Connect with us

Atualidade

Congresso Popular Sobre Direitos e Liberdades Fundamentais em Viana do Castelo

Decorreu entre 10 e 12 de junho

Publicado

on

A organização do Congresso Popular Sobre Direitos e Liberdades Fundamentais, “congratula-se com o sucesso obtido ao longo dos três dias de trabalhos”, 10, 11 e 12 de junho, considerando que “foram alcançados os seus objetivos principais, não só pela considerável afluência de congressistas durante os três dias, bem assim como pela qualidade das intervenções proferidas (que ficarão disponíveis no site) e de todo o ambiente gerado ao longo dos dias”.

“Apraz registar a presença de dois partidos políticos de entre os convidados oficiais com responsabilidades nos destinos públicos dos próximos anos, a saber: o partido Chega, representado pelo Dr. Manuel Matias em nome do seu Grupo Parlamentar, e o CDS, representado ao mais alto nível pelo seu presidente, eurodeputado, Dr. Nuno Melo, acompanhado de uma delegação de diversos membros da direção do partido de âmbito nacional e local. Foi registada, ainda, a presença do Partido ADN, na pessoa do seu presidente, Dr. Bruno Fialho, que mesmo não sendo convidado oficial, entendeu por bem participar em tão importante Congresso promovido pela sociedade civil”.

A organização, a partir de ontem, vai-se centrar no documento das conclusões surgidas do congresso, não obstante os traços gerais apresentados no último dia de trabalhos, com vista à sua publicação e concretização dos seus objetivos secundários, nomeadamente, o de “Enviar mensagens e recomendações às autoridades”. “Prometemos ser breves na publicação das conclusões do Congresso que serão apresentadas oportunamente em local a indicar”, sublinha a organização.

Rancho a atuar no evento (Foto: DR)

“Por último, e porque os últimos são sempre os primeiros, agradecer ao Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa que, com muita dignidade, colaboraram na animação cultural do evento, fazendo jus ao adágio «Viana do Castelo que tem um coração do tamanho do Minho»”.

Fotos: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas