Connect with us

Atualidade

AICCOPN: 131 anos ao serviço das empresas e do setor da construção e imobiliário

Ontem, dia 13 de agosto, a AICCOPN celebrou o seu 131º Aniversário

Publicado

on

Os pilares que a AICCOPN sempre promoveu e defendeu – Rigor | Qualidade | Mestria – que sustentam a nossa atuação e caracterizam a nossa identidade, continuam a nortear a estratégia para enfrentar os desafios futuros e para criar oportunidades para os/as Associados/as, no mercado nacional e internacional”, começa por afirmar a Associação.

As Empresas do Setor da Construção e do Imobiliário “têm-se destacado pela sua resiliência e capacidade de manter uma trajetória de crescimento, apesar do cenário macroeconómico europeu e português complexo que vivemos e que continua a evidenciar um elevado nível de incerteza, em face da evolução da inflação e do nível das taxas de juro, a que acrescem constrangimentos setoriais, como a falta de mão de obra e a evolução dos preços das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção”, continua.

No âmbito do Investimento Público, tendo por referência os montantes disponíveis no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e no Portugal 2030 e os prazos de execução estabelecidos, “torna-se evidente, tal como temos vindo a defender, a necessidade uma maior celeridade no processo execução dos fundos europeus, de modo a incentivar e possibilitar uma maior inovação, a transição energética, a promover uma maior coesão social e territorial e um desenvolvimento mais eficiente e sustentável, em convergência com os restantes países europeus”, afirma.

A AICCOPN destaca a “importância de apoiar e incentivar, aquele que é um desafio transversal, a capacitação das nossas Empresas na revolução tecnológica e digital em curso no Setor, com a adaptação à Construção 4.0, que se tem afirmado como o caminho natural para o aumento de competitividade e produtividade. É essencial promover a formação profissional, assim como o recurso às novas tecnologias e a sua implementação na atividade desenvolvida, designadamente através da adoção de novos processos construtivos, como a construção off-site ou modular, a procura de soluções inteligentes e sustentáveis, com uma maior aposta na formação e capacitação dos recursos humanos em novas competências, como o BIM, a impressão 3D e a realidade aumentada. Esta é uma condição incontornável e necessária para que, em conjunto com as nossas Empresas, possamos evoluir e potenciar o crescimento do Setor, da economia e do nosso País”.

A AICCOPN, no âmbito dos Serviços e do apoio prestado aos/às seus/suas Associados/as e na promoção e desenvolvimento do Setor da Construção e do Imobiliário, encontra-se a preparar um conjunto de novas iniciativas, na expectativa de contribuir para um impacto positivo junto das Empresas, arrancando já no dia 8  de setembro, com a Conferência “Os Desafios da Construção 4.0: Da Descarbonização à Transição Digital” que, além das matérias em debate, integrará a Cerimónia de distinção das Empresas Qualificadas com a Marca da AICCOPN: R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, que promove os princípios de respeito pelas boas práticas empresariais, pela segurança, com uma consciência ambiental.

Estão, igualmente, em agenda, ações no âmbito da Contratação Pública, do Programa “Mais Habitação”, das Alterações à Lei Laboral, da “Construção Segura e Saudável”, entre outras de relevante interesse para o exercício da atividade, no seguimento do trabalho contínuo desenvolvido conjuntamente com o Governo, com o instituto regulador, o IMPIC, com a ACT e com as demais entidades que intervêm e tutelam direta e indiretamente o Setor.

A AICCOPN, com 131 anos de história, “considerando a sua missão e os seus valores, continuará atenta às necessidades das Empresas, procurando de forma ativa, eficiente e mobilizadora, corresponder aos desafios dos/das Associados/as, alicerçada numa dinâmica de crescimento e desenvolvimento sustentável do Setor que representa”, conclui.

Imagem: AICCOPN.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas