Connect with us

Atualidade

Celebrar o Dia do Pai a ouvir os sons da paisagem e a descobrir a natureza em Monserrate

Parques de Sintra antecipa a festa e promove experiências para toda a família no fim de semana de 16 e 17 de março

Publicado

on

No Parque de Monserrate e na Quintinha, a celebração do Dia do Pai começa mais cedo e dedica especial atenção às atividades que incentivam o contacto com a natureza. Embora a data seja comemorada a 19 de março, no fim de semana de 16 e 17 de março, a Parques de Sintra antecipa a festa e promove um conjunto de experiências que, simultaneamente, reforçam os laços entre pais e filhos, ao proporcionarem a criação de memórias, e estimulam a consciência ambiental, a compreensão e a fruição do mundo natural.

Escutar a sinfonia natural do Parque de Monserrate

No Parque de Monserrate, entre árvores centenárias e linhas de água, dezenas de espécies de aves, anfíbios e insetos brindam os visitantes com uma autêntica sinfonia natural que raramente é escutada com a atenção que merece. No dia 16 de março, sábado, às 9h30, a proposta é parar por momentos, apurar a audição e, numa experiência única de profunda conexão com a natureza, ouvir a paisagem.

Conduzida por Paulo Marques, biólogo e curador convidado do Arquivo de Sons Naturais do Museu Nacional de História Natural e Ciência de Lisboa, a atividade “Sons da Paisagem – Iniciação à Sonoridade da Paisagem”, em estreia na programação da Parques de Sintra, convida a um passeio diferente. Pais e filhos terão oportunidade de descobrir as sonoridades naturais de um jardim, utilizando o som na exploração do espaço e na reflexão crítica sobre o ambiente, as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Criar comedouros e abrigos para os “Ajudantes do Jardim”

Também no dia 16 de março, às 10h30, na Quintinha de Monserrate é tempo de cuidar dos “Ajudantes do Jardim”, ou seja, dos animais que asseguram a polinização, dispersam sementes e ajudam a combater as pragas. Durante todo o ano têm de encontrar alimento, abrigos e locais seguros para se reproduzirem. Por isso, nesta oficina, as famílias são desafiadas a “sujar as mãos” e a criar, com utensílios do dia-a-dia, comedouros para as aves e abrigos para os insetos que vivem neste ecossistema, retribuindo, desta forma, o trabalho incansável destas espécies para garantir que a natureza se mantém de boa saúde.

Conhecer os valores naturais da Serra de Sintra no Centro de Interpretação da Natureza

Ainda a 16 de março, mas às 15h00, há uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Natureza do Parque de Monserrate, onde a tecnologia está ao serviço da sensibilização ambiental.

Pais e filhos começam por fazer uma viagem no tempo, que dá a conhecer os principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra. No aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho da região, tomam contacto com um habitat único, onde vivem espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa. Com base no modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, descobrem a biologia da árvore. No final, através da projeção de perfis de aves e mamíferos alados em voo, aprendem a identificar estas espécies pelo seu comportamento, pelos seus traços anatómicos ou até pelas respetivas vocalizações.

Experimentar a vida no campo na Quintinha de Monserrate

No domingo, dia 17 de março, às 10h30, na Quintinha de Monserrate, o programa “Pão, Coentros e Bicharada”, animado por típicos saloios da região de Sintra, envolve as famílias nas rotinas da vida no campo, dando, nesta edição, especial destaque à celebração do Dia do Pai.

O Joaquim Farinhas e a Teresa Framboesa mostram como se vive numa quinta e convidam pais e filhos a participar ativamente nas tarefas do dia a dia. Em conjunto, vão amassar o pão e alimentar os animais no cercado, entre outras atividades. Antes de merendar o saboroso pão cozido no forno a lenha com uma limonada, há muitas surpresas e divertidos jogos tradicionais ao ar livre.

Mais informações e venda de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/

Foto: PSML / Wilson Pereira.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas