Connect with us

Atualidade

Gira-Volei: 25 anos a iniciar talentos

Publicado

on

Em 2023, o Gira-Volei comemora 25 anos de iniciação à prática desportiva e de promoção à atividade física de crianças e jovens com idades entre os 8 e os 15 anos!

Fácil, divertido e competitivo, como o seu lema apregoa, o Gira-Volei é inclusivo na integração das crianças, sem olhar a géneros, tamanho ou aparência física, sendo intuitivo na sua prática e uma versão muito simplificada do Voleibol, esse sim de mais difícil execução.

O Gira-Volei foi implementado pela Federação Portuguesa de Voleibol em 1998. Na altura, e sem treinadores qualificados suficientes, o programa federativo foi a solução perfeita para motivar crianças e jovens a jogarem Voleibol.

Nos dias de hoje, o Gira-Volei movimenta cerca de 100 mil crianças e jovens e fez com que o Voleibol seja a segunda modalidade mais praticada nas escolas. É visto, mesmo, por muitos responsáveis das escolas e de centros Gira-Volei, como o maior programa de iniciação e incentivo ao Voleibol e que leva a paixão pela modalidade aos quatro cantos do País.

Com o Gira-Volei é possível difundir o Voleibol no País inteiro, até mesmo em lugares sem instalações apropriadas, e também é possível melhorar o nível da modalidade reunindo mais jogadores potencialmente talentosos e trabalhando com eles de uma maneira dinâmica e correta.

Cláudia Melo foi sempre uma pioneira. A agora médica foi a primeira praticante de Gira-Volei a alcançar a Seleção Nacional de Seniores, abrindo caminho a atletas como Alexandre Ferreira, capitão da Seleção Nacional de Seniores Masculinos, Afonso Reis (distribuidor) ou Manuel Meirinho, igualmente atletas que passaram pelas seleções nacionais.

“Comecei a dar os primeiros passos no Voleibol no desporto escolar e no Gira-Volei. O Gira-Volei tem, para mim, algumas vantagens relativamente ao Voleibol de pavilhão, como, por exemplo, o número reduzido de pessoas necessário para fazer um jogo e o contacto mais frequente com a bola. Os meus tempos livres são passados a ver jogos de Voleibol. A paixão pelo Voleibol mantém-se”.

Alexandre Ferreira iniciou a prática do Voleibol, através do Gira-Volei, na Escola Básica Evaristo Nogueira, em S. Romão, Seia.

O atual capitão da Seleção Nacional destaca a importância desses tempos: “O meu percurso no Voleibol começou no Gira-Volei, um excelente meio de adquirir o gosto pela modalidade, que é aí ensinada na sua forma mais simples. Esse gosto pelo Voleibol cresceu comigo, o que fez com que eu quisesse aprofundar mais o meu desenvolvimento na modalidade e integrei uma equipa federada. No seguimento da minha evolução como jogador, fiz parte, durante 3 anos, das seleções de cadetes e de juniores que se mantiveram em estágio permanente, num caminho que me levou a querer coisas novas e me permitiu atingir o meu objetivo principal, que foi sempre a Seleção Nacional sénior“.

O Gira-Volei é um programa de iniciação à modalidade de Voleibol destinado aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos.

O jogo simplificado (2X2) e utilização de uma metodologia de jogo específica fazem do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo que consegue atrair milhares de jovens.

Criado em 1998 pela Federação Portuguesa de Voleibol, com cerca de 70 centros, o Gira-Volei expandiu-se ao longo do tempo, de forma exponencial, por todo o País, conquistando cada vez mais adeptos. Atualmente, existem mais de 1800 centros, envolvendo cidades, vilas e concelhos, sediados em autarquias, escolas, associações e outras estruturas associativas e culturais por todo o território nacional.

Além de proporcionar benefícios físicos e mentais e promover um estilo de vida saudável, o Gira-Volei desempenha um papel fundamental na inclusão social, na promoção da igualdade de oportunidades potenciando a consciencialização para um conjunto de ferramentas essenciais para a vida, como trabalho em equipa, liderança, resiliência e a autoconfiança.

Foto: FPV.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas