Connect with us

Atualidade

Delegação Policial Portuguesa no UEFA EURO2024 Alemanha

Publicado

on

A Delegação Policial Portuguesa no UEFA EURO 2024 é assegurada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) através de 7 polícias, incluindo o chefe da delegação, e por 2 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A missão desta Delegação, que durante o decorrer do evento irá desempenhar funções na Alemanha no âmbito da cooperação internacional, é contribuir para que o mesmo seja o mais seguro, protegido e acolhedor possível, com o objetivo primordial de servir e acompanhar os adeptos portugueses que seguem a Seleção Nacional.

Portugal é dos países mais experientes e reconhecidos no âmbito da organização de eventos desportivos de grande complexidade e envergadura, visto já ter organizado um Europeu de Futebol, a Final Four da Liga das Nações e diversas finais europeias de clubes, além da nossa Seleção ter participado em todas as fases finais das competições nos últimos 20 anos (tendo havido sempre acompanhamento de uma delegação policial).

A troca e partilha de informação e de experiências com a Polícia Federal Alemã (PFA) tem sido mantida há vários meses, sendo esta garantida pelo Ponto Nacional de Informações para o Desporto (PNID) da PSP. Esta troca e partilha de informação de índole policial, constante e permanente, é essencial à organização e segurança do evento, permitindo que a PFA tenha conhecimento de toda a informação de relevo associada aos adeptos portugueses.

O International Police Cooperation Centre (IPCC) – Centro de Cooperação Policial Internacional – é o organismo dedicado e destinado à recolha, partilha, análise e tratamento de informações relativas a adeptos durante todo o evento.

A delegação portuguesa terá dois Oficiais da PSP (oriundos do Ponto Nacional de Informações Desportivas) no IPCC. Estes polícias possuem uma vasta experiência e conhecimento no âmbito da cooperação internacional por força da sua integração na Rede NFIP (National Football Information Point) e, consequentemente, dos diversos grupos de trabalho europeus em que participam.

No IPCC estarão representadas as autoridades alemãs, os NFIP (incluindo os representantes portugueses da PSP) dos diversos países participantes no torneio, a EUROPOL, a INTERPOL e a UEFA.

A Delegação portuguesa integra, ainda, 6 spotters (polícias especializados no controlo, acompanhamento e supervisão de adeptos de futebol) que estarão presentes nos vários locais onde os nossos adeptos estarão concentrados, nomeadamente fan meeting points, estádios e espaços turísticos das cidades onde joga a Seleção Nacional.

Os spotters terão uma abordagem proativa, a qual assenta em princípios de apoio, comunicação e diálogo com os adeptos portugueses. Assumem também a ligação com as autoridades alemãs e uma relação estreita com a Federação Portuguesa de Futebol, designadamente a sua equipa de apoio ao adepto.

Relativamente aos adeptos portugueses que se deslocam à Alemanha a fim de apoiar a nossa Seleção e assistir aos jogos de futebol, aconselha-se:

– Utilizar os fan meeting points definidos pelas autoridades alemãs e comunicados/organizados pela Federação Portuguesa de Futebol;

– Respeitar os horários de deslocação/chegada aos estádios de modo a garantir que todos acedem ao recinto antes do início dos jogos;

– Redobrar a atenção relativamente aos pertences: carteira, documentos, telemóvel, de modo a evitar furtos por carteirista;

– Adotar um comportamento cumpridor e respeitador das regras e das indicações transmitidas pelas autoridades alemãs;

– Evitar o consumo excessivo de álcool;

– Promover o respeito e o espírito de fair-play.

Por fim, relembra-se que a posse/utilização de pirotecnia é proibida na Alemanha, pelo que se apela que evitem o uso e manuseamento de qualquer tipo de artigo de pirotecnia, tanto pelo facto de consubstanciar um ilícito, como pela perigosidade do uso e manuseamento destes artigos.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Delegação da Cities@Heart visita Barcelos

Publicado

on

Barcelos recebeu uma delegação da Rede Cities@Heart, uma Rede de Planeamento de Ação URBACT, dedicada à partilha de boas-práticas e inovações para melhorar a gestão dos centros das cidades.

Esta visita fez parte do programa do terceiro encontro transnacional, organizado pela Associação Quadrilátero Urbano, composta pelas cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.

Em Barcelos, a comitiva da Cities@Heart visitou o Centro Histórico da Cidade.

Este encontro, que decorreu nos dias 18 e 19, teve como objetivo explorar a identidade urbana e as novas cadeias de abastecimento, através de uma série de visitas de estudo, workshops e discussões.

A Rede Cities@Heart é coordenada pela grande Metrópole de Paris e integra 9 outros parceiros do projeto: Cesena (IT), Granada (ES), Osijek (HR), Amfiktyonies Development Organisation (EL), Celje (SI), Fleurus (BE), Sligo (IE), The Krakow Metropolis Association e a Associação Quadrilátero Urbano (PT).

O primeiro dia teve início em Barcelos, nomeadamente no Museu da Olaria, onde foi apresentada aos participantes a estratégia para a cultura, turismo, desporto e juventude, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município barcelense.

No segundo dia do encontro, realizou-se, em Braga,  uma mesa redonda sobre a identidade urbana e as novas formas de abastecimento, com a participação de Olga Pereira, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Elisa Braga, Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato da Câmara Municipal de Barcelos, Joana Fernandes, Administradora Executiva do Teatro Circo de Braga, Francisco Jorge, Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico, Economia e Internacionalização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e Ricardo Machado, Diretor do Departamento de Inovação, Transformação Digital e Economia da Câmara Municipal de Guimarães. A mesa redonda foi moderada por Mar Santamaria Varas, perita da cidade líder do projeto.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Britânico oferece coleção ao Museu do Bombeiro de Valença

Publicado

on

O Museu do Bombeiro de Valença recebeu a doação de 627 miniaturas, de réplicas de camiões de bombeiros, do colecionador britânico Peter Elliot.

A cerimónia de receção do espólio decorreu no Museu do Bombeiro Manuel Valdez Sobral. No ato, esteve o doador, Peter Elliot e esposa, que entregaram ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, o espólio. A cerimónia contou, ainda, com a presença do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, Abel Guerreiro, e do Vereador, Arlindo de Sousa.

O Presidente da Câmara agradeceu a oferta deste espólio que vem enriquecer, ainda mais, este espaço museológico valenciano.

Peter Elliot, natural do País de Gales, dedicou uma vida à British Airforce, como bombeiro: A dedicação virou paixão e proporcionou esta coleção que, ao longo de 53 anos, reuniu 527 peças. O proprietário, no dia em que faz 74 anos, coloca esta coleção ao serviço da comunidade, no que considera ser “um dos espaços museológicos, dedicados à vida dos bombeiros, dos mais interessantes do mundo”.

Esta é a segunda grande doação que o Museu do Bombeiro de Valença recebe. A primeira ocorreu em 1994, de 4000 peças, doadas por Manuel Valdez Sobral que deu origem à criação deste espaço museológico.

Foto: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

Policiamento Velocipédico da PSP do Porto – Operação Verão Seguro 2024

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito da Operação Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2024, entre os dias 19 de Junho e 15 de Setembro vai operar com equipas de patrulhamento velocipédico com o objetivo de proporcionar e aumentar a segurança das pessoas e bens nas áreas turísticas e balneares da sua área de responsabilidade, rentabilizando as potencialidades deste tipo de patrulhamento que possibilita o alargamento da área de patrulha assim como maior proximidade com a população.

Estas equipas velocipédicas irão desenvolver patrulhamento nas áreas ribeirinhas, marítimas e históricas do Porto e Vila Nova de Gaia, bem como, nas zonas balneares de Matosinhos, Leça da Palmeira, Vila do Conde e Póvoa do Varzim.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas