Atualidade
Do agroalimentar à biomédica: Estratégias inovadoras e sustentáveis em debate na Católica
Innovation Day 2022, dia 8 julho, na Escola Superior de Biotecnologia

As tecnologias emergentes em produtos biológicos inovadores é o tema do Innovation Day deste ano. Um evento anual, organizado pela Escola Superior de Biotecnologia, que reúne académicos, investigadores e profissionais de organizações públicas e privadas, a nível nacional e internacional. Este ano, o Innovation Day realiza-se já hoje, 8 de julho, entre as 9h00 e as 13h00, e o enfoque são as novas tecnologias de apoio a setores que se cruzam e complementam, desde a agricultura, ao processamento alimentar, à economia circular até à biomédica.
As necessidades do consumidor estão em mudança e torna-se inevitável que a indústria responda a esses desafios como uma oportunidade e, eventualmente, cresça com elas. Nos últimos anos, a indústria agroalimentar tem um maior valor de mercado, mas também crescentes desafios, nomeadamente, um crescente impacto no ambiente ligado à necessidade de uma crescente produtividade associada a um aumento da população. Esta situação preocupante levou ao desenvolvimento de várias tecnologias verdes e sustentáveis ao longo dos anos, que podem reduzir o consumo de energia, reduzir o impacto negativo sobre o ambiente e os produtos, promover com frequência aumentos de produtividade, respondendo assim às necessidades e preocupações das empresas, consumidor e do planeta.
“Nesta edição, o Innovation Day procura ser uma montra do que de melhor se faz em termos de tecnologias verdes e sustentáveis aplicadas ao sistema alimentar e a áreas fronteira que permitem reduzir o consumo de recursos, mas também pretende impulsionar novos eixos de investigação com impacto em conjunto com as organizações presentes,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Esta é uma iniciativa anual que, em paralelo, dá uma oportunidade única aos nossos estudantes para conhecer e explorar sinergias entre diferentes setores”, conclui.
Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa, explica que “é, para nós, muito importante, enquanto centro de investigação, e em estreita articulação com a Escola Superior de Biotecnologia, fomentar o debate dos avanços de I&D e inovação em resposta às necessidades e dar a conhecer o que de melhor se está a fazer na indústria agroalimentar e biomédica, seja pelos investigadores, seja pelos profissionais das organizações públicas e privadas.”
Durante a manhã serão apresentados, entre outros temas, o exemplo do “PHENOME-EMPHASIS: building a French Plant Phenomic Infrastructure,” desenvolvido pelo INRAE – Instituto Francês de Investigação em Agricultura, Alimentação e Ambiente, e “Increasing Sustainability – Valorizing Side Streams by Cavitation Enhanced Extraction”, pela empresa austríaca ANDRITZ. A manhã termina com uma mesa-redonda sobre desafios e oportunidades no sector agroalimentar que contará com a presença de Deolinda Silva (Executive Director Portugal Foods); Amândio Santos (Executive Director GRUPO PRIMOR); José Ventura (Medical Device Unit Project Manager, Artur Salgado, S.A.) e António Jorge Tavares (President & Managing Director, PERFINOX – Indústria Metalúrgica, S.A.).
Para mais informações e inscrição pode consultar: https://esb.ucp.pt/pt-pt/eventos/esb-innovation-day-2022-emergent-technologies-bioproducts-innovation-40596 .
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca