Connect with us

Atualidade

Castro Marim: GuadiMonte apresenta Projeto de Reflorestação da Área Ardida

Publicado

on

A Cooperativa Agrícola GuadiMonte vai apresentar, publicamente, no dia 30 de março, o Projeto de Reflorestação da Área Degradada da Eira-da-Zorra – PRADE. A sessão de apresentação decorre na antiga escola primária da Alta Mora, pelas 14h30.

Com a parceria do Município de Castro Marim, da Universidade do Algarve e da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal CCRL), o projeto PRADE tem o principal objetivo de combater a desertificação, nomeadamente, através da implementação de uma estratégia de reflorestação na área ardida no incêndio de Castro Marim de 2021, com espécies autóctones de crescimento lento, resilientes e tolerantes a ambientes secos, como é o caso da alfarrobeira, do medronheiro, do sobreiro e da azinheira.

São 34 hectares de área de intervenção, que engloba, também, a recuperação das espécies arbóreas sobreviventes ao incêndio, nomeadamente as que integram o tradicional pomar de sequeiro Algarvio, e a beneficiação da rede de caminhos rurais.

Para acompanhar todo o processo no terreno, num projeto que deverá desenvolver-se até ao início do próximo ano, será criado um Gabinete Técnico Local de Apoio ao Desenvolvimento de Ações e Projetos de Combate à Desertificação, a partir da requalificação da antiga escola primária da localidade da Corte Pequena.

O PRADE representa um investimento total de 896.036,13 € (investimento elegível de 810.941,41 €) sendo financiado pelo Programa COMPETE 2020, no âmbito do Aviso 13/REACT/2021, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 100% pelo FEDER.

O território do interior do Baixo Guadiana é uma zona considerada das mais sensíveis da Europa, classificada pelas Nações Unidas como estando em risco de desertificação. Mas o interior algarvio debate-se também com o despovoamento e o interessante do surgimento da Cooperativa GuadiMonte passa também pelo facto dos cooperantes fundadores terem uma ligação à terra, sendo, na sua maioria, pessoas que regressaram para investir naquele que é o legado dos seus familiares.

Foto: CMCM.

Atualidade

Caldas da Rainha: 5ª Bienal Art’Oeste Internacional 2023 inaugura a 03 de junho

Decorrerá de 03 a 26 junho

Publicado

on

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, realiza a 5ª Bienal do Circuito Art’Oeste Internacional.

Nesta edição, podem ser vistas e votadas obras nas áreas da Pintura e da Escultura. Estando presentes na exposição 26 obras de pintura e 2 de escultura.

Artistas participantes

Amy Zhao | E.U.A
Anunciação Gomes | Caldas da Rainha
Aparício Farinha| Porto
Carlos Mingote |Caldas da Rainha
Conceição Oliveira |Aveiro
Ermelinda Lopes |Torres Vedras
Gaby Reinam |Alcobaça
Gia Gaião |Salir do Porto
Herberto Gomes |Alcobaça
Lena Poinha | Marinha Grande
Margarida Andrade |Caldas da Rainha
Margarida Castro |Macedo de Cavaleiros
Maria Claudino |Cadaval
Maria Manuela Brito |Pataias / Leiria
Nel Frederix | Holanda
Nino Confraria| Figueira da Foz

O evento decorrerá na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha (ao cimo da Praça da Fruta) e terá entradas livres

Horário

Segunda a Sexta – 10h00 às 13h30 – 14h00 às 16h00
Sábados e Domingos – 10h00 às 13h00

*exceto sábado da inauguração das 15h30 às 18h30

Feriados – Encerrado.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Braga: Homem de 23 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

No dia 27 de maio, no decurso de uma fiscalização rodoviária na Rua João Evangelista, na cidade de Braga, a PSP deteve um cidadão, com 23 anos de idade, por se encontrar na posse de uma arma proibida (faca), que lhe foi apreendida.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Famalicão: Homem de 26 anos detido por condução ilegal

Publicado

on

Ontem, pelas 02h00, na cidade de Vila Nova de Famalicão, na Avenida Marechal Humberto Delgado, a PSP deteve um cidadão com 26 anos de idade, por não possuir qualquer documento que o habilitasse para o exercício da condução.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas