Connect with us

Atualidade

“Diversão Selvagem’’: Zoo Santo Inácio retoma campos de férias de Natal

Publicado

on

Atividades como a preparação da alimentação dos animais e a descoberta das particularidades de cada espécie são uma oportunidade para aproximar os mais novos da natureza

O Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico do Norte do país, retoma os já emblemáticos campos de férias na natureza. Dirigidos a crianças dos 6 aos 13 anos, as atividades decorrem entre os dias 20 e 23 de dezembro e garantem “Diversão Selvagem.”

Os campos de férias no Zoo Santo Inácio são uma oportunidade para que os mais novos possam aprender mais sobre a conservação das espécies e a preservação da natureza, através de atividades com os tratadores que vão desde a preparação da alimentação dos animais até à descoberta das particularidades de cada espécie.

“Onde habitam os leões? Qual a importância de um Tratador de animais? Quantas gazelas-dama existem na natureza? Como se alimentam os pandas vermelhos? Como é a vida de um Zoo? Estas são apenas algumas das questões a que vamos querer responder para que, desde cedo, as futuras gerações possam ter uma missão muito especial – serem verdadeiros embaixadores da preservação animal”, salienta Teresa Guedes, diretora do Zoo Santo Inácio.

Recorde-se que, desde a abertura do espaço, no ano 2000, o Zoo Santo Inácio tem vindo a defender que a proximidade à vida selvagem, a observação e a compreensão do papel de cada animal na natureza, contribui para a formação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a conservação das espécies e preservação do ambiente.

Os campos de férias de Natal decorrem das 08h30 às 18h00 e incluem, para todos os participantes que queiram conhecer o reino animal de forma divertida e didática, diversas atividades e jogos natalícios, a descoberta dos mais de 15 hectares de natureza do Zoo Santo Inácio, e ainda conhecer de perto o trabalho de alguns dos tratadores que se dedicam aos 600 animais que lá habitam.

As inscrições têm o custo de €21 por dia e deverão ser garantidas até ao dia 15 de dezembro, através dos contactos +351 227 878 500 ou geral@zoosantoinacio.com

O Zoo Santo Inácio abriu portas em 2000 com o objetivo de aproximar a comunidade da Natureza e da Vida Selvagem, alertando para a crescente importância da Conservação das Espécies da Fauna e da Flora de todo o mundo. 

Em 2004 tornou-se membro da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), em 2006 foi fundador da Associação Portuguesa de Zoos e Aquários (APZA) e é um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA, participa em Programas Europeus de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP). No ano de 2014, o Zoo Santo Inácio passou a integrar o Grupo Thoiry. 

O Zoo Santo Inácio alberga cerca de 600 animais de 200 espécies, tendo já favorecido o nascimento de mais de 150 crias integradas nos programas de Preservação EEP. 

A proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio. Todas as espécies acolhidas pelo Zoo habitam em verdes e amplos ambientes, concebidos de forma a recriar os habitats de origem, proporcionando-lhes as melhores condições de conforto para que se possam manter saudáveis e manter os instintos animais.

Imagem: ZSI.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas