Connect with us

Atualidade

Dignificação da formação profissional premiada pela ATEC

Formandos e parceiros em destaque

Publicado

on

A dignificação e reconhecimento da formação profissional estiveram na base da criação dos Prémios ATEC que, na sua primeira edição – integrados na conferência “A importância da Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) no mercado laboral”, em Palmela e Matosinhos – honraram os formandos e os parceiros da Academia que mais se destacaram ao longo do ano letivo.

A formação profissional e a qualificação técnica são uma forte alavanca para o desenvolvimento sustentado das empresas e para o crescimento económico do País. Consciente de que muito mais que uma mera alternativa para terminar a escolaridade, devem ser encaradas como uma opção, com a instituição destes prémios, a ATEC – Academia de Formação pretendeu reconhecer aqueles que, ao longo dos últimos anos, provaram que as competências adquiridas durante a formação profissional são cada vez mais necessárias e valorizadas pelo mercado.

“Apesar dos progressos, a educação e a formação profissional têm enfrentado uma histórica desvalorização, com a associação da sua imagem a um tipo de ensino destinado pessoas com menor desempenho escolar. Felizmente, são cada vez menos as empresas que as veem assim. Reconhecem as suas mais-valias e percecionam o estágio, não como a última etapa de um curso, mas como uma entrada na organização. Trabalhamos, diariamente, com formandos e empresas para reforçar esta ideia e quisemos valorizar aqueles que mais têm contribuído para esta mudança de mentalidade”, começa Pedro Oliveira, Diretor de Formação da ATEC.

Durante a conferência e a entrega de prémios, foi destacada a importância dos estágios na aproximação à realidade laboral e na aquisição de experiências pré-profissionais e realçado o nível de preparação encontrada nos alunos da ATEC. O papel dos formandos no processo da renovação geracional das instituições foi distinguido pelos diferentes parceiros que sublinharam as mais-valias de parcerias com entidades de formação como a ATEC. O seu papel como tutores e futuros empregadores, por outro lado, também não passou despercebido e também foi alvo de apreciação.

O debate e a partilha de perspetivas foram uma constante ao longo de toda a cerimónia, com uma certeza em comum – a importância da aposta na valorização deste tipo de formação.

Conferencistas (Foto: ATEC)

Terminada a conferência, e distinguidos os vencedores, Pedro Oliveira deixa o desafio: “Considerando a forte ligação e alinhamento às necessidades do mercado de trabalho, uma clara orientação para o saber-fazer e a possibilidade do prosseguimento de estudo, serão estes argumentos suficientemente sólidos para que a educação e formação profissional se assumam como uma opção?”.

Vencedores Prémios ATEC

  • Tutoria de Excelência – Eurohidra e We Provide Solutions
  • Mérito Empresarial na promoção de competências profissionais – SOAUTO e Jacinto & Alice
  • Parceiro ATEC – Capgemini, Worten, Norauto e STET
  • Promoção do Emprego – CGI e STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
  • Prémio carreira – Gabriela Facury e André Ribeiro (diplomados ATEC)
  • Prémio Estagiário ATEC – Pedro Moura, Adérito Neto, José Capela e Carlos Ramos

Destaque para a Fundação Amélia de Melo, que, este ano, se uniu à ATEC para premiar, monetariamente, dois jovens estagiários que se distinguiram segundo os critérios do prémio Industrial Future.

Fotos: ATEC.

Atualidade

Universidade do Minho recebe Encontro Nacional do IN2PAST

Património, artes, sustentabilidade e território juntam 170 cientistas durante quatro dias

Publicado

on

O 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) vai decorrer de 22 a 25 de janeiro na Universidade do Minho, em Braga, com cerca de 170 participantes, e no Extremo, em Arcos de Valdevez.

Os trabalhos começam nesta quarta-feira, às 17h00, com uma reunião aberta na Reitoria da Universidade do Minho, que envolve representantes regionais e nacionais nas áreas do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Com a presença da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do vice-reitor para Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, esta sessão pública pretende, mais do que apresentar o IN2PAST, auscultar os representantes das instituições sobre necessidades específicas, a fim de mobilizar parcerias na interação entre os técnicos e os investigadores.

Está confirmada a participação de responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais, do Consello da Cultura Galega e do Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit-CSIC), além de representantes autárquicos de comunidades intermunicipais e municipais, diretores e técnicos de arquivos, bibliotecas, museus e de outras instituições públicas e privadas.

O programa científico arranca na quinta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar. A abertura é às 9h00, no auditório B2, com intervenções de membros das direções do IN2PAST e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), organizadores deste Encontro. Até à tarde seguinte estão previstas seis sessões plenárias de debate – Intervir, Reconhecer, Cruzamentos disciplinares, Tecnologias, Pluralidades e Práticas colaborativas –, a par da reunião do Conselho Científico do IN2PAST e da sessão “Relatores”, com a síntese dos trabalhos.

Saída de campo a Arcos de Valdevez

Para sábado, dia 25, está programada uma saída de campo até ao lugar do Extremo, autêntico laboratório vivo que junta cientistas e a comunidade local no estudo da paisagem e do património numa perspetiva de sustentabilidade e que é um exemplo de práticas colaborativas e ciência cidadã. O momento conta igualmente com a presença de responsáveis do Município arcuense e da Junta de Freguesia de Portela e Extremo.

No Encontro Nacional do IN2PAST cruzam-se diferentes áreas do saber, da História à Química, passando pela Arquitetura, Musicologia, Antropologia, Arqueologia, Urbanismo, Museologia, Conservação, Geologia, Arquivística ou Bioquímica. É um fórum de excelência para a construção de novas formas de investigação, inovação, dinamização e colaboração entre os cerca de 350 doutorados das sete unidades de I&D do IN2PAST.

Estas unidades, repartidas por cinco universidades (Évora, Coimbra, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE) e cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, são: o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; o Lab2PT; o Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA; o Instituto de História Contemporânea – IHC; o Instituto de História da Arte – IHA; o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA; e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM.

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Universidade Católica do Porto promove debate “A Felicidade é Lucrativa?”

Dia 30 de janeiro, pelas 18h00, no Porto

Publicado

on

Isabel Braga da Cruz (Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa), Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa”) e Sofia Mexia Alves (Presidente da Direção da Unificar) são os oradores convidados do debate “A Felicidade é Lucrativa?”. Um evento que se realiza a 30 de janeiro, pelas 18 horas, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e que conta com a moderação de Rui Couceiro (Editor do livro).

Inspirado no livro “A Felicidade é Lucrativa”, de Ricardo Costa, este debate procura trazer a visão de quem lidera organizações em diferentes áreas da sociedade: da academia às instituições públicas, passando também pelas IPSS. No livro, o autor apresenta uma forma nova de olhar para o mundo corporativo – e para o país -, partilhando como se consegue melhorar os espaços de trabalho, mostrando como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz. Ricardo Costa criou, em 2017, o primeiro departamento da Felicidade em Portugal, fez um MBA Executivo e integra o Conselho Consultivo Institucional da Católica Porto Business School.

O debate “A Felicidade é Lucrativa?” é aberto ao público, mas sujeito a inscrição prévia.

Mais informações disponíveis em A Felicidade é Lucrativa? | Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Odivelas: Homem de 28 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de janeiro, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de um homem de 28 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

A referida detenção ocorreu na sequência de uma ação de fiscalização, tendo o detido, quando exercia a condução de uma viatura, sido encontrado na posse de uma arma branca, devidamente acondicionada numa bolsa de transporte.

O detido foi libertado e notificado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas