Atualidade
Funchal: ISAL promove aula aberta sobre “Contrato(s) de Trabalho”

No próximo dia 18 de novembro, sexta-feira, pelas 19h00, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) realiza uma aula aberta intitulada “Contrato(s): Trabalho”. A iniciativa é organizada pelo Departamentos de Direito e pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais, desta instituição de ensino superior. A entrada é livre.
A aula aberta terá como palestrantes, docentes e investigadores do ISAL, a saber, Eduardo Alves (Diretor de Departamento de Direito), Luz Silva (Diretora de Curso de Turismo e Presidente do Conselho Pedagógico) e Diogo Goes (Diretor de Departamento de Ciências Humanas e Sociais). A moderação estará a cargo da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella.
De acordo com a informação veiculada pelo ISAL, sobre o teor das intervenções dos palestrantes, destacam-se três principais vetores, Direito, História e Turismo, relacionados com o Trabalho, que estarão em discussão.
Eduardo Alves, irá abordar o enquadramento macro do Direito Civil explicando a “posição” dos contratos, enquanto negócio jurídico e as caraterísticas das relações jurídicas subjacentes aos sujeitos que os integram, dando destaque aos Contratos de Trabalho.
Luz Silva irá abordar a importância da inserção dos estudantes de Turismo no mercado de trabalho, aludindo para as especificidades da realidade laboral e contratual no setor.
Diogo Goes abordará o enquadramento do sistema jurídico português numa perspetiva historiográfica, estabelecendo relações com o Direito Romano e com as transformações culturais, procurando conferir uma visão sobre a evolução das relações laborais, também numa perspetiva sociológica.
Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL, que introduz o evento, além de moderar, posiciona a sua intervenção, aludindo para a importância da interdisciplinaridade do conhecimento e aquisição de novas competências por parte dos discentes.
Esta iniciativa tem por principal objetivo sensibilizar os estudantes de Turismo, sem o prévio contacto com unidades curriculares de Direito, sobre os principais conceitos jurídicos subjacentes às relações contratuais, capacitando-os para o acompanhamento da ação e respetiva inserção no mercado laboral.
Sancha de Campanella destaca que, “um dos principais objetivos do ensino superior politécnico é ligar a academia à realidade laboral, por isso, promover uma ‘cultura de mérito’ só é possível, incentivando para a investigação e para a inovação”.
“O Trabalho de hoje requer uma interdisciplinaridade do conhecimento e o desenvolvimento de novas competências diferenciadoras”, acrescenta.
Imagem: ISAL.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca