Atualidade
Coletivo artístico internacional URGE encerra Festival TRÊSPÊ’ em Braga
Através de técnicas de circo, artes plásticas, cenografia, música e design de som, festival sem cadeiras encerra com lanche comunitário

O festival TRÊSPÊ’, em Braga, retorna amanhã, 16 de junho, às 19h00, com mais uma sessão do coletivo BANQUETE na Biblioteca Pública Municipal e encerra o seu último fim de semana com a entrada em palco do coletivo internacional URGE, com a performance FLUX, a 17 e 19 de junho, também às 19h00, nas Sete Fontes.
A performance multidisciplinar FLUX foi criada especificamente para o festival e para o trilho das Sete Fontes, por oito artistas de cinco nacionalidades diferentes que, desafiados a habitar e explorar as “Sete Fontes”, estiveram juntos durante 10 dias, num exercício de descoberta e revelação deste local.
Através de técnicas de circo, artes plásticas, cenografia, música e design de som, os participantes deste coletivo internacional, convidam o público a caminhar com eles, a redescobrir este espaço público e a partilhar um momento comum.
O Festival TRÊSPÊ’, coordenado pela ZET GALLERY e coorganizado pela Câmara Municipal de Braga, termina com um lanche comunitário, após a última performance do Coletivo Internacional URGE, no domingo, dia 19, pelas 19 horas.
Recorde-se que o Festival TRÊSPÊ’ é único no país, onde, ao longo de 3 fins de semana, entre os dias 2 e 19 de junho, 3 coletivos de artistas realizaram espetáculos de performance distribuídos por espaços icónicos como a biblioteca pública de Braga, as Sete Fontes e o Parque das Camélias, sempre sucedidos de conversas com o público.
Os 3 coletivos, BANQUETE, DEMO e URGE (com o coletivo BANQUETE, na Biblioteca Pública de Braga), contribuíram, assim, com espetáculos distribuídos por espaços como a Biblioteca Pública de Braga, as Sete Fontes e o Parque das Camélias.
O Festival TRÊSPÊ’ (Performance, Património e Paisagem) tem o objetivo de afirmar Braga como um território de incentivo à criação artística original, no campo de trabalho expandido da performance, ocupando o espaço que esta metadisciplina necessita no contexto nacional.
Em parceria com a Câmara Municipal de Braga (promotora do evento), a ZET GALLERY assegurou toda a criação e programação artística de 3 coletivos de artistas, ao longo dos 3 fins de semana.
Recorde-se que este é um festival sem cadeiras, onde o público pode levar a sua manta, o seu puf, e participar, relacionando-se com o património através do corpo.
A BANQUETE é uma associação cultural sem fins lucrativos que dedica a sua atividade à criação e investigação em artes. Desenvolve um trabalho individual e colaborativo de investigação na prática das artes performativas, onde o encontro de diferentes disciplinas artísticas e de formas de conhecimento é prioritário. A sua atividade concentra-se na investigação pelo pensamento, pela experimentação e pela materialização de três áreas artísticas: a dança, a performance e a música.
URGE é um coletivo artístico internacional e multidisciplinar criado por cinco artistas de nacionalidades diferentes, residentes em países distintos e provenientes de áreas artísticas díspares. Durante o mestrado “Performing Public Space”, da Fontys School of Fine and Performing Arts, em Tilburg, nos Países Baixos, decidem criar um coletivo e questionar juntos o espaço público. Avançam para o seu terceiro projeto artístico internacional, com três dos seus cinco elementos, criando uma performance “site-specific”, a partir da exploração partilhada do espaço das “Sete Fontes” com outros artistas de circo portugueses e estrangeiros. Participantes (por ordem alfabética): André Leite, Eleanor (Ellie) Bryce, Etienne Tribu, Joana Martins, Kátia Rocha, Leonardo Calvino, Rita Carmo Martins, Vitorrio Campanella.
Imagem: ZG.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca