Connect with us

Atualidade

Estudo de Competências Sociais e Emocionais da OCDE apresentado em Sintra

Publicado

on

A apresentação do Estudo Internacional de Competências Sociais e Emocionais da OCDE teve lugar na passada sexta-feira, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, alerta para as conclusões deste estudo, que diz “merecerem uma reflexão nacional por parte das escolas e sobre o modelo de ensino. Sintra, e não deverá ser muito diferente no resto do país, apenas 60% dos adolescentes de 15 anos esperam continuar a estudar e completar um grau superior”.

Para Basílio Horta “o problema é que a escola se tornou apenas uma fonte de conhecimento e ignora o talento. Os jovens querem tocar música, querem conhecer cinema, teatro, literatura. Isto em termos nacionais é uma perda completa, uma perda de talentos”, alerta o autarca.

A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, Secretário de Estado Adjunto e Educação, João Costa, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins e o diretor do AE Monte da Lua, Nuno Cabanas.

A realização desta cerimónia significa, para Bruno Parreira, “o reafirmar do compromisso do Município de Sintra na procura de uma política educativa de excelência”. “Sintra é um dos concelhos do país com mais crianças e jovens, mais heterogéneo e multicultural, o que significa um enorme desafio e uma responsabilidade imensa da qual temos perfeita consciência e assumimos como nossa. E será esta a nossa responsabilidade, pegar neste documento e torná-lo num referencial de atuação futura”, concluiu.

Durante a apresentação, João Costa começou por agradecer a Sintra a “coragem e a ousadia” na realização deste estudo, “num campo para muitos ainda exploratório e difícil de entender”. Para o Secretário de Estado Adjunto e Educação “Sintra tem um potencial imenso, por ser como um tubo de ensaio que nos permite tirar conclusões para o resto do país. E isto é muito importante pela dimensão do concelho, mas também pelo que o concelho representa em termos de diversidade e multiculturalidade que estão aqui representadas”.

O estudo sobre “Competências Sociais e Emocionais (SSES)”, iniciado e coordenado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), resultou de um protocolo estabelecido entre o Ministério da Educação, Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Calouste Gulbenkian, em 2018.

A realização deste estudo pretendeu avaliar as competências sociais e emocionais das crianças e jovens e apoiar as cidades e os países envolvidos a desenvolver melhores práticas neste domínio, em que se inclui os resultados de Sintra, a única cidade portuguesa participante entre 2018 e 2019.

O território do Concelho de Sintra foi o escolhido para a realização do referido estudo, com aplicação dos questionários. Num universo dos alunos, das escolas da rede pública e privada, teve por objetivo uma amostra constituída por 3.000 alunos de 10 anos e 3.000 de 15 anos, envolvendo, igualmente, docentes, famílias e diretores de agrupamentos de escolas e escolas privadas. 

O inquérito da OCDE centrou-se em 15 competências sociais e emocionais que incluía desde a curiosidade e criatividade até ao controlo emocional.

Em relação aos resultados, este estudo, reconhece que as competências emocionais e sociais são determinantes no desenvolvimento pessoal dos alunos, no seu sucesso académico, com impacto na autoestima individual, mas também no desempenho profissional futuro e na construção de comunidades, onde os valores essenciais, associados ao conhecimento, tornarão o mundo local e global mais justo.

Reconhece, igualmente, que estas competências são essenciais num mundo em permanente mudança, para a construção de um futuro em que interagem de forma dinâmica conhecimentos, capacidades, atitudes, relação, participação na comunidade e bem comum.

O estudo apresenta, ainda, que os contextos familiares são determinantes na promoção das competências sociais e emocionais. Assim, o papel da escola, como estímulo à sua aprendizagem e desenvolvimento, deve atender àqueles que tendo menos oportunidades, resultantes da sua condição socioeconómica, possam encontrar os contextos de qualidade que lhes permitam progredir na mobilidade social.    

Foto: CMS.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Exposições na Torre Medieval e no Posto de Turismo

“Criatividade com simplicidade” e “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos”

Publicado

on

A Torre Medieval e o Posto de Turismo recebem, de 24 de março a 21 de maio, duas exposições de artesanato: na Torre Medieval vai estar patente “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos”; e, no Posto de Turismo, Joaquim Sousa mostra a sua “Criatividade com simplicidade”.

Como o nome indica, “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos” pretende mostrar as perspetivas da comunidade artesanal barcelense sobre a sua feira semanal, enquanto sítio que vai muito para além de um simples mercado de venda de produtos; antes, faz parte da identidade e marca dos barcelenses. É uma feira única em Portugal, que proporciona uma experiência ímpar de contacto com a autenticidade da cultura minhota [ndr: imagem de destaque].

Já no Posto de Turismo, o artesão Joaquim Sousa pretende dar a conhecer os seus primeiros trabalhos através da exposição “Criatividade com simplicidade”. O artesão utiliza madeiras variadas, mas dá primazia às madeiras nobres, como o castanho, a oliveira, o carvalho, o mogno e a nogueira. Ocasionalmente, usa outras madeiras como o pinho, o salgueiro ou o amieiro. É na combinação destas madeiras que nascem peças diferentes, repletas de criatividade, pormenor e alma.

Joaquim Felgueiras de Sousa foi recentemente certificado pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, como artesão no fabrico de utensílios e outros objetos em madeira.  É, portanto, um novo membro da comunidade artesanal do concelho, mais um protagonista da talentosa legião dos artesãos barcelenses.

As exposições “Criatividade com simplicidade”, por Joaquim Sousa, e “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos” estão patentes até 21 de maio, no Posto de Turismo e na Torre Medieval. No Posto de Turismo, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. Na Torre Medieval, pode visitar, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Madeira: PSP regista 66 acidentes de viação entre 17 e 23 de março

Dos acidentes resultaram 2 feridos graves e 23 ligeiros

Publicado

on

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira, relativamente à sinistralidade rodoviária verificada no período compreendido entre o dia 17 e do dia 23 de março, registou um total de 66 acidentes de viação nesta Região Autónoma, distribuídos pelos seguintes Concelhos: Funchal (37), Câmara de Lobos (4), Ribeira Brava (3), Ponta do Sol (4), Calheta (2), São Vicente (2) Santana (1), Machico (2) e Santa Cruz (11).

Este número de sinistros resultou num total de 2 feridos graves (1 no Funchal e 1 em Santa Cruz) e 23 feridos ligeiros, sendo (15 no Funchal, 2 em Câmara de Lobos, 3 na Ribeira Brava, 2 na Ponta do Sol e 1 em Machico).

As tipologias dos referidos acidentes de viação foram as seguintes: Colisão (47), despiste (11), atropelamentos (6), Outros (2).

Durante o referido hiato temporal, desenvolvemos uma série de operações de fiscalização rodoviária, que resultaram na materialização de 13 detenções por condução sob o efeito do álcool, sendo 5 no Funchal, 4 em Câmara de Lobos, 3 em Santa Cruz e 1 no Porto Santo, 4 detenções no Funchal por condução sem habilitação legal e 1 por desobediência/veiculo apreendido,  5 detenções em Câmara de lobos, sendo 1 com álcool/sem carta, 1 por desobediência/recusa de teste, 2 por desobediência/veiculo apreendido e 1 por desobediência/veiculo apreendido/recusa de rastreio.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Ribeira Brava: Detido por furto de carro

Publicado

on

O Comando Regional da PSP da Madeira deteve, em flagrante delito, um cidadão, do sexo masculino, com 26 anos de idade, natural e residente no concelho da Ribeira Brava, pelo crime de furto de carro.

A detenção ocorreu quando polícias pertencentes à Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Câmara de Lobos se encontravam em patrulhamento discreto na cidade da Ribeira Brava, tendo observado um comportamento suspeito por parte de um indivíduo já referenciado pela Polícia por anteriores práticas criminais, o qual se encontrava no interior de uma viatura num parque de estacionamento naquela urbe.

Após interpelarem, de imediato, o suspeito, o mesmo informou que aquela viatura não era sua, tendo, momentos antes, arrombado as respetivas fechaduras e efetuado uma “ligação direta”, preparando-se para sair para parte incerta naquele momento.

Efetuadas diligências, a PSP logrou contactar com o legítimo proprietário, o qual compareceu no local, confirmando a respetiva posse daquela viatura e desejado procedimento criminal.

O suspeito foi detido, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência, aguardando os ulteriores termos do processo nesta condição.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas