Connect with us

Atualidade

Castro Marim: Terra de Maio volta ao Azinhal com balão de ar quente, grandes concertos e mais gastronomia

Publicado

on

De 27 a 29 de maio, a aldeia do Azinhal volta a receber o evento Terra de Maio. Depois de três anos de interregno, o evento regressa com mais força e maior dinamismo, sempre com a divisa da promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados.

A decorrer no Pavilhão Multiusos do Azinhal, nesta edição da Terra de Maio vai poder andar num balão de ar quente, fabricar queijo artesanal, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação. O evento esforça-se por apresentar um diversificado leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região, bem como trazer ao recinto os sabores do mundo rural, quer nas tasquinhas de gastronomia, quer em provas de vinho e showcooking, que vão animar os três dias de Terra de Maio.

Neste campo, destaque para as demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA [27 maio|18h30] e dos referenciados chefs Noélia jerónimo [28 maio|17h00], Leonel Pereira [29 maio|16h30] e Ricardo Silva [29 maio| 18h00]. Espaço, ainda, para apresentação de vinhos do Algarve, pela Comissão Vitivinícola do Algarve [27 maio|19h00].

Ainda na área da gastronomia, uma das grandes apostas do certame, a 4ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 28 de maio, pelas 18h00. Este foi um desafio proposto pelo município de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

Palco também de grandes nomes da música nacional, o certame proporciona, este ano, o concerto de Némanus [dia 28 maio, 22h00] e ÍRIS [29 de maio, 19h]. Num território onde a cultura algarvia se funde com a andaluza, haverá também palco a música castelhana. Na animação, ainda a destacar a peça de teatro “É disto que a minha Maria gosta”, do Centro e Cultura e Desporto do Trabalhadores da Câmara Municipal, que vai estrear no dia 27 de maio, pelas 21h00.

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário que vai trazer importantes contributos em relação aos diferentes enquadramentos na criação de raças autóctones, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas. 

Para os amantes de motorizadas, no domingo, pelas 9h00, o 3º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

A exposição de Raças Autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia, a exposição de “Artefactos Agrícola e do Mundo Rural” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento, são outros fatores de atratividade desta Terra de Maio, um evento cujo objetivo passa por promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, e também aumentar o volume de vendas através da comercialização direta. 

A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Odiana, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

Imagem: CMCM.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas