Connect with us

Atualidade

Expo Fish Portugal: 21 mercados importadores “atacam” pescado português

Exportações recuperam para €463M (+13% face a 2020) e o valor do pescado fresco transacionado em lota cresce 20% no 1º semestre

Publicado

on

A DOCAPESCA anunciou, hoje, a presença na EXPO FISH PORTUGAL de importadores de pescado oriundos de 21 mercados internacionais, desde Espanha à Austrália, passando pela Letónia, Canadá, Japão, Singapura, ou Tailândia e mais de 80 expositores, numa estratégia de alavancagem e dinamização do setor.

Se habitualmente, os maiores clientes externos são Espanha, França e Itália, que representam mais de 2/3 das exportações, a EXPO FISH PORTUGAL espera contribuir para o alargamento deste leque internacional aos cinco continentes, alavancando a internacionalização do setor da pesca e da comercialização do pescado.

Nesta feira, inteiramente virtual, espera-se aumentar o consumo dos principais mercados, e em simultâneo, criar relações sustentadas e duradouras com novos destinos menos tradicionais, que veem no pescado português uma fonte de produção singular de alta qualidade.

Organizada pela DOCAPESCA e com o patrocínio institucional do Ministério do Mar, “pretende centralizar a oferta de pescado nacional num evento virtual, que agrega comércio, investigação e inovação, e potenciar a dinâmica do setor, onde as empresas vão poder relacionar-se com uma dinâmica maior, mais ágil e mais integradora, com os mercados internacionais interessados”, refere a organização em nota.

A pesca, aquacultura e transformação do pescado que têm um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de cerca de 1.7 mil milhões de euros e empregam mais de 60.000 pessoas, esperam manter em 2022 a tendência de crescimento da última década (face a 2010, o VAB cresceu 41%).

De sublinhar que, apesar da resiliência demonstrada pelo setor do pescado, Portugal exportou, em 2020, menos 15,5% (917,6 M€) do que em 2019, consequência da pandemia de COVID-19, com o mercado europeu a ter um maior peso neste resultado (16,9%) do que o resto do mundo (10,4%). A única exceção são as conservas portuguesas que aumentaram as exportações em 13,8%, e foram o principal grupo de produtos exportados por Portugal em 2020, segundo o INE.

No 1º semestre de 2021, registou-se um crescimento no valor das exportações de 13% face ao período homólogo de 2020. No caso do pescado fresco transacionado em lota, o aumento do valor foi de 20% face a 2020 e de 8% face a 2019, superando assim os valores pré-pandemia.

A EXPO FISH PORTUGAL, que surge com um formato modernizado e apoiado na evolução digital e virtual, para dar resposta à nova realidade contactless, vai ser composta por um espaço expositivo virtual, por uma plataforma de encontros de negócios B2B, e uma conferência em formato híbrido, que irá decorrer na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

Num evento único, os participantes vão conseguir centralizar a oferta de pescado nacional (fresco e transformado); agregar comércio, investigação e formação no âmbito do setor das pescas, dirigido a profissionais nacionais e estrangeiros; contribuir para a evolução digital dos produtos da pesca; facilitar o acesso aos mercados externos; e aumentar o leque de clientes e investidores potenciais.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas