Atualidade
CIM Alto Minho e AECT Rio Minho manifestam discordância com possível reposição do controlo de fronteiras na JMJ em posição conjunta ao ministro da Administração Interna

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, entregou, no sábado passado, dia 20 de maio, uma nota ao ministro da Administração Interna, mostrando o desagrado e a preocupação da CIM Alto Minho e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho, com a possibilidade da reposição do controlo de fronteiras durante a Jornada Mundial de Juventude (JMJ), agendada para agosto, em Lisboa. A entrega desta posição conjunta decorreu no âmbito das comemorações do 142º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.
As duas entidades, que agregam os municípios do Alto Minho (10) e do Baixo Miño galego (16), decidiram tomar uma posição concertada após a decisão tomada na reunião da passada sexta-feira, entre o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do seu homólogo espanhol, Fernando Grande-Marlaska, onde foram veiculadas pela comunicação social medidas de controlo de fronteira que colocariam em causa a dinâmica cultural, social e económica desta região.
“A confirmar-se, esta medida afetaria a rotina diária de milhares de pessoas que atravessam a fronteira, à qual acresce a dinâmica turística do período em causa, a primeira semana de agosto”, alerta a CIM.
“Após um período bastante conturbado, provocado pela COVID-19, durante o qual, os territórios transfronteiriços foram duplamente prejudicados com o encerramento de fronteiras, importa, para este território, que medidas desta índole não se voltem a repetir”, continua.
“Neste momento, as notícias veiculadas pelos órgãos de comunicação social estão a gerar muitas incertezas e dúvidas junto de trabalhadores e de empresários transfronteiriços, uma vez que os governantes português e espanhol não clarificaram como vai ser concretizado o controlo nas fronteiras terrestres, revelando apenas que será idêntico ao de 2017, quando o Papa Francisco visitou Portugal”, aponta a CIM, citando a informação: “nos números e nos termos em que as forças de segurança considerarem adequados”.
“Há, ainda, a acrescentar que o período em causa, de 1 a 6 de agosto, é marcado por uma grande intensidade turística, propiciada por programações culturais atempadamente realizadas a pensar nos turistas, mas também pelo regresso de milhares de emigrantes que aproveitam as férias de verão para desfrutar na sua terra de origem”, afirma.
A CIM Alto Minho e o AECT do Rio Minho partilham a preocupação já manifestada por alguns concelhos da raia minhota, nomeadamente, pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, que enviou uma carta ao Ministério da Administração Interna de Portugal a expor a preocupação e a solicitar informações efetivas e atempadas.
“De igual modo, não se pode ignorar que a fronteira terrestre entre a Eurocidade Valença-Tui é a mais movimentada do país, com um volume de circulação diário de 22.000 veículos, sendo que a eventual reposição do controlo de fronteiras, durante a JMJ, causaria um forte transtorno nas dinâmicas comerciais e laborais no contexto transfronteiriço”, assevera.
Após a entrega da referida posição conjunta, José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, deixou a garantia de que o Governo de Portugal vai clarificar as questões que estão em causa, afirmando, ainda, que os termos de implementação das medidas de segurança para a JMJ não irão colocar constrangimentos de maior nos territórios de fronteira do Alto Minho, dissipando, assim, algumas dúvidas sobre a forma de controlo. José Luís Carneiro deixou, ainda, a garantia de que tudo será trabalhado para minimizar ao máximo os impactos nas dinâmicas transfronteiriças.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será presidida pelo Papa Francisco, entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa, e deverá contar com cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Foto: DR.
Atualidade
Anadia: Requalificação urbana da Rua da Misericórdia

O Município de Anadia está a proceder à requalificação urbana da Rua da Misericórdia, junto ao Hospital José Luciano de Castro, em Anadia. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 109.164,70€, com um prazo de execução de 60 dias.
Esta intervenção visa dotar o arruamento de um novo perfil, lugares de estacionamento, passeios, remodelação do sistema de águas pluviais, sinalização de trânsito, pavimentação e iluminação pública.
Recorde-se que, recentemente esta rua foi também alvo de renovação da rede de abastecimento de água ao domicílio, cujas condutas se encontravam em fim de vida e degradadas.
O Município apela à melhor compreensão dos utilizadores daquela via para os eventuais constrangimentos provenientes do decorrer da intervenção.
Foto: CMA.
Atualidade
Viseu: Quatro detenções nos últimos três dias
Nos festejos dos adeptos benfiquistas, PSP apreende pirotecnia e identifica cinco pessoas

No âmbito dos Festejos do titulo de Campeão Nacional de Futebol, o Comando Distrital de Viseu da Polícia de Segurança Publica, no dia 27 de maio, entre às 19h00 e as 01h00, montou uma operação de segurança na cidade Viseu, com especial incidência na zona do Rossio. Desta operação resultou a apreensão de cerca de 100 artefactos de pirotecnia [ndr: foto de destaque], a identificação de 05 cidadãos pela sua posse e o levantamento de 02 autos de Contraordenação.
Foram, também, detidos 04 cidadãos, por outros ilícitos criminais.
Na madrugada do dia 28 de maio, através dos Polícias da Esquadra de Viseu, foram detidos 03 cidadãos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 23 e os 39 anos de idade, por condução de veículo automóvel sob influência de álcool. Depois de serem efetuados testes aos condutores, os mesmos acusaram taxas que variaram entre 1,41g/l e 1,96 g/l de álcool no sangue;
Hoje, durante a manhã, na cidade de Viseu, os Polícias do Núcleo de Investigação Criminal procederam à detenção de um cidadão de 28 anos de idade sob o qual pendia um mandado de detenção. O mesmo foi conduzido ao Tribunal Judicial da Comarca do Porto para ser ouvido em audiência de julgamento.
Os detidos foram notificados para comparência no Tribunal Judicial da cidade.
Foto: PSP.
Atualidade
Estarreja mantém a tradição, as Festas de Santo António estão a chegar
Festejos começam a 2 de junho com o Mercado Antigo e levam à cidade Tiago Silva (dia 3), Carlão (dia 9), Marisa Liz (dia 10) e José Cid (dia 11)

A cidade de Estarreja enfeita-se e prepara-se para festejar as tradições. Estão aí as Festas de Santo António de Estarreja, com 10 dias de animação. Guarde estas datas – 2 a 13 de junho – e espreite a programação onde cabem o mercado antigo, as marchas populares, as tasquinhas de gastronomia regional, o folclore (este ano com uma novidade), concertos com artistas nacionais e exposições. Nos primeiros dias do próximo mês, Estarreja é um ponto de encontro e convívio, com entradas livres.
Mantém-se a tradição com o Mercado Antigo a abrir os festejos
Numa viagem às tradições e recriação do quotidiano do final do séc. XIX e início do séc. XX, a emblemática Praça Francisco Barbosa acolhe o Mercado Antigo (dias 2, 3 e 4 de junho), com mais de 70 espaços de venda, comes e bebes, produtos, animação e trajes adequados à época. Os estarrejenses em representação das coletividades ou a nível particular dão alma e corpo a esta viagem ao “Mercado da Praça”.
O concerto “Praça Filarmónica” dá a nota de abertura, no dia 2, reunindo no mesmo palco as bandas filarmónicas de Estarreja (Banda Club Pardilhoense, Banda Visconde de Salreu e Banda Bingre Canelense), num momento que valoriza e aplaude o trabalho realizado por estas coletividades, verdadeiras escolas de música e de cidadania, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses.
A noite de 3 de junho, sábado, será animada por Tiago Silva, finalista do programa The Voice Portugal 2020. No domingo, dia 4, para além do já tradicional Desfile Etnográfico, às 10h30, as festas têm a honra de apresentar o espetáculo comunitário interassociativo “(A)BRAÇOS DA RIA”, com conceção e direção de Luís Fernandes, da Associação d’Orfeu, com a participação dos grupos de folclore do concelho: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Etnográfico “Danças D’Aldeia”, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã” e Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”.
Nas incontornáveis Festas de Santo António de Estarreja, a Câmara Municipal valoriza a tradição, o encontro de estarrejenses, coletividades e visitantes.
O Parque do Antuã é o palco dos grandes concertos e das tasquinhas
Entre os dias 9 e 12 de junho, as festas assentam arraiais no Parque Municipal do Antuã com tasquinhas e longas horas de animação garantidas. No cartaz do evento surgem os concertos de grandes nomes da música nacional que dispensam apresentações: Carlão (dia 9), Marisa Liz (dia 10) e José Cid (dia 11).
Como sempre, a participação de dezenas de associações locais é uma imagem de marca dos festejos. São disso exemplo as Marchas Populares (12 junho), um dos momentos mais aguardados dos festejos antoninos em Estarreja, fruto do bairrismo das forças vivas do município. Um total de 7 grupos, somando mais de 7 centenas de marchantes, desfilam na véspera do feriado municipal inspirados em temas populares (Escola de Samba “Vai Quem Quer” – “Em Terras de Miranda quem dança é a Vai Quem Quer”; Associação Cultural e Recreativa “A Esteira de Veiros” – “Maria, A Ceboleira”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Pela Ria a navegar”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Lavadeiras”; Fundação Cónego Filipe Figueiredo – “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, Fernando Pessoa; Grupo de Samba “Os Morenos” – “As salinas de Aveiro”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense – “Bailaricos da Aldeia”).
Nas Tasquinhas, são 12 as coletividades (Escuteiros Santa Marinha de Avanca; Grupos de Samba Os Morenos, Vai Quem Quer e Samba Tribal; Grupos de Folia Clube Pimpónico, TAS’KU’ELA, Gresfa e Xatiados; Arsenal de Canelas; Saavedra Guedes; As Tricaninhas S. Miguel Fermelã; Antuã Beach Handbal Team) que dão a provar os petiscos regionais e concorrem pelo prémio de melhor prato. Se às iguarias juntarmos a animação musical, completo fica o serão destas noites quentes em Estarreja.
A semana é coroada com as celebrações religiosas e a Sessão Solene do Dia do Município (13 de junho), no Cine-Teatro Municipal, às 15h. Em dia de celebração municipal, para o qual está convidada toda a comunidade, Estarreja presta homenagem a personalidades e instituições que honram o nome do município com atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, Votos de Louvor a melhores alunos e atletas e clubes campeões nacionais e homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal que cumprem 25 de serviço e que se aposentaram. Este ano serão galardoados com a Medalha de Mérito, o Professor Humberto Varum, o Grupo Tradicional de Música Portuguesa “Ventos da Ria”, o Grupo Etnográfico Danças d’Aldeia de Pardilhó e o Grupo Desportivo e Cultural da CIRES.
Imagem: CME.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade9 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade12 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país