Connect with us

Atualidade

Castro Marim começa a preparar próxima edição dos Dias Medievais

Publicado

on

Decorreu anteontem, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, uma reunião pública com vista a preparar a próxima edição dos Dias Medievais. Num balanço sobre esta que foi a XXIII edição dos Dias Medievais em Castro Marim, novas ideias e propostas de valorização do evento foram acolhidas pelo executivo do Município de Castro Marim, procurando inovar e melhorar, mas sem perder de vista o rigor histórico da recriação, que tem sido o seu estandarte.

O aumento do número de dias do evento foi uma das principais discussões, como resposta à afluência de visitantes desta edição, a maior de que há memória, e à rentabilização do avultado investimento municipal que é concentrado nos Dias Medievais em Castro Marim. Do outro lado da balança, um alargamento do número de dias iria sobrecarregar uma organização já sustentada em muitos esforços, desde funcionários, dirigentes, associações, empresas e castromarinenses. 

Paralelamente, debateram-se outras ideias, como o alargamento do horário e do recinto a outros espaços da vila, a criação de novos palcos de animação e zonas de restauração, procurando melhorar a distribuição de público, e a melhoria das condições de acessibilidade no Castelo, o principal e mais nobre cenário da recriação histórica.

Unânime foi a necessidade de, durante o ano, ter o Castelo aberto até mais tarde, particularmente durante o período mais alargado de horas de luz. Outros eventos referência, como a Festa em Honra de N. Sra. dos Mártires e o Festival do Caracol, foram também abordados nesta reunião, procurando melhorar a oferta cultural do território.

Também na reunião, a cerimónia de entrega de prémios relativos ao Concurso de Estabelecimentos Aderentes dos Dias Medievais 2022, um dos estímulos à participação e envolvimento da comunidade no evento, procurando a criação de um ambiente medieval em toda a vila. O primeiro classificado deste ano foi o Mini Mercado “Rita Pena”, seguido do “Encontro d’Amigos”, em segundo lugar, e da “Padaria da Corte António Martins”, em terceiro lugar. Coube ao executivo do Município de Castro Marim e ao júri do concurso distinguir os estabelecimentos que aderiram à iniciativa, elogiando o compromisso com a afirmação e identidade do evento, que passa por um grande rigor histórico.

Foto: CMCM.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas