Connect with us

Atualidade

Concurso “Barcelos Florido” 2023 já tem vencedores

Publicado

on

Maria da Conceição Faria Durães Silva, moradora no Largo da Igreja, em Barcelinhos, foi a grande vencedora do concurso “Barcelos Florido”, edição 2023. Na segunda posição ficou António Manuel Faria Ribeiro Novo, também do Largo da Igreja, Barcelinhos, enquanto José Carlos Rodrigues Loureiro, morador na Avenida Paulo Felisberto, em Arcozelo, conquistou o terceiro lugar.

1º prémio (Foto: CMB).

Na edição deste ano, deste popular concurso que, ao logo dos anos, entre os meses de abril e julho, tem decorado e colorido a cidades de Barcelos, participaram 36 concorrentes, sendo que os primeiros 20 classificados tiveram todos direito a prémios pecuniários.

O concorrente que obteve o primeiro lugar ganhou 500 euros, o segundo da tabela arrecadou 400, e o terceiro posto teve direito a 300 euros. Todos os outros participantes que ficaram nos 20 primeiros lugares também tiveram direito a prémio, cujo valor vai decrescendo, conforme o lugar que têm na tabela.

Além dos prémios individuais, foi também atribuído um prémio coletivo de melhor largo, tendo saído vencedor o Largo da Igreja, em Barcelinhos, que foi contemplado com 350 euros.

2º Prémio (Foto: CMB).

Para efeitos de avaliação, o júri teve em atenção a riqueza e harmonia do conjunto floral, atendendo à utilização de plantas exteriores, sendo excluídas as plantas exóticas e de interior, bem como flores artificiais; harmonia com a fachada do edifício; variedade das flores apresentadas; diversidade das cores das flores; criatividade e originalidade da composição cénica do conjunto; estado de conservação (fitossanitário) das flores; uso de artefactos de cariz típico relacionado com a nossa identidade, cultura e tradição; regularidade das varandas floridas ao longo do ano; inovação face às composições apresentadas no ano anterior.                                                                                                              

Esta foi já a décima nona edição do Concurso “Barcelos Florido”, uma iniciativa do Município de Barcelos, operacionalizada pelo Pelouro do Turismo, e que tem como objetivo contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade de Barcelos e das freguesias de Barcelinhos e Arcozelo.

3º Prémio (Foto: CMB).

Com esta iniciativa, faz-se “jus” à tradição portuguesa de embelezar e decorar as janelas e as varandas, com flores e plantas naturais de cores vivas e diversificadas.

Classificação final do concurso Barcelos Florido

1º lugar:  Maria da Conceição Faria Durães Silva – Largo da Igreja, Barcelinhos

2º lugar: António Manuel Faria Ribeiro Novo – Largo da Igreja, Barcelinhos

3º lugar: José Carlos Rodrigues Loureiro – Avenida Paulo Felisberto, Arcozelo

4º lugar: Alzira Alves Costa – Rua Miguel Bombarda, Barcelos

5º lugar: Círculo Católico de Operários de Barcelos – Rua D. Diogo Pinheiro, Barcelos

6º lugar: Paula Cristina Carvalho da Silva– Rua Fernando Magalhães, Barcelos

7º lugar: Colina Residência Sénior, Lda. (Hotel Lar Condes de Barcelos) – Rua Arq. Borges Vinagre, Barcelos

8º lugar: Maria Rosa Monteiro da Costa – Rua Silva Vieira, Barcelos

9º lugar: Cooperativa Agrícola de Barcelos – Rua Fernando Magalhães, Barcelos

10º lugar: Sandra Elisabete Fernandes Longras (Casa Dourada) – Rua do Poço, Barcelos

11º lugar: Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes – Avenida João Duarte, Arcozelo

12º lugar: Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Rua Dr. Santos Júnior, Barcelos

13º lugar: Lar Santo André – Rua Dr. Santos Júnior, Barcelos

14º lugar: Lar Rainha D. Leonor – Rua Dr. Santos Júnior, Barcelos

15º lugar: Pedro Tiago de Sousa Carvalho – Rua do Poço, Barcelos

16º lugar: Maria Cândida da Torre Esteves Coutinho – Rua Elias Garcia, Arcozelo

17º lugar: Manuel da Silva Esteves – Rua D. António Barroso, Barcelos

18º lugar: Maria Ricardina Garrido Mateus – Largo da Igreja, Barcelinhos

19º lugar: Maria Teresa Carvalho Costa – Av. Combatentes da Grande Guerra, Barcelos

20º lugar: Maria Natércia Pacheco – Rua Miguel Bombarda, Barcelos

MELHOR LARGO – Largo da Igreja, Barcelinhos.

Fotos e imagem: CMB.

Atualidade

Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais

Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Publicado

on

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].

Segue, na íntegra, o esclarecimento:

«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:

1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.

Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.

2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.

Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.

Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.

Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel. 

De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.

Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.

Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.

O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas