Connect with us

Atualidade

Centro de Apoio e Intervenção em Crise do INEM recebe Prémio Nacional de Psicologia

Ordem dos Psicólogos Portugueses distingue trabalho feito no apoio aos cidadãos em tempos de crise

Publicado

on

O Centro de Apoio e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi distinguido com o Prémio Nacional de Psicologia 2022. Um Prémio atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que reconhece a crescente valorização da intervenção psicológica no contexto de emergência e a importância do apoio aos cidadãos em situações de especial complexidade e crise.

“Este prémio é ainda uma forma de reconhecimento do esforço de integração que o INEM tem feito com outros serviços do SNS, como as urgências hospitalares e o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24”, afirmou Renata Benavente, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos na entrega do Prémio, ao anunciar o vencedor, numa cerimónia realizada no Auditório do Teatro Aveirense, que contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

Carlos Pereira, presidente do Conselho Diretivo do INEM, sublinhou o papel que os psicólogos têm no INEM, que se acentuou no contexto de pandemia. “Foram vividos momentos muito difíceis, também internamente. E os psicólogos garantiram que se dava essa resposta aos restantes profissionais”, destacou, agradecendo o apoio a Sónia Cunha, responsável pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica

O Prémio Nacional de Psicologia, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem por objetivo distinguir uma instituição cujo contributo para a afirmação da psicologia na sociedade seja especialmente meritório de reconhecimento público.

Este ano, o prémio foi entregue no primeiro dia do 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que se realiza entre 28 e 30 de setembro em Aveiro, pela mão do Bastonário Francisco Miranda Rodrigues.

Foto: OPP.

Atualidade

Câmara de Sintra requalifica Centros de Saúde de Rio de Mouro e Pêro Pinheiro

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para as empreitadas de conservação e beneficiação dos Centros de Saúde de Rio de Mouro e de Pêro Pinheiro, num investimento superior a 660 mil euros

As empreitadas têm como objetivo garantir as boas condições de funcionamento dos equipamentos com um conjunto de intervenções com que visam melhorar o conforto térmico do edifício, a sua eficiência energética e conforto no interior do seu espaço.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que “a saúde é e sempre foi a nossa grande prioridade. E pode ver-se pela maneira como temos investido no concelho neste setor”. “Estas são mais duas empreitadas em equipamentos de saúde que visam dar melhores condições não só à população, mas também aos profissionais de saúde que lá trabalham” e acrescenta que “a aposta da autarquia está centrada no desenvolvimento da saúde pública, sinónimo disso mesmo é o investimento que a Câmara está a fazer na construção do novo hospital de Sintra, superior a 45 milhões de euros.”

A empreitada do Centro de Saúde de Pêro Pinheiro, no valor de 388 mil euros, tem como principais intervenções a reabilitação de pavimentos existentes, reparação de parede e tetos, reabilitação de portas interiores, substituição da caixilharia, pintura exterior e isolamento térmico do edifício.

Já as principais intervenções no Centro de Saúde de Rio de Mouro, no valor de 388 mil euros, são a execução de cobertura nos telheiros de acesso ao edifício, pintura exterior, isolamento térmico do edifício, substituição da caixilharia, pintura de muros exteriores, substituição e reparação de gradeamentos, montagem de proteção e instalação de Sistema Fotovoltaico para Autoconsumo, para atingir uma redução de pelo menos 30% das necessidades de energia primária.

Recorde-se que, em 2017, a autarquia realizou obras de beneficiação das instalações do Centro de Saúde de Rio de Mouro num investimento de 50 mil euros.

Estes investimentos em equipamentos de saúde, têm o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e integram obras de conservação e beneficiação que visam garantir um bom funcionamento dos serviços prestados, a segurança e o conforto de utentes e profissionais e a melhoria da eficiência energética.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Semana Santa de Valença arranca este domingo

Publicado

on

As celebrações da Semana Santa, em Valença, começam este domingo, 26 de março, com a Procissão dos Passos, e prolongam-se até 10 de abril, com o Lanço da Cruz.

A Procissão dos Passos é a primeira grande cerimónia da Semana Santa de Valença e percorrerá as várias Capelas dos Passos, da Fortaleza. Esta procissão reconstitui os passos de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário, com saída programada para as 16h00.

Na Coroada, em frente a capela do Senhor do Encontro, decorrerá um dos pontos altos da celebração, o emblemático “Sermão do Encontro”. Esta manifestação religiosa é organizada pela Santa Casa da Misericórdia e Paróquia de Santa Maria dos Anjos de Valença.

No fim de semana de 1 e 2 de abril o destaque vai para a recriação histórica dos vários capítulos, da vida de Cristo com o “Via Crucis” e Mercado Nazareno, na Fortaleza, numa iniciativa da Câmara Municipal.

Também no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, decorre a bênção dos ramos na Capela do Bom Jesus, na Coroada, seguida de procissão para a Igreja de Santo Estêvão.

Entre 6 e 8 de abril destacam-se, na programação, a Eucaristia com o “Lava Pés”, a Oração de Noa, a Narração da Paixão e Adoração da Cruz, a Procissão do Enterro do Senhor, a Exposição do Senhor do Túmulo e a Vigília Pascal.

Domingo, 9 de abril, é dia do Compasso Pascal percorrer as casas dos valencianos mantendo uma tradição secular de anunciar a boa nova da ressurreição de Cristo.

Uma manifestação que se prolongará, na segunda-feira de Páscoa, 10 de abril.

As celebrações da Semana Santa de Valença encerram com o emblemático “Lanço da Cruz”, segunda-feira de Páscoa, em Cristelo Covo, por volta das 17h00.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Valença prepara-se para viver esta época tão simbólica, tradicional e com elevado sentido de família e comunidade. Aos valencianos e quem nos visitar a Câmara Municipal de Valença deseja Boa Páscoa“.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

SAGALEXPO leva a Lisboa 1000 compradores internacionais para aumentar exportações

Publicado

on

O maior encontro internacional de negócios apresenta milhares de produtos e marcas portuguesas aos importadores distribuidores e grandes cadeias internacionais incluindo a Diáspora

O maior encontro internacional de negócios apresenta milhares de produtos e marcas portuguesas aos importadores distribuidores e grandes cadeias internacionais incluindo a Diáspora. Tradição e inovação são os temas da nova edição.

O evento, direcionado à exportação de produtos portugueses, está de regresso e leva a Lisboa cerca de 1000 visitantes internacionais, vindos de mais 95 países, através de convite personalizado com diversos incentivos concedidos.

Ao longo dos últimos 12 meses, a equipa de 15 profissionais do setor das feiras, contactou com mais de 26 mil agentes de negócio do mercado externo, nomeadamente 14 500 empresas de países que falam espanhol e inglês; 8 500 empresas de países com idioma francês e 3 000 empresas de países que falam português (incluindo Diáspora).

A segunda edição da SAGALEXPO – Sabores de Portugal conta com a participação de mais 300 empresas portuguesas, com incremento de 40% de novos expositores.

Esta é uma oportunidade essencial para os produtos nacionais chegarem aos quatro cantos do Mundo. “A SAGALEXPO afirma-se como o maior encontro internacional de negócios, permitindo que centenas de empresas nacionais reforcem e aumentem a sua atividade de exportação; conhecerem novos potenciais compradores do mercado externo, realizarem reuniões com os clientes internacionais e ganhar conhecimento acerca do trabalho feito pelo setor”, afirma a organização.

“Nesta segunda edição, conseguimos atingir todos os objetivos que tínhamos delineado. Estamos a um mês do evento e os números que apresentamos são bastante animadores e dão-nos provas da importância do evento”, referiu José Frazão, CEO da Exposalão e promotor do certame.

Além da promoção de produtos e marcas portuguesas, a SAGALEXPO é um motor para o Turismo e restante atividade económica, promovendo durante três dias a hotelaria, restauração e lazer.

A SAGALEXPO – Sabores de Portugal é a maior montra internacional para os produtos e marcas portuguesas. Sabor, tradição, reconhecimento e inovação marcam os eixos da nova edição do certame que acontece de 27 a 29 de março, na FIL, em Lisboa.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas