Atualidade
Câmara de Lobos: PSP faz uma detenção por cultivo de estupefacientes

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP), na quinta feira, 15 de setembro, através da Esquadra de Investigação Criminal de Câmara de Lobos, deteve um cidadão, do sexo masculino, com 38 anos de idade, suspeito do crime de cultivo de estupefacientes no concelho de Câmara de Lobos.
Após diligências de investigação, foram apreendidas 9 plantas de “cannabis” com tamanhos compreendidos entre os 98 e 170 centímetros bem como um saco com folhas, perfazendo um total de 8850 gramas.
O ora detido foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência e notificado para comparência perante a respetiva Autoridade Judiciária.
O Comando Regional da Madeira informa que, de acordo com a legislação vigente, o simples cultivo deste tipo de plantas constitui prática de crime.
Foto: DR.
Atualidade
MatosinhosHabit e Câmara Municipal investem 1,1 milhões de euros na requalificação urbana de bairro dos anos 50
Foram intervencionados 11.200 m2, resultando na total regeneração urbana do Bairro dos Pescadores, no centro da cidade de Matosinhos

Com um investimento de 1,1 milhões de euros, a MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos terminaram a requalificação do Bairro dos Pescadores.
O projeto, da autoria do arquiteto e urbanista Carlos Coelho, teve como foco a regeneração urbana e a aposta na mobilidade sustentável, num total de 11.200 m2 de área intervencionada. As obras incluíram, entre outros, a reabilitação de passeios e pavimento, acesso às habitações, estacionamento e espaços verdes, e ainda a instalação de drenagem e rede de águas pluviais, rede de rega, elementos de iluminação, equipamentos desportivos, mobiliário de exterior.
Foi, também, realizada uma intervenção-piloto no edifício de habitação coletiva “Bloco J”, que incidiu, não só, no aumento da privacidade e conforto dos moradores, como na implementação de medidas de eficiência energética, através de materiais para isolamento térmico e acústico. Outro objetivo desta intervenção é incentivar os proprietários privados das restantes edificações a realizarem obras, que poderão ser abrangidas pelo Programa de Habitação “1º Direito”.
Manuela Álvares, Presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit, relembra que “este projeto nasceu em 2018, quando a MatosinhosHabit apresentou uma proposta de revitalização urbana do Bairro dos Pescadores a um programa da União Europeia, para obtenção de fundos comunitários para a sua requalificação”, acrescentando que “a candidatura aos fundos comunitários não foi aprovada, mas a realização da empreitada foi imediatamente assumida como prioritária pela autarquia, estando agora concluída”.
Foto: MH.
Atualidade
Uýra Sodoma ao vivo “em carne de bicho e planta” na Escola das Artes
Para assistir, a 23 de março, na Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto

A 23 de março, às 18h30, a artista brasileira indígena Uýra Sodoma vai dar uma Conferência-performance na Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, sobre “Árvores que andam e outras histórias de teimosia pra reencantar o mundão”. A entrada é livre.
Uýra Sodoma é descendente de Mundurukus, e é uma artista performática amazónica não binária. Formada em Biologia e mestre em Ecologia, parte também da arte educação em comunidades de beiras de rios. Reside em Manaus, território industrial no meio da Amazônia Central, onde se transforma para viver Uýra, uma manifestação em carne de bicho e planta que se move para exposição e cura de doenças sistémicas coloniais. Através de elementos orgânicos, utilizando o corpo como suporte, a artista encarna uma árvore que anda e atravessa as suas falas. Tem como interesse os sistemas vivos e as suas violações, e a partir da ótica da diversidade, dissidência, do funcionamento e adaptação, (re)conta histórias naturais, de encantamentos existentes na paisagem floresta-cidade.
Esta performance faz parte do Ciclo Internacional de Conferências, Exposições e Performances 2023 da Escola das Artes da Universidade Católica, que tem como título “Pisar suavemente a Terra”, que tem como inspiração o pensamento do filósofo e ativista Ailton Krenak. Trata-se, não só, de uma homenagem ao pensador, mas de um movimento subtil de admitir a urgência desses e outros ensinamentos, humanos e não humanos, como possibilidades de compreender e transformar nossa relação com a Terra.
A conferência-performance de Uýra Sodoma com o título “Árvores que andam e outras histórias de teimosia pra reencantar o mundão”, terá lugar no dia 23 de março, pelas 18h30, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. A entrada é gratuita.
Foto: DR.
Atualidade
Orquestra POP Portuguesa de regresso
“Grandes Hits do Pop” no Altice Arena (Lisboa), no próximo dia 27 de maio

A Orquestra POP Portuguesa (OPP) está de volta, com “Grandes Hits do Pop”. Depois do sucesso da atuação de estreia, o grupo regressa aos palcos para interpretar alguns dos mais icónicos temas da música pop. Dirigida pelo Maestro Ulf Wadenbrandt, a OPP integra 42 músicos e tem em Catarina Clau e Ricardo Soler as vozes principais. O espetáculo está marcado para o dia 27 de maio, na Sala Tejo do Altice Arena, em Lisboa.
“Grandes Hits do Pop” tem organização da DHArtes Produções. Constituída por 42 músicos de formação musical superior, a Orquestra POP Portuguesa será, uma vez mais, a companhia ideal para “quem (ainda) vai descobrir que gosta de orquestras”.
Combina de forma harmoniosa atuações do passado ao presente, da música clássica à mais moderna, num espetáculo acessível a todos os tipos de público. O objetivo é proporcionar momentos de fruição musical e entretenimento através da interpretação destes ecléticos músicos, especializados em diferentes géneros musicais.
“Viva la Vida”, dos Coldplay, “Casinha”, dos Xutos & Pontapés, “All You Need is Love”, dos Beatles, ou “Final Countdown”, dos Europe, são apenas alguns exemplos do que pode esperar. Uma autêntica viagem no tempo que promete surpreender a cada atuação.
“O projeto tem como principal objetivo a aproximação do público à música. Queremos desmistificar a associação do conceito orquestra ao elitismo e à exclusividade de um género mais erudito”, explica Inês Santos, fundadora da DHArtes Produções e uma das responsáveis pela organização de “Grandes Hits do Pop”. “Queremos que as pessoas tenham a noção da dimensão e do potencial de uma orquestra e que estes são precisamente os mesmos instrumentos utilizados para tocar as canções que ouvimos na rádio.”, conclui.
Filho de uma violinista profissional, João Pires, cofundador da DHArtes Produções e responsável artístico da OPP – Orquestra POP Portuguesa aprendeu, desde cedo, que “a Arte em geral e a Música em particular devem ser servidas por nós, já que não existem, de todo, para nos servirmos delas”. Percebeu, também que, se por um lado os gostos do público são ecléticos, o que considera uma mais valia, “também podem ser cativados se lhes for mostrado, sem complexos e tabus, diferentes géneros musicais”.
Reconhecido pela criatividade e pela originalidade dos seus projetos, caberá ao sueco Ulf Wadenbrandt conduzir, uma vez mais, a Orquestra POP Portuguesa. O maestro destaca-se pela riqueza das sonoridades das suas performances, pelos concertos e gravações na área do pop e rock sinfónico, bem como pelo cruzamento destes estilos com a música clássica. Com um vasto currículo, que inclui a participação na final do programa musical da RTP “Operação Triunfo”, Ricardo Soler deu voz a diversos temas de bandas sonoras de séries televisivas e novelas, já representou o nosso país em alguns festivais europeus, entre eles o Festival RTP da Canção, e integrou os elencos de múltiplos musicais. Também Catarina Clau conta com duas brilhantes participações no Festival RTP da Canção, bem como em programas de entretenimento e talent shows como o The Voice Portugal. O seu currículo junta dança, canto e representação, experiências em que tem trabalhado com referências como Filipe La Féria, Henrique e Nuno Feist e Miguel Thiré. Tivemos, recentemente, oportunidade de assistir às suas atuações, também com Ricardo Soler, no programa Dança Comigo, na RTP.
O espetáculo no Altice Arena está marcado para 27 de maio, na Sala Tejo. O valor dos bilhetes varia entre os 20 e os 35 euros.
Bilhetes já disponíveis em: https://blueticket.meo.pt/Event/7740/
Imagem: DR.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade6 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade11 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade10 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país