Connect with us

Atualidade

Dantas Rodrigues & Associados abre escritório em Viana do Castelo com Galiza na mira

Sociedade reforça presença a Norte, com ligação direta ao escritório do Porto para cobrir área da Galiza, Minho e Grande Porto

Publicado

on

A sociedade de advogados Dantas Rodrigues & Associados está, a partir de agora, presente em Viana do Castelo, com a abertura de um escritório no Edifício Palácio, numa ação que visa o reforço da presença a Norte, com maior aproximação ao mercado da Galiza, onde a equipa já está presente através de parcerias com escritórios locais. “É um passo lógico e natural na estratégia de crescimento que temos delineada”, diz Dantas Rodrigues, sócio-partner da sociedade com sede em Lisboa e escritório no Porto.

“Desde há algum tempo que temos estabelecidas várias parcerias com escritórios de advogados de outros países, Espanha incluída e, em particular, na Galiza”, refere o advogado. Por isso, sustenta, “foi com naturalidade que surgiu o objetivo de abrir um escritório em Viana do Castelo”.

Dantas Rodrigues recorda que “Viana do Castelo é um município muito industrializado, com forte ligação a sectores como o têxtil, a construção naval, a pesca, a mecânica, papel e cartão, energias renováveis”. “Um concelho onde estão presentes as grandes empresas empregadoras que são simultaneamente exportadoras e, também por isso, faz todo o sentido instalar aqui os nossos serviços”, frisa o sócio-partner da Dantas Rodrigues & Associados.

Paralelamente, frisa o advogado, “estamos à porta da Galiza, prontos para oferecer a melhor qualidade de serviços jurídicos integrados às empresas que estão instaladas na Galiza ou que ali querem instalar-se ou manter negócios com parceiros do outro lado da fronteira”.

O escritório de Viana do Castelo, tal como os do Porto ou de Lisboa, terá uma equipa multidisciplinar de profissionais habituados a prestar assessoria em diferentes idiomas e com as mesmas especialidades. Em particular na área do Direito da Família, Direito Imobiliário, Direito Sénior, Direito da Segurança Social e Pensões, Direito Administrativo, Direito Fiscal e Contencioso Tributário, Direito Penal, Direito do Trabalho (Laboral), Direito das Sociedades / Empresa, Direito Internacional e Registos e Notariado.

Recorde-se que, além dos serviços jurídicos, a Dantas Rodrigues & Associados tem vindo a desenvolver um importante trabalho na área da Terceira Idade, tendo criado, em 2020, o Gabinete Sénior, um projeto social de apoio aos cidadãos com 65 ou mais anos, bem como aos seus cuidadores. Reunido em forma de livro, os conselhos e explicações jurídicas procuram ajudar a tomar as decisões mais corretas, sendo um projeto pioneiro à data no mercado da advocacia portuguesa.

Igualmente focado na excelência da formação, o Centro de Estudos Dantas Rodrigues (CEDR) criou uma academia associada ao escritório de advogados, para formação especializada, para o desenvolvimento de competências jurídicas, de gestão e de liderança. Este Centro promove ainda a edição de obras técnico-jurídicas, resultantes do estudo e investigação em áreas como o Direito, a Fiscalidade, a Ciência Política e a Cidadania, mas absolutamente distintas de outras publicações no género pela linguagem acessível utilizada e pela inovação científica que as norteia.

Foto: DR.

Atualidade

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Publicado

on

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude. 

De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.

Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”. 

Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”

Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:

O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Experiência no Rio Cávado: Barcelos River Sport

Publicado

on

O Município de Barcelos promove, no dia 2 de abril, uma descida do Rio Cávado em Kayaks e Pranchas SUP, entre a praia Fluvial de Manhente e Barcelos.

A iniciativa decorre das 9h00 às 13h00 e tem como principal objetivo a valorização deste curso de água, demonstrando à comunidade formas de “dar vida ao rio”.

O ponto de encontro é nas Piscinas Municipais de Barcelos e todos os participantes têm seguro da responsabilidade do Município e oferta de um pequeno lanche no final.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: Dois detidos por condução sob o efeito do álcool

Publicado

on

Hoje, na cidade de Guimarães, a PSP deteve dois cidadãos, com 36 e 53 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo os mesmos acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de1,78 e 1,49 no sangue, respetivamente.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Guimarães.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas