Atualidade
CAPGEMINI Portugal reforça o investimento, contratação e crescimento

Presente em Portugal há 25 anos, a CAPGEMINI Portugal – especialista e líder de mercado em serviços de tecnologia, consultoria e engenharia, apresentou, ontem, ao mercado a sua nova estrutura organizacional, resultante da conclusão do processo de integração da ALTRAN e da consequente criação de duas marcas que atuam sob a insígnia da mesma entidade: a CAPGEMINI e a CAPGEMINI ENGINEERING.
Tendo alcançado um volume de receitas de 162 Milhões de Euros em 2021, e prevendo um forte crescimento de 16% das receitas e 18% do número de colaboradores para 2022 (+ 1.210 novos contratados), a CAPGEMINI Portugal possui uma equipa que integra mais de 3.600 especialistas de 49 nacionalidades distintas, 6 escritórios (Lisboa, Porto, Fundão e Évora), 4 Labs Mobility, 5G, Media e Quantum, 2 hubs (CRM, Salesforce e Dynamics) e Low Code (Outsystems), e detém mais de 2.400 certificações técnicas. Dispondo de um importante leque de parcerias estratégicas com 6 das empresas mais relevantes da cena tecnológica (MICROSOFT, SALESFORCE, SAP, OUSYSYTEMS, GOOGLE E AWS), a CAPGEMINI Portugal detém uma elevada classificação no Glassdoor de 4,1, um Engagement Score interno de 8,1, tendo alcançado, em março passado, o primeiro lugar do ranking Great Place to Work em Portugal, na categoria de empresas com mais de 1.000 colaboradores
A nova estrutura da empresa, além da área de Global Support Functions (Legal, Finance, Human Resources, Marketing & Communications, Procurement e IT) conta com a área de ABL – Application Business Lines (Application Management Services, Cloud & Customer Applications e Digital Customer Experience) e com a submarca, CAPGEMINI ENGINEERING, que agrega a oferta de Intelligent Industry e Engineering e R&D.
Cristina Rodrigues [Ndr: foto de destaque] é a Administradora-Delegada da nova estrutura e Board Member da CAPGEMINI Portugal, órgão que integra em conjunto com Eric de Quatrebarbes, responsável do Europe Cluster ao qual reporta Portugal, e Anne Lebel, Diretora de Recursos Humanos do Grupo CAPGEMINI. Esta responsável lidera, também, as Application Business Lines – ABL.
Por seu turno, Maria da Luz Penedos é a Managing Director da nova submarca, CAPGEMINI ENGINEERING, em Portugal.
“A CAPGEMINI é uma empresa de origem francesa líder mundial em serviços de consultoria, transformação digital, tecnologia e engenharia. Para impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento, em 2020, o Grupo CAPGEMINI adquiriu o Grupo ALTRAN, reforçando, assim, o seu posicionamento a nível dos serviços de engenharia. Em 2021, a integração da ALTRAN no Grupo CAPGEMINI, com a já existente área de Digital Engineering & Manufacturing Services, deu origem à criação da CAPGEMINI ENGINEERING, como uma submarca que reúne os serviços globais de engenharia e investigação e desenvolvimento (I&D) provenientes da ALTRAN. Hoje, a integração está concluída e temos uma empresa única, com uma nova organização assente em 2 marcas: a CAPGEMINI e a CAPGEMINI ENGINEERING. Juntas, sustentam a organização líder em serviços de transformação digital e indústria inteligente para empresas dos mais variados setores de atividade,” explica Cristina Rodrigues, Administradora da CAPGEMINI Portugal e Board Member da empresa no nosso país, acrescentando que: “Desde o início do nosso percurso em Portugal, que começou há 25 anos, que uma das nossas principais ambições foi transformar o nosso país num hub de inovação tecnológica à escala internacional e é com enorme orgulho que temos vindo a ver a concretização deste propósito, agora materializado nos 4 Labs e 2 hubs que possuímos e a que se juntam os nossos 6 escritórios. Este é um propósito que iremos continuar a desenvolver, agora ainda mais focado em libertar o poder da tecnologia, para construirmos um futuro mais sustentável, inclusivo e justo – princípios chave do Grupo e das suas pessoas.”
Para apoiar o seu crescimento em Portugal, a empresa tem, este ano, em curso uma campanha de recrutamento até final de dezembro.
“Em Portugal, como de resto em todo o mundo, temos tido um percurso de crescimento e para podermos responder ao aumento das solicitações dos nossos clientes, que decorrem da acelerada transformação digital em curso, temos vindo a aumentar a nossa equipa com mais especialistas. Este ano a nossa ambição é chegarmos ao final do ano com mais de 4 mil colaboradores”, explica aquela responsável, concluindo que: “a CAPGEMINI é uma empresa muito focada nas pessoas e que sabe que são estas que têm a capacidade de libertar todo o poder que as tecnologias nos oferecem, por isso é importante para nós podermos contar com os melhores talentos.”
A par da ambiciosa estratégia de crescimento contínuo de dois dígitos para os próximos anos, a CAPGEMINI Portugal está, ainda, fortemente empenhada em construir um futuro mais sustentável, que passa não só por um vasto leque de iniciativas desenvolvidos em conjunto com os seus colaboradores, parceiros e fornecedores, como também pela criação de uma nova oferta que visa apoiar os seus clientes a alcançarem este objetivos e a tornarem-se empresas mais sustentáveis, e que é apoiada pelo Energy Command Center que o Grupo CAPGEMINI possui na Índia.
Ainda de referir que a CAPGEMINI Portugal, com 30% de mulheres na sua organização e 31% em posições de gestão, foi distinguida como Outstanding Knowledge Partner 2022 pela SALESFORCE e que a antiga entidade ALTRAN, foi distinguida nos Prémios Expresso Economia 2020 como a empresa que mais cresceu em volume de negócios, na categoria entre 50 e 100 milhões de euros.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca