Connect with us

Atualidade

Expo Fish Portugal: 21 mercados importadores “atacam” pescado português

Exportações recuperam para €463M (+13% face a 2020) e o valor do pescado fresco transacionado em lota cresce 20% no 1º semestre

Publicado

on

A DOCAPESCA anunciou, hoje, a presença na EXPO FISH PORTUGAL de importadores de pescado oriundos de 21 mercados internacionais, desde Espanha à Austrália, passando pela Letónia, Canadá, Japão, Singapura, ou Tailândia e mais de 80 expositores, numa estratégia de alavancagem e dinamização do setor.

Se habitualmente, os maiores clientes externos são Espanha, França e Itália, que representam mais de 2/3 das exportações, a EXPO FISH PORTUGAL espera contribuir para o alargamento deste leque internacional aos cinco continentes, alavancando a internacionalização do setor da pesca e da comercialização do pescado.

Nesta feira, inteiramente virtual, espera-se aumentar o consumo dos principais mercados, e em simultâneo, criar relações sustentadas e duradouras com novos destinos menos tradicionais, que veem no pescado português uma fonte de produção singular de alta qualidade.

Organizada pela DOCAPESCA e com o patrocínio institucional do Ministério do Mar, “pretende centralizar a oferta de pescado nacional num evento virtual, que agrega comércio, investigação e inovação, e potenciar a dinâmica do setor, onde as empresas vão poder relacionar-se com uma dinâmica maior, mais ágil e mais integradora, com os mercados internacionais interessados”, refere a organização em nota.

A pesca, aquacultura e transformação do pescado que têm um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de cerca de 1.7 mil milhões de euros e empregam mais de 60.000 pessoas, esperam manter em 2022 a tendência de crescimento da última década (face a 2010, o VAB cresceu 41%).

De sublinhar que, apesar da resiliência demonstrada pelo setor do pescado, Portugal exportou, em 2020, menos 15,5% (917,6 M€) do que em 2019, consequência da pandemia de COVID-19, com o mercado europeu a ter um maior peso neste resultado (16,9%) do que o resto do mundo (10,4%). A única exceção são as conservas portuguesas que aumentaram as exportações em 13,8%, e foram o principal grupo de produtos exportados por Portugal em 2020, segundo o INE.

No 1º semestre de 2021, registou-se um crescimento no valor das exportações de 13% face ao período homólogo de 2020. No caso do pescado fresco transacionado em lota, o aumento do valor foi de 20% face a 2020 e de 8% face a 2019, superando assim os valores pré-pandemia.

A EXPO FISH PORTUGAL, que surge com um formato modernizado e apoiado na evolução digital e virtual, para dar resposta à nova realidade contactless, vai ser composta por um espaço expositivo virtual, por uma plataforma de encontros de negócios B2B, e uma conferência em formato híbrido, que irá decorrer na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

Num evento único, os participantes vão conseguir centralizar a oferta de pescado nacional (fresco e transformado); agregar comércio, investigação e formação no âmbito do setor das pescas, dirigido a profissionais nacionais e estrangeiros; contribuir para a evolução digital dos produtos da pesca; facilitar o acesso aos mercados externos; e aumentar o leque de clientes e investidores potenciais.

Foto: DR.

Atualidade

Aveiro: Dois detidos por crime rodoviário durante o fim de semana

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), nos dias 25 e 26 de junho, em Aveiro, procedeu à detenção de 2 cidadãos por crime rodoviário.

Foi detido um homem, de 31 anos, por condução de veículo apreendido, devido à falta de seguro de responsabilidade civil, incorrendo, assim, num crime de desobediência.

De igual modo, foi detido um outro homem, de 28 anos, por condução sob influência de álcool. O condutor acusou uma taxa de alcoolemia de 1,41 g/l.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Homem detido por suspeita de Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), ontem, pelas 00H40, em Espinho, deteve um homem, de 48 anos, residente naquela cidade, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, em cumprimento de um Mandado de Detenção, emanado no âmbito de uma investigação desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal de Espinho.

Assim, no decorrer da referida investigação, a Polícia, sob a coordenação do Ministério Público, efetuou diligências processuais que culminaram, ainda, com a emissão de mandados de busca e apreensão (Domiciliária e Não Domiciliária), cujo cumprimento resultou na apreensão de 23 doses de estupefaciente (cocaína, heroína e haxixe), aproximadamente; 7 cigarros de haxixe (“charros”); cerca de 93 Euros; e 1 isqueiro, com compartimento para acondicionar estupefaciente.

Deste modo, o detido foi presente a interrogatório judicial, ontem, pelas 14h00, no DIAP de Santa Maria da Feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva, sendo transportado para o Estabelecimento Prisional do Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Escolar de Sintra em concerto na Vila no âmbito do Dia do Município

Publicado

on

A Orquestra Escolar de Sintra encerra as comemorações do Dia do Município, a 29 de junho, com um concerto gratuito no Terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, pelas 18h00.

Strauss, Bizet e Verdi são alguns dos nomes que compõem o programa deste concerto que encerra assim as comemorações do Dia do Município que acontecem por todo o concelho.

Foi em 2015 que a Câmara Municipal de Sintra deu os primeiros passos para criar um projeto educativo que promovesse a oferta alargada a todos os agrupamentos de escolas na área do ensino da música. O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” arrancou, nesse mesmo ano, com a participação de sete Agrupamentos de Escolas do concelho. Atualmente, o projeto conta com quinze Orquestras Escolares, abrangendo catorze Agrupamentos de Escolas.

O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” é totalmente desenvolvido em contexto escolar, integrando a oferta educativa dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra aderentes.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas