Connect with us

Atualidade

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno desce ao Algarve com 107 inscritos na Baja Loulé

António Maio (Moto), Luís Fernandes (Quad) e Roberto Borrego (SSV) lideram campeonato

Publicado

on

A região algarvia vai receber a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que terá o seu centro nevrálgico no Estádio do Algarve e vai percorrer pistas dos concelhos de Loulé, Alcoutim, Tavira, Almodôvar e São Brás de Alportel. Pela frente, os 107 concorrentes inscritos terão um percurso com um total de 488,160 km, dos quais 331,970 km serão disputados ao cronómetro. António Maio em Yamaha na competição Moto, Luís Fernandes também em Yamaha entre os Quad [ndr: foto de destaque] e Roberto Borrego aos comandos de um Can-Am, entre os SSV, lideram os respetivos campeonatos.

Nas duas rodas, voltaremos, seguramente, a assistir ao duelo entre o campeão e o seu principal adversário na luta pelo título. António Maio e Martim Ventura, ambos em Yamaha, repartem entre si os triunfos nas três provas já disputadas, com o campeão em vantagem. A este duo junta-se um excelente plantel que compreende pilotos da Honda – Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, João Duarte, Gonçalo e Salvador Amaral – da Husqvarna – Micael Simão, Miguel Castro, Daniel Jordão e Bruno Santos e ainda Bernardo Megre (KTM),  David Megre (Kawasaki) e Tomás Dias (Fantic) entre outros. No ano passado, a vitória pertenceu a Micael Simão, então em GasGas.

Nos Quad, de referir o regresso do campeão João Vale, acidentado na prova de abertura da temporada quando se estreava aos comandos de um Can-Am Renegade XXC, uma moto 4 diferente das restantes que habitualmente disputam as etapas do campeonato. A luta pela vitória deverá ser muito animada envolvendo para além do regressado João Vale, Luís Fernandes, líder do campeonato depois de ter triunfado em Góis e na Ferraria, o jovem Rafael Carvalho, vencedor em Beja, o rapidíssimo Fernando Cardoso, Rodrigo Alves que, em ano de estreia, ocupa um surpreendente o 3º lugar, todos em Yamaha, e o ex-campeão nacional Arnaldo Martins numa Suzuki.  Outros nomes a considerar são os Tiago Teixeira e Tiago Ferreira, ambos em Yamaha e Fábio Ferreira em ATVRacing.

Nos SSV, a lista de candidatos à vitória é sempre extensa, mas será forçoso começar pelos nomes de Roberto Borrego e João Monteiro, ambos em Can-Am, vencedores das três jornadas já disputadas e do ex-campeão nacional Pedro Santinho Mendes e Luís Cidade que também têm estado perto de triunfar. Outros nomes a ter em conta são os do campeão nacional Gonçalo Guerreiro, agora aos comandos de um Polaris PRO R, inscrito como piloto oficial do construtor americano, Sérgio Batista, Marco Pereira, Nelson Caxias, Herlander Araújo e Arnaldo Monteiro pilotos que estiveram em destaque nas três provas anteriores. No campeonato Stock destaque para Rui Serpa em Can-Am, Nelson Saramago e Paulo Fernandes, ambos em Polaris, que ocupam as três primeiras posições.

A Taça Yamaha YXZ 1000R disputa a sua segunda jornada tendo na liderança Miguel Carvalho na classificação Open e Paulo Fernandes na classificação Stock.

A 33ª edição da Baja de Loulé, organizada pelo Clube Automóvel, reserva aos concorrentes um Prólogo de 5.030 km, a disputar na manhã de sábado, dia 27 de maio, estando guardado para a parte da tarde o primeiro setor seletivo de 163,470 km. No domingo, dia 28 de maio, disputa-se o segundo e derradeiro troço cronometrado, uma segunda passagem troço disputado na véspera.

Foto: DR.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas