ao mercado latino-americano através da rede da TAP, particularmente no Brasil. Segundo as projeções apresentadas pelo Governo, a quota conjunta de passageiros na América Latina poderá passar dos atuais 9% da Lufthansa para cerca de 20% quando considerada a operação combinada com a transportadora portuguesa.

A TAP deverá assumir, neste modelo, uma posição central nas ligações do grupo com o Brasil e com outros mercados de língua portuguesa. A companhia portuguesa é atualmente uma das principais operadoras aéreas entre a Europa e o Brasil e mantém também uma rede relevante para África, característica que esteve entre os ativos estratégicos valorizados ao longo da privatização.

A dimensão da operação terá igualmente impacto na posição do grupo no mercado internacional. De acordo com as projeções apresentadas pelo Executivo, a combinação entre Lufthansa e TAP poderá representar cerca de 47 mil milhões de euros em receitas, o que colocaria o conjunto como o maior grupo europeu de aviação em receitas e o quarto a nível mundial. Estes números representam uma projeção baseada na integração das atuais operações e não uma nova companhia já constituída.

Em número de passageiros, o conjunto poderá transportar cerca de 168 milhões de pessoas e reunir uma frota próxima das 942 aeronaves. O plano apresentado prevê que a frota própria da TAP aumente para 117 aviões até 2035 e possa chegar aos 130 após essa data, acompanhando também a futura entrada em funcionamento do novo aeroporto de Lisboa.

O crescimento projetado poderá representar entre três e quatro mil milhões de euros de investimento adicional na frota. Está ainda prevista a possibilidade de transferência de até oito Airbus A350-900 para a TAP depois de 2030, além da modernização da frota regional operada pela Portugália.

Outra componente da proposta incide sobre a manutenção aeronáutica. O plano prevê a integração da TAP Manutenção e Engenharia na rede da Lufthansa Technik e um investimento de cerca de 300 milhões de euros numa unidade industrial em Santa Maria da Feira, com a criação estimada de 700 postos de trabalho. Está também prevista uma iniciativa relacionada com formação aeronáutica em Tancos.

No mercado transatlântico norte, a TAP deverá beneficiar de uma futura integração na joint venture A++, estrutura de cooperação comercial que envolve companhias do universo Lufthansa e parceiros como a United Airlines e a Air Canada. A operação poderá ampliar as possibilidades de articulação de horários, ligações e distribuição no mercado entre a Europa e a América do Norte.

O Governo salientou ainda a preservação das ligações às regiões autónomas e aos países lusófonos, dois elementos que integravam as condições estratégicas estabelecidas para o processo de reprivatização. O reforço do Porto, o crescimento da frota e a manutenção das áreas industriais em Portugal também estiveram entre os critérios avaliados.

Apesar da decisão anunciada, a entrada da Lufthansa no capital da TAP não será imediata. O processo terá agora de passar pelas etapas contratuais e regulatórias. O Governo já admitiu que a análise por parte das autoridades europeias poderá prolongar-se entre 18 e 24 meses, razão pela qual a conclusão da primeira fase é apontada para o início de 2028.

Até lá, a TAP continuará a executar o plano estratégico definido para o período 2026-2035. A companhia chega a esta etapa depois de um processo de reestruturação apoiado pelo Estado português, que injetou cerca de 3,2 mil milhões de euros na transportadora ao longo da última década.

A escolha da Lufthansa encerra a fase competitiva entre os dois grupos europeus e inicia uma etapa centrada na negociação contratual, na avaliação regulatória e na preparação da entrada efetiva do novo acionista. Para a TAP, o processo coloca no horizonte uma integração numa estrutura aérea de maior escala, mantendo, nesta primeira fase, a maioria do capital nas mãos do Estado português e atribuindo ao Atlântico, ao Brasil e aos mercados lusófonos uma posição central na estratégia apresentada para os próximos anos.

Continuar a ler

Mais lidas