Connect with us

Atualidade

Caravela Vera Cruz em Viana do Castelo no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”

Publicado

on

A Caravela Vera Cruz chegou ontem a Viana do Castelo, no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, estando aberta para visitas gratuitas das escolas e do público em geral ao longo do dia de hoje. Durante a sua passagem por Viana do Castelo, a Caravela está acostada na doca comercial junto ao Navio Gil Eannes, com as cerca de 20 embarcações de recreio que estão a fazer esta “peregrinação marítima”.

Assim, esta quinta-feira, as visitas acontecem das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma réplica exata das antigas caravelas usadas durante a expansão portuguesa nos séculos XV e XI e conhecer melhor as técnicas de navegação da altura, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo neste tipo de embarcação.

Os tripulantes do cruzeiro, num total de cerca de 150 participantes, foram ontem recebidos no Centro Cultural de Viana do Castelo por representantes de várias entidades. O vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino assegurou que “Viana do Castelo tem uma identidade cultural muito rica”. “Estamos aqui a falar de um Caminho Marítimo de Santiago numa cidade que foi o segundo maior porto comercial do reino de Portugal, com relações importantes com o Brasil e o norte da Europa”, recordou o responsável.

“O nosso património imaterial e cultural é vasto. Temos 26 grupos folclóricos no concelho, temos bandas filarmónicas, 260 associações culturais, recreativas e desportivas, que testemunham o maior património de Viana do Castelo, que são as suas gentes. (…) Para este Caminho Marítimo, damos os contributos que temos no território para esta marca identitária. Temos, em Castelo do Neiva, a Igreja Paroquial que representa o mais antigo templo consagrado a Santiago, fora do território espanhol, sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862”, indicou Manuel Vitorino.

Atuação do Rancho (Foto: CMVC)

António José Correia, da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, elogiou “o casamento entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CIM do Alto Minho, que coordena a Estação Náutica do Alto Minho, e toda a comunidade que preparou este acolhimento”. “Este é um cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago e, pela experiência que temos vivido, vamos já selar um próximo cruzeiro porque todos têm manifestado interesse numa reedição”, afirmou.

“Mais importante é o trabalho que estamos a fazer em colocar, estruturar e identificar tudo aquilo que é o património que aqui temos”, declarou o responsável.

Bruno Caldas, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, considerou que este é um projeto “sonhador e pioneiro que encaixa que nem uma luva no território do Alto Minho”. A CIM Alto Minho, através dos dez municípios, tem vindo a trabalhar na promoção turística e de valorização dos recursos do território sempre “numa lógica de ligação com o mar, o rio, a montanha, a cultura, as tradições e o saber bem receber”.

O “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, composto por nove etapas em Portugal, teve início em Vila Real de Santo António, no passado dia 28 de maio, com paragens em Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e, agora, Viana do Castelo. Segue rumo à Galiza, passando por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km, com chegada prevista a 13 de junho.

Fotos: CMVC.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas