Connect with us

Atualidade

Encontros literários em Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova da Cerveira

Publicado

on

Valença, Arcos de Valdevez e Caminha acolhem, respetivamente, nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril, os “Encontros Literários do Alto Minho: As palavras que nos unem”, uma iniciativa com uma programação em multiformatos e que vai reunir alguns dos maiores nomes da literatura contemporânea portuguesa. A organização é da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com a RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho.

Para assegurar a efetiva participação de todos os públicos, as sessões terão suportes informativos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e com audiodescrição e a tradução simultânea em língua gestual. As bibliotecas municipais disponibilizam as suas instalações e outros espaços dos municípios para a realização destes encontros, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico à participação.

O programa inicia-se no dia 21, quinta-feira, em Valença, com três momentos distintos a decorrer na Biblioteca Municipal: o primeiro, às 10h30, vai juntar à conversa a escritora Isabel Rio Novo e alunos do ensino secundário. Isabel Rio Novo falará da sua experiência no ensino da Literatura, escrita de literatura biográfica e ficção, integrando elementos de outras disciplinas, como a História de Arte. O segundo momento acontece às 15h00, com a participação do Clube de Leitura “Chá com Palavras”; e o terceiro, às 21h00, com Isabel Rio Novo e Paulo Moura, dois autores cuja escrita assenta numa utilização sábia da linguagem, com toda a sua flexibilidade e variedade. Isabel é herdeira de um certo romantismo (patente na evocação do sanatório do Caramulo ou da Paris do século XIX) e irá contar quem foi Agustina Bessa-Luís; Paulo percorreu muitos quilómetros, aquém e além-fronteiras e traz um retrato impressionante sobre a Ásia contemporânea.

No dia seguinte, sexta-feira (dia 22), a iniciativa continua em Arcos de Valdevez, às 10h30, na Casa das Artes/ Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, com Tiago Salazar, autor de vários volumes resultantes da visita às mais distantes geografias, o qual fará uma abordagem à literatura de viagens, com alguns exemplos que, para todos os jovens (e não só), serão uma descoberta. Depois, às 21h30, no Centro Interpretativo do Barroco, a Universidade do Saber de Arcos de Valdevez e o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia farão uma encenação e intervenção, seguindo-se uma sessão com Rui Cardoso Martins e Tiago Salazar. Ambos sabem o que é uma redação de jornal, o que é uma viagem em reportagem; ambos têm a verve afiada quando se trata de analisar a sociedade. Rui escreveu inúmeras crónicas sobre sessões de tribunal e arriscou um romance protagonizado por um cego. Tiago conduz um Tuk Tuk em Lisboa, depois de conhecer os quatro cantos do globo.

Caminha encerra, no sábado (dia 23), estes encontros literários com três momentos que terão lugar na Biblioteca Municipal. Às 10h30, com Sílvia Alves, professora, contadora de histórias, dedicada à literatura para a infância e juventude, e Paulo Freixinho, um dos mais profícuos criadores de Palavras Cruzadas, presente em diversos jornais e revistas, num encontro com um público juvenil, onde irão ser feitos exercícios de cruciverbalismo e narradas algumas histórias. Os dois escritores irão juntar-se, às 15h30, à Academia Sénior de Caminha, para um momento de interação. Às 17h30, é a vez de Manuel Jorge Marmelo e Manuella Bezerra de Melo se juntarem para uma conversa, que incluirá o visionamento de vídeos de alguns dos poetas da antologia Vai Para a Tua Terra. Marmelo, jornalista (um dos fundadores do Público), escritor premiado e destacado, tem utilizado os seus romances mais recentes para introduzir alguns temas pertinentes e o combate a algumas formas de exclusão. A migração está no centro dessas atenções. Manuella, com um percurso ligado à Literatura e Comunicação, tem ocupado uma posição bem visível no que toca à defesa dos Direitos Humanos. O passo mais recente, foi a criação da antologia Volta Pra Tua Terra, preenchida com poesia de diversos autores, de diferentes geografias, imigrantes em Portugal.

João Morales fará a moderação de todas as sessões. Os “Encontros Literários do Alto Minho – As Palavras que nos Unem” prosseguem no dia 29, em Ponte de Lima, e no dia 30, em Vila Nova de Cerveira. Os livros dos autores que integram a iniciativa encontram-se disponíveis para empréstimo em todas as bibliotecas municipais e, em formato acessível para pessoas com necessidades especiais, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Em outubro terá lugar a segunda etapa desta edição, abrangendo os restantes concelhos do Alto Minho (Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura), cuja programação será, a seu tempo, divulgada.

Esta iniciativa insere-se no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu. Este projeto tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas