Atualidade
Dignificação da formação profissional premiada pela ATEC
Formandos e parceiros em destaque

A dignificação e reconhecimento da formação profissional estiveram na base da criação dos Prémios ATEC que, na sua primeira edição – integrados na conferência “A importância da Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) no mercado laboral”, em Palmela e Matosinhos – honraram os formandos e os parceiros da Academia que mais se destacaram ao longo do ano letivo.
A formação profissional e a qualificação técnica são uma forte alavanca para o desenvolvimento sustentado das empresas e para o crescimento económico do País. Consciente de que muito mais que uma mera alternativa para terminar a escolaridade, devem ser encaradas como uma opção, com a instituição destes prémios, a ATEC – Academia de Formação pretendeu reconhecer aqueles que, ao longo dos últimos anos, provaram que as competências adquiridas durante a formação profissional são cada vez mais necessárias e valorizadas pelo mercado.
“Apesar dos progressos, a educação e a formação profissional têm enfrentado uma histórica desvalorização, com a associação da sua imagem a um tipo de ensino destinado pessoas com menor desempenho escolar. Felizmente, são cada vez menos as empresas que as veem assim. Reconhecem as suas mais-valias e percecionam o estágio, não como a última etapa de um curso, mas como uma entrada na organização. Trabalhamos, diariamente, com formandos e empresas para reforçar esta ideia e quisemos valorizar aqueles que mais têm contribuído para esta mudança de mentalidade”, começa Pedro Oliveira, Diretor de Formação da ATEC.
Durante a conferência e a entrega de prémios, foi destacada a importância dos estágios na aproximação à realidade laboral e na aquisição de experiências pré-profissionais e realçado o nível de preparação encontrada nos alunos da ATEC. O papel dos formandos no processo da renovação geracional das instituições foi distinguido pelos diferentes parceiros que sublinharam as mais-valias de parcerias com entidades de formação como a ATEC. O seu papel como tutores e futuros empregadores, por outro lado, também não passou despercebido e também foi alvo de apreciação.
O debate e a partilha de perspetivas foram uma constante ao longo de toda a cerimónia, com uma certeza em comum – a importância da aposta na valorização deste tipo de formação.

Terminada a conferência, e distinguidos os vencedores, Pedro Oliveira deixa o desafio: “Considerando a forte ligação e alinhamento às necessidades do mercado de trabalho, uma clara orientação para o saber-fazer e a possibilidade do prosseguimento de estudo, serão estes argumentos suficientemente sólidos para que a educação e formação profissional se assumam como uma opção?”.
Vencedores Prémios ATEC
- Tutoria de Excelência – Eurohidra e We Provide Solutions
- Mérito Empresarial na promoção de competências profissionais – SOAUTO e Jacinto & Alice
- Parceiro ATEC – Capgemini, Worten, Norauto e STET
- Promoção do Emprego – CGI e STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
- Prémio carreira – Gabriela Facury e André Ribeiro (diplomados ATEC)
- Prémio Estagiário ATEC – Pedro Moura, Adérito Neto, José Capela e Carlos Ramos
Destaque para a Fundação Amélia de Melo, que, este ano, se uniu à ATEC para premiar, monetariamente, dois jovens estagiários que se distinguiram segundo os critérios do prémio Industrial Future.
Fotos: ATEC.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca