Connect with us

Atualidade

Câmara de Barcelos recebe “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento”

Distinção foi atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento”, numa cerimónia realizada na passada sexta-feira, na cidade de Évora, onde esteve presente o vereador da Ação Social, António Ribeiro.

O “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento” tem como objetivo reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas onde as políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido. De resto, esse propósito foi sublinhado pelo próprio bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, ao afirmar que esta distinção visa não só “reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão”, como «incentivar que outras autarquias as possam aproveitar e desenvolver».

Foto: CMB.

Por seu lado, o secretário de estado da Segurança Social, Gabriel Bastos frisou que “a sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”. Destacou, ainda, “a importância das autarquias de, em função das especificidades dos territórios, poderem adotar medidas que melhor respondem à realidade desses territórios”.

Entre outros programas e ações municipais que contribuíram para a atribuição deste selo, estão o Grupo Operativo de Idosos, o Programa Sénior Barcelos Saudável, o HidroSénior, o Diabetes em Movimento, a Universidade Sénior e o Projeto ProCuidador.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses refere que esta iniciativa é o seu contributo para “a sustentabilidade do sistema económico e social, apostando no capital humano que Portugal possui. O objetivo final é uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos em todos os momentos do ciclo vital”.

Fotos: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas