Connect with us

Atualidade

Estudo conclui que grande parte do património geológico de África está por desvendar

Publicado

on

Um estudo realizado por dois investigadores da Universidade de Coimbra (UC) conclui que o património geológico de África permanece desconhecido e defende que é urgente alterar a situação, de modo a atrair investimento na área do geoturismo que promova o desenvolvimento económico e social das comunidades africanas.

Neste estudo, publicado na revista Gondwana Research, Keynesménio Neto e Maria Helena Henriques, do Centro de Geociências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), apresentam uma análise exaustiva sobre o conhecimento atual acerca do património geológico de África. Ao longo de dois anos, os investigadores estudaram cerca de duas centenas e meia de documentos relativos à geodiversidade do continente africano.

Keynesménio Neto (Foto: DR)

Segundo os autores do estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), os resultados obtidos “põem em evidência os territórios cujo património geológico permanece desconhecido. A sua inventariação e avaliação são a base necessária para atrair investimento na área do geoturismo, que permita contribuir para a melhoria das condições de vida em países africanos com baixos índices de desenvolvimento”.

“Berço da humanidade, África possui uma riqueza em termos de biodiversidade que inunda inúmeros documentários televisivos. Contudo, o seu património geológico, que corresponde a registos com mais de 4 mil milhões de anos, continua por descobrir e explorar”, notam Keynesménio Neto e Maria Helena Henriques.

Maria Helena Henriques (Foto: DR)

Por isso, defendem os investigadores da FCTUC, é urgente estudar e divulgar o património geológico de África. Deve-se apostar, por exemplo, na inventariação e avaliação de geossítios, “com o objetivo de serem protegidos, e em procedimentos de valorização e monitorização que promovam o desenvolvimento sustentável através da geoeducação e do geoturismo”.

Os investigadores consideram que este estudo permite “definir um roteiro para a geoconservação no continente africano, auxiliando os decisores políticos a estabelecer prioridades e implementar projetos baseados em geopatrimónio que promovam o desenvolvimento económico e social das comunidades locais. Permite também a criação de instrumentos legais de proteção e políticas públicas atribuídas à conservação da natureza, em articulação com especialistas e empresários”. 

O artigo científico está disponível em: https://doi.org/10.1016/j.gr.2022.05.022.   

Fotos: DR.

Atualidade

Lisboa: Condutor detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4ª Divisão Policial, no dia 22 de abril, na freguesia de Alcântara, procedeu à detenção de um homem de 33 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, o condutor demonstrou claros sinais de nervosismo e inquietação, pelo que face ao forte odor a estupefaciente que se fez sentir, foi o mesmo questionado se tinha na sua posse produto suspeito de ser estupefaciente, tendo respondido negativamente.

Uma vez que foi possível observar, no interior da viatura, duas embalagens de cor castanho envolvidas em papel transparente, foi o indivíduo confrontado com esse facto, afirmando que se tratava de haxixe. Pelo exposto, foi sujeito a uma revista sumária, tendo sido encontrado na sua posse: 476.22 doses individuais de haxixe; 6.7 doses individuais de cocaína; e 81,90 euros em notas do BCE.

O detido recolheu às salas de detenção do COMETLIS para ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, para 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Caldas da Rainha: Detidos dois burlões dos “Euros Negros”

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 22 de abril, nas Caldas da Rainha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de dois homens, cidadãos estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos.

Recebida a notícia de que se encontravam dois indivíduos num hotel em Lisboa a tentar burlar um cidadão, os Polícias montaram um dispositivo no terreno que permitiu recolher informação que os crimes estavam na iminência de ocorrer.

Sendo habitual dos indivíduos que se dedicam a esta tipologia criminal fazer abordagens exploratórias, em vários locais até a “concretização” dos negócios, que se prendem com aberturas de sociedades de negócios para as quais convidam as vítimas a serem sócios e gestores das supostas sociedades em território nacional, demonstrando para o efeito que têm vários milhões de Euros para investir, sendo que, esses milhões serão montantes desviados de governos ou de associações de ajuda humanitária de países em conflito.

Montado o enredo e convencida a vítima, surge a segunda parte do plano que consiste em fazer uma demonstração com um líquido milagroso que limpa as notas marcadas, seja com carimbos de determinado país ou associação humanitária, permitindo desta forma a introdução no circuito financeiro legal, através das empresas supostamente criadas e das quais a vítima será supostamente o gestor.

Feita a transação, os suspeitos saem de cena e a vítima vê-se despojada do dinheiro que investiu, restando-lhe uma mala cheia de papéis e garrafas com o suposto liquido milagroso que apenas contém água e corante.

Na posse de fortes indícios que o crime estava a ocorrer foram os dois suspeitos, abordados e detidos.

Foi apreendido o seguinte pela PSP: 1 viatura; 8 telemóveis; 250 euros em notas do BCE; 2 relógios; 1 cofre; 24 molhos de papéis semelhantes a maços de notas; 3 garrafas de “líquido milagroso”; 2 documentos identificativos falsificados; outros artigos (pratas, rolos, secador) usados para potenciar o ilícito.

Os detidos foram presente no DIAP de Lisboa, para 1º Interrogatório Judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.      

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas