Connect with us

Atualidade

Cidade Europeia do Desporto de Viana do Castelo quer promover 365 eventos com 250 mil atletas ao longo do ano

Publicado

on

Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 espera promover, pelo menos, 365 eventos desportivos ao longo do ano, em dezenas de modalidades, mobilizando mais de 250.000 atletas em provas e campeonatos que pretendem projetar a cidade a nível nacional e europeu. Assim, este ano prepara-se para ser o mais desportivo de sempre na capital do Alto Minho, com provas locais, regionais, nacionais e internacionais a acontecerem todas as semanas, a um ritmo quase diário, pretendendo, de acordo com o autarca vianense, conquistar uma audiência de mais de 500.000 pessoas.

Em conferência de imprensa de apresentação dos principais eventos já confirmados para este ano, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegurou que este será “um grande percurso, uma grande etapa, uma grande convocatória que nos tornará ainda mais reconhecidos a nível desportivo”. Por isso mesmo, assegurou o objetivo de promover, “no mínimo”, 365 eventos desportivos, referindo que este é “um número amplo e de enorme diversidade que fará com que este compromisso seja bem-sucedido”. “Cada um destes eventos deverá ser um momento de envolvimento, de impacto e de divulgação das modalidades”, considerou.

Apesar de o ano desportivo já ter arrancado com três eventos que aconteceram no passado fim de semana, a Gala de Abertura da Cidade Europeia do Desporto 2023 é o ponto de partida oficial desta distinção e está agendada para 21 de janeiro, acontecendo no Centro Cultural de Viana do Castelo e no Pavilhão José Natário.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, explicou que a gala “vai trazer uma novidade, por ser transmitida em direto, de forma simultânea, a partir de dois locais”, indicando que os apresentadores serão Cândido Costa e Carolina Torres. “Será uma gala feita com prata da casa, com todas as coletividades e associações, mostrando ao país a qualidade que temos em Viana do Castelo”.

A 21 de janeiro, a XXIV Meia Maratona Manuela Machado promete voltar a trazer milhares de atletas nacionais e da vizinha Galiza até à cidade. No final do mês, destaque para o Campeonato Nacional de Remo Indoor, no Centro Cultural, a 28 e 29 de janeiro.

A Federação Portuguesa de Teqball promove, a 18 de fevereiro, também no Centro Cultural, a Etapa Nacional com a Viana Teqball Cup. Já de 10 a 12 de março, a pavilhão multiusos recebe a Final Four da Taça de Portugal Masculina e Feminina, pela Federação Portuguesa de Voleibol. A Regata Internacional de Remo – Centro de Mar, promovida pelo Viana Remadores do Lima, acontece a 18 e 19 de março e, no dia 19, a cidade é também palco da prova Viana Granfondo. Logo de seguida, dias 20 e 21 de março, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol traz o Fórum ANTF ao Centro Cultural vianense.

Dias 15 e 28 de abril, Viana do Castelo é palco das Fases Finais do Desporto Universitário 2023, promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário.

Já o Pavilhão José Natário acolhe, de 4 a 7 de maio, a Final Eight Champions League, pela Federação Portuguesa de Hóquei em Patins. O mesmo pavilhão é, depois, ponto de encontro do Campeonato Europeu de Patinagem Artística, com o apoio da Escola Desportiva de Viana, dias 13 e 14 de maio.

O Monte da Padela irá receber o Campeonato Nacional de Downhill, nos dias 20 e 21 de maio, e o Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior recebe o Torneio Internacional de Seleções Femininas de Basquetebol, de 1 a 4 de junho.

O 10º Congresso de Treinadores, pela Confederação de Treinadores de Portugal, está marcado para o Centro Cultural, dias 3 e 4 de junho. Nos dias 10 e 11 de junho, o Jardim da Marina acolhe o Encontro Nacional de Gira Volei e, nos mesmos dias, no Centro Cultural acontece a Golden e Silver League de Voleibol.

No dia 25 de junho, a cidade recebe Viana City Race 2023 – Euro City Tour e, de 1 a 5 de julho, o Pavilhão de Santa Maria Maior acolhe o Torneio Internacional Voleibol WEVZA. A cidade acolhe, ainda, em julho, o Circuito Nacional de Basquetebol 3×3, a Festa Nacional de Ginástica e os Campeonatos Nacionais da 1ª e 2ª Divisões pela Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Distrital.

Pela primeira vez na história, o contrarrelógio da última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta terminará em Viana do Castelo, no dia 20 de agosto.

Já no mês de setembro, destaque para a Taça de Portugal de Escolas de Vela, Supertaça de Portugal de Basquetebol Masculina e Feminina, Rali de Viana do Castelo e o arranque do 12º Grande Trail da Serra d’Arga.

No mês de outubro, regressa L’Étape Portugal by Tour de France e o Centro Cultural acolhe o Congresso APTN, da Associação Nacional de Treinadores de Natação. A 3 e 4 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo será o espaço selecionado para a Gala de Natação 2023 da Federação Portuguesa de Natação.

A Taça do Mundo de Damas Clássicas acontece em Viana do Castelo, de 15 a 19 de novembro.

“Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta, atualmente, 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades”, sublinha o Município.

Foto: CMVC.

Atualidade

Alunos de Media Arts da Universidade do Minho expõem trabalhos ao público

Publicado

on

A Galeria do Paço – Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), no centro de Braga, recebe, de 3 a 23 de junho, a “2ª eMMA – Exposição do Mestrado em Media Arts”, com uma dezena de trabalhos audiovisuais dos estudantes daquele curso. A entrada é livre.

A inauguração da mostra realizou-se este sábado, pelas 15h30, com a presença do diretor artístico do espaço gnration e da iniciativa Braga Media Arts, Luís Fernandes, e, pela UMinho, da diretora do Departamento de Ciências da Comunicação, Felisbela Lopes, do diretor do mestrado, Daniel Brandão, do coordenador do “Projeto Laboratorial em Media Arts II” (a disciplina em que se desenvolveu os trabalhos este ano letivo), João Martinho Moura, e dos estudantes.

“A exposição tem peças visual e sonoramente muito impactantes e resulta do espírito coletivo e de entreajuda que se vive neste mestrado, que é um verdadeiro laboratório experimental de arte, comunicação e tecnologia digital”, explica Daniel Brandão. “Os alunos têm diferentes experiências pessoais e profissionais, o que permite cruzar interesses, conhecimentos tecnológicos e sensibilidades artísticas”, acrescenta. A mostra, que teve uma primeira edição em 2022, é um dos resultados do plano de estudos do curso na sua relação com a sociedade, esperando despertar a curiosidade de interessados pela área, alunos e investigadores.

O mestrado em Media Arts nasceu em 2021 e ambiciona reforçar a centralidade da UMinho no plano cultural e criativo de Braga, que, desde 2017, faz parte da rede da UNESCO Creative Cities Network. Este mestrado é uma colaboração do Instituto de Ciências Sociais, da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, tendo o apoio da Braga Media Arts e do gnration.

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Parque Urbano da Cidade acolhe Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar até domingo

Publicado

on

O Parque Urbano da Cidade de Anadia acolhe, até domingo, a Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar, numa organização da Câmara Municipal. Mais de 40 expositores estão presentes no certame, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol de um ambiente mais sustentável e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

A sessão de abertura foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, na ocasião, deu as boas vindas a todos os participantes.

Referiu-se ao facto de este ano a Feira do Ambiente “abraçar mais duas áreas”, Saúde e Bem-estar, o que no seu entendimento, “faz todo o sentido, uma vez que se complementam”, acrescentando que, “para além de comportamentos ambientais, precisamos também de pensar em melhores hábitos de saúde, alimentação e bem-estar”.

O objetivo do certame “é sensibilizar a comunidade para estas matérias tão importantes, para que tenhamos melhor qualidade de vida e, simultaneamente, um ambiente mais sustentável”, adiantou ainda, considerando que “os alunos são os melhores mensageiros, para levarem às respetivas famílias as melhores práticas”.

A autarca finalizou com um agradecimento público a todos os que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que o certame se pudesse concretizar.

Para além dos expositores, paralelamente, decorre um conjunto de iniciativas, desde workshops e rastreios, exposições, ateliers ambientais e de artes plásticas, demonstrações de aulas de treino funcional, spinning, yoga, kickboxing e tabata, até animação infantil e outras ações de divulgação das entidades participantes. Existe ainda um espaço dedicado à restauração, onde são servidos almoços e jantares biológicos. A animação musical está a cargo do Agrupamento de Escolas de Anadia.

Da programação do certame, de destacar, ainda, dia 3, sábado, pelas 16h00, no Museu do Vinho Bairrada, a conferência “Compreender a PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, numa parceria do Município de Anadia, com o Agrupamento 221 Anadia – Corpo Nacional de Escutas.

Neste mesmo dia, mas no recinto da Feira, pelas 17h00, decorre uma Mesa Redonda, subordinada ao tema ‘Nós e o plástico’, com a presença de Patrícia Carvalho, coordenadora do projeto “Pacto Português para os Plásticos”; de Bruno Melo, CEO da Magnusberry; e de José Calhoa, administrador da ERSUC, com a moderação de Oriana Pataco, diretora do Jornal da Bairrada.

No último dia, domingo, durante a manhã, a partir das 9h00, terá lugar a caminhada “Anadia + Verde”, em parceria com o Clube Saca Trilhos e o Ginásio Cross Company, numa extensão de sete quilómetros.

A tarde é dedicada às crianças, no âmbito do Dia Internacional da Criança, com muita animação e atividades para os mais novos.

O certame pode ser visitado, no sábado, dia 3, entre as 10h00 e as 23h00; e no domingo, dia 4, das 10h00 às 19h00. As entradas são livres.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos está a celebrar Semana do Ambiente

Publicado

on

No segundo dia da Semana do Ambiente, promovida pelo Município de Barcelos, decorreu, esta manhã, no auditório dos Paços do Concelho, a apresentação do projeto Planeta Slow pela cantora Áurea. Este projeto consiste numa ação pedagógica que tem como objetivo “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental.

Perante um auditório lotado de alunos do 3º ciclo e do secundário, a popular artista não só cantou, como sensibilizou a plateia para a necessidade de estilos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis, nomeadamente, na alimentação e no vestuário.

Recorde-se que já ontem se realizaram as iniciativas “Mostra de Produtos Biológicos” – ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais, e o workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, dinamizado por Marta Cortez.

Amanhã (sábado) da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos, um percurso com cerca de oito quilómetros.

Na segunda-feira, dia 5, a partir das 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, resultado do projeto dirigido às escolas e que consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. Entretanto, até ao final do mês, está patente no Theatro Gil Vicente a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas