Connect with us

Atualidade

Delegação Policial Portuguesa no UEFA EURO2024 Alemanha

Publicado

on

A Delegação Policial Portuguesa no UEFA EURO 2024 é assegurada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) através de 7 polícias, incluindo o chefe da delegação, e por 2 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A missão desta Delegação, que durante o decorrer do evento irá desempenhar funções na Alemanha no âmbito da cooperação internacional, é contribuir para que o mesmo seja o mais seguro, protegido e acolhedor possível, com o objetivo primordial de servir e acompanhar os adeptos portugueses que seguem a Seleção Nacional.

Portugal é dos países mais experientes e reconhecidos no âmbito da organização de eventos desportivos de grande complexidade e envergadura, visto já ter organizado um Europeu de Futebol, a Final Four da Liga das Nações e diversas finais europeias de clubes, além da nossa Seleção ter participado em todas as fases finais das competições nos últimos 20 anos (tendo havido sempre acompanhamento de uma delegação policial).

A troca e partilha de informação e de experiências com a Polícia Federal Alemã (PFA) tem sido mantida há vários meses, sendo esta garantida pelo Ponto Nacional de Informações para o Desporto (PNID) da PSP. Esta troca e partilha de informação de índole policial, constante e permanente, é essencial à organização e segurança do evento, permitindo que a PFA tenha conhecimento de toda a informação de relevo associada aos adeptos portugueses.

O International Police Cooperation Centre (IPCC) – Centro de Cooperação Policial Internacional – é o organismo dedicado e destinado à recolha, partilha, análise e tratamento de informações relativas a adeptos durante todo o evento.

A delegação portuguesa terá dois Oficiais da PSP (oriundos do Ponto Nacional de Informações Desportivas) no IPCC. Estes polícias possuem uma vasta experiência e conhecimento no âmbito da cooperação internacional por força da sua integração na Rede NFIP (National Football Information Point) e, consequentemente, dos diversos grupos de trabalho europeus em que participam.

No IPCC estarão representadas as autoridades alemãs, os NFIP (incluindo os representantes portugueses da PSP) dos diversos países participantes no torneio, a EUROPOL, a INTERPOL e a UEFA.

A Delegação portuguesa integra, ainda, 6 spotters (polícias especializados no controlo, acompanhamento e supervisão de adeptos de futebol) que estarão presentes nos vários locais onde os nossos adeptos estarão concentrados, nomeadamente fan meeting points, estádios e espaços turísticos das cidades onde joga a Seleção Nacional.

Os spotters terão uma abordagem proativa, a qual assenta em princípios de apoio, comunicação e diálogo com os adeptos portugueses. Assumem também a ligação com as autoridades alemãs e uma relação estreita com a Federação Portuguesa de Futebol, designadamente a sua equipa de apoio ao adepto.

Relativamente aos adeptos portugueses que se deslocam à Alemanha a fim de apoiar a nossa Seleção e assistir aos jogos de futebol, aconselha-se:

– Utilizar os fan meeting points definidos pelas autoridades alemãs e comunicados/organizados pela Federação Portuguesa de Futebol;

– Respeitar os horários de deslocação/chegada aos estádios de modo a garantir que todos acedem ao recinto antes do início dos jogos;

– Redobrar a atenção relativamente aos pertences: carteira, documentos, telemóvel, de modo a evitar furtos por carteirista;

– Adotar um comportamento cumpridor e respeitador das regras e das indicações transmitidas pelas autoridades alemãs;

– Evitar o consumo excessivo de álcool;

– Promover o respeito e o espírito de fair-play.

Por fim, relembra-se que a posse/utilização de pirotecnia é proibida na Alemanha, pelo que se apela que evitem o uso e manuseamento de qualquer tipo de artigo de pirotecnia, tanto pelo facto de consubstanciar um ilícito, como pela perigosidade do uso e manuseamento destes artigos.

Foto: PSP.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas