Connect with us

Atualidade

A melhor recriação histórica da vida de Cristo chega a Valença

Via Crucis – A Vida de Cristo

Publicado

on

A Fortaleza de Valença recebe uma fantástica recriação histórica, com 17 encenações teatrais de passagens da bíblia, relacionadas com os principais capítulos da Vida de Jesus Cristo, no fim de semana de 1 e 2 de abril.

A ‘VIA CRUCIS – VIDA DE CRISTO’ é uma recriação histórica que reflete uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão. Associada à Quaresma, representa a reprodução do caminho de Jesus até ao Calvário.

Mais do que um caminho físico, é uma caminhada espiritual, um percurso simbólico, de comunhão com Cristo, no seu sofrimento, e na gratidão pelo seu ato de profundo amor. Momentos que, pelo realismo e rigor das representações, encantaram e emocionaram todos os presentes.

A vida e vivências da época e o Mercado Nazareno, com área gastronómica, venda de produtos tradicionais e artesanato, bem como espaços de jogos, ofícios e diversão infantil completam a oferta.

No sábado, 1 de abril, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a Última Ceia, a captura de Jesus, a vigília romana, o julgamento, o jantar na taberna, a Via Sacra e terminará com a Crucificação.

No domingo, 2 de abril, de manhã será possível acompanhar os treinos no acampamento romano, seguido da Imagem da Pietà (quadro vivo), o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.

Via Crúcis contará com os seguintes espaços temáticos:

– Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas;

– Zona de Jogos e Diversões infantis, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular;

– Acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, constará de 2 tendas romanas onde se podem ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época. Este local servirá de palco ao Julgamento e à flagelação;

– Calvário, localizado no Baluarte do Faro, contará com as 3 cruzes e será o palco da Crucificação;

– Túmulo, localizado no Baluarte de São João, será o palco da maior parte das encenações de domingo;

– Aldeia dos Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época. Numa tenda teremos a demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burrinho completarão o quadro.

Programa

Sábado | 1 de abril

11h00 | O Batismo (Fonte na Rua Apolinário da Fonseca)

12h00 | O Milagre do Pão (Largo do Governo Militar)

14h30 | A Chegada a Jerusalém (Portas do Sol)

16h00 | Prova do pão ázimo (Mercado Nazareno – Parque de estacionamento da Coroada)

16h30 | A Última Ceia (Praça da República)

17h00 | A Captura de Jesus (Mercado Nazareno – Parque de estacionamento da Coroada)

17h30 | Vigília romana (Baluarte do Faro – Parque Estacionamento da Coroada)

18h30 | O Julgamento (Baluarte do Faro)

19h30 | Jantar na taberna (Baluarte do Faro)

22h00 | Via Sacra (Baluarte do Faro)

Domingo | 2 de abril

11h00 | Treinos no Acampamento Romano (Baluarte do Faro)

14h00 | Imagem da Pietà (Baluarte do Faro)

15h30 | O Velório (Baluarte S. João)

16h00 | Prova do pão ázimo (Mercado Nazareno – Parque de estacionamento da Coroada)

16h45 | A Ressurreição (Baluarte S. João)

18h00 | Apresentação de lutas no acampamento romano (Baluarte do Faro)

18h30 | A Aparição (Baluarte S. João).

Imagem: CMV.

Atualidade

Maestro Marcello Rota apresenta “Nino Rota & Ennio Morricone” no Coliseu dos Recreios (Lisboa)

Publicado

on

O prestigiado Maestro Marcello Rota vai dirigir os grandes sucessos de dois dos maiores compositores vencedores de Óscar: Nino Rota & Ennio Morricone.

Dia 18 de junho, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Marcello Rota, estará à frente de 50 músicos da Orchestra Sinfonica Della Città, a que se juntará a Soprano Ângela Silva.  

Na bagagem, o Maestro italiano traz as maiores bandas sonoras da história do cinema das últimas décadas.

Nesta noite, apenas vão ser tocados os temas mais icónicos. Basta pensar em filmes como “O Padrinho”, “O Bom, o Mau e o Vilão”, “A Missão”, “La Strada”, “Aguenta-te Canalha”, “Era uma Vez na América”, “Cinema Paraíso” ou “La Dolce Vita”, que são interpretações obrigatórias.

Imagens em movimento, projetadas em grande ecrã, dos filmes de Federico Fellini, Francis Ford Coppola, Giuseppe Tornatore ou Sérgio Leone, acompanharão a magia da música ao vivo.  

“Este será um momento único para viver a música do cinema, em concerto!”, adianta a promotora do espetáculo.

Bilhetes em https://coliseulisboa.bol.pt/Comprar/Bilhetes/121543-marcello_rota_dirige_nino_rota_ennio_morricone-coliseu_de_lisboa/

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

G combo apresenta novo single “Cumbia Tropical”

Publicado

on

G combo é uma mistura de culturas: Cuba, Colômbia, Jamaica, Espanha…Moderna, mas tradicional. Um cocktail de sons algures entre Quantic, Manu Chao ou Thievery Corporation, para citar alguns.

Owem-G é um produtor espanhol, DJ e músico.

Em 2013, mudou-se para Lisboa, onde conheceu o saxofonista Joel Pinto e o percussionista João Maia. Logo começaram a trabalhar juntos no primeiro álbum “El circo de la vida“, tentando encontrar o equilíbrio perfeito entre os ritmos latinos tradicionais e os elementos modernos do Tropical Dub, Nu Cumbia

Quando o primeiro álbum de estúdio foi lançado em 2017, a banda estava determinada a mostrar o seu trabalho original ao vivo.

Após um período de digressão por Portugal e Espanha como trio de soundsystem, o G combo tornou-se uma banda completa quando Mattia Corda (Piano), Roni Szabo (Baixo), Pedro Rodrigues (Bateria) e Shamo Morales se juntaram ao grupo e regressaram ao estúdio para gravar o seu segundo álbum “Gran Reserva” (2019), álbum que levou o grupo em digressão por toda a Península Ibérica.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Presidente da República garante que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa”

Em Viana do Castelo

Publicado

on

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve, anteontem, em Viana do Castelo e considerou que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa, por causa dos que estão a investir, a lançar, a trabalhar nas empresas e por causa de todos aqueles que os apoiam”, deixando palavras de incentivo e elogio ao dinamismo dos empresários locais.

No debate “Estado da Arte – O Minho no Portugal de Amanhã”, que aconteceu no Forte Santiago da Barra, reunindo empresários, políticos e diversos agentes para assinalar o 2º aniversário da AEMinho – Associação Empresarial do Minho, o Presidente da República indicou que “não é preciso sermos génios para perceber que aquilo em que somos únicos, em que sempre fomos bons e que nos diferencia, é em estabelecer uma plataforma entre terra e mar”.

A mesma ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, que destacou a aposta que tem sido feita pelo município vianense na economia do mar, geradora de “oportunidades que vão produzir uma revolução industrial”, trabalhando com agentes já instalados no território e com outros que queiram instalar-se no município.

A sessão contou ainda com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da AE Minho, Ricardo Costa, com o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, entre muitos outros.

Antes, o Presidente da República, a Ministra da Coesão Territorial e o Presidente da Câmara de Viana do Castelo inauguraram uma escultura com cerca de 5 metros de altura de homenagem aos trabalhadores do Minho, da autoria do vianense Acácio Viegas, instalada junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.

É uma das duas esculturas gémeas inauguradas esta sexta-feira, do mesmo autor, em Viana do Castelo e em Braga, a convite da Associação Empresarial do Minho, para assinalar este segundo aniversário.

Na inauguração, o Presidente da AE Minho afirmou que “esta obra de arte representa a coesão territorial” que une os 24 municípios de Viana do Castelo e Braga. Já o autarca vianense destacou o facto de, em apenas dois anos de associação, ter sido já possível “aprofundar a coesão com entidades públicas e privadas e com os empresários”.

No momento, a Ministra da Coesão Territorial elogiou a homenagem aos trabalhadores do Minho “com duas esculturas gémeas, em Viana do Castelo e Braga, que corporizam o espírito em rede e de parceria que uma associação deve assumir”. Numa visita surpresa ao local, o Presidente da República considerou que a escultura “liga o abstrato e o figurativo, o passado e o futuro”.

As duas esculturas são formadas por uma peça central de cinco metros de altura, construída com quatro elementos verticais principais em aço, pequenos elementos cerâmicos e painéis de vidro. Incluem, ainda, uma segunda peça construída também em aço, das mesmas características da peça central, que permite, pelo seu desenho e escala, a interação com o observador, que é convidado a sentar-se na peça e a refletir ou meditar sobre o significado de ‘trabalho’, provocado pelos estímulos visuais da peça central.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas