Connect with us

Atualidade

Escola Superior Agrária de Coimbra implementa medidas de eficiência energética e hídrica em quatro edifícios

Publicado

on

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) é uma das entidades contempladas com financiamento público pelo Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central – Nº 01/C13-i02/2021, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para melhorar a sustentabilidade e a eficiência energética dos respetivos edifícios.

Com um investimento total de cerca de 1,3 M€, a ESAC-IPC irá intervir em quatro edifícios do seu campus: Edifício Central, Loja e Laboratório de Máquinas Agrícolas, Laboratório de Reprodução Animal e Bloco Z-Associação de Estudantes, com vista a melhorar substancialmente os seus níveis de eficiência energética e hídrica, o conforto térmico e a qualidade do ar interior. Paralelamente, visa-se a redução do consumo e da despesa anual com energia, proporcionando melhores condições para as atividades letivas, de investigação e de serviços que a instituição presta.

No conjunto dos quatro edifícios está prevista a instalação de isolamento térmico em coberturas e paredes; caixilharia de janelas com corte térmico e vidro duplo; iluminação LED inteligente; sistemas de AVAC com elevado desempenho energético; painéis solares térmicos para produção de águas quentes sanitárias; painéis fotovoltaicos para produção e autoconsumo de eletricidade; e torneiras e fluxómetros de elevado desempenho hídrico. Com a implementação destas medidas, a ESAC-IPC espera poupar, anualmente, 402 MWh/ano, evitando o consumo de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo e a emissão para a atmosfera de 155 toneladas de CO2.

Com este projeto, a ESAC-IPC dá continuidade à sua política de melhoria de eficiência energética, uma prioridade da gestão desde há alguns anos, com resultados efetivos na redução de 30% do consumo de eletricidade entre os anos de 2016 e 2022. Além da melhoria das condições infraestruturais, pretende aumentar a sensibilização de toda a sua comunidade académica para práticas comportamentais mais eficientes no uso de energia e da água. Para isso, contará com o envolvimento direto dos docentes e estudantes da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental e dos Mestrados em Desenvolvimento Sustentável e em Gestão Ambiental, cursos que incluem a eficiência energética nos seus planos curriculares.

A Agrária de Coimbra ministra, atualmente, cursos de nível superior nas áreas de agricultura, pecuária, biotecnologia, agroalimentar, agroflorestal, ecoturismo e ambiente. Além do ensino, na ESAC-IPC desenvolvem-se outro tipo de atividades, nomeadamente, investigação, apoio à comunidade, produção agrícola, pecuária e florestal, bem como transformação agroalimentar com produção de diversos produtos inovadores.

Foto: ESAC.

Atualidade

Gondomar: PSP faz duas detenções por burla

Publicado

on

A Divisão de Investigação Criminal da PSP (Porto), no âmbito da sua estratégia de combate à criminalidade, deteve, no dia 17 de março, dois cidadãos, de 31 e 47 anos por suspeita de burlas.

A prova reunida indicia fortemente os detidos, que desde outubro de 2024, praticaram de cerca de uma dezena de situações de burla, abordando vítimas particularmente indefesas devido à sua idade avançada, todos com idade superior a 65 anos e maioritariamente próximos dos 80 anos, no contexto de falsos acidentes de viação.

Os suspeitos, de forma astuciosa escolhiam locais de grande afluência de pessoas, nomeadamente parques de estacionamento de hipermercados e grandes superfícies comerciais, estudando os locais e escolhendo criteriosamente as suas vítimas em função de características de vulnerabilidade. Esperavam que as vítimas se dirigissem às suas viaturas, perseguindo-as assim que iniciavam a marcha, buzinando e dando indicações para que parassem, levando-as a imobilizar as suas viaturas onde vinham a ser confrontadas com um suposto acidente ocorrido anteriormente.

Utilizavam carros de gama alta na prática dos ilícitos, alguns dos quais alugados, fazendo às vítimas crer que estas teriam embatido na sua viatura e que os danos causados seriam avultados. De seguida, ludibriavam as vítimas, levando-as a prescindir da presença das autoridades policiais no local ou do preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel, uma vez que simulavam contactos imediatos com oficinas de reparação, informando um determinado valor de reparação, acabando por reduzir o mesmo em função da entrega imediata desse valor pecuniário.

As vítimas, convictas de que seria melhor forma de resolução, faziam a entrega desse valor, sendo que em alguns casos chegaram a ser acompanhadas dos suspeitos até caixas multibanco próximas para fazerem levantamentos monetários.

Os dois detidos, desempregados e residentes em S. Pedro da Cova (Gondomar), estão já referenciados pela prática de outros ilícitos criminais contra o património, sendo que neste processo se encontram fortemente indiciados pela prática de crimes de burla qualificada, na forma consumada e tentada, tendo sido reunida prova suficiente que permitiu a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito por autoridade judiciária competente e após terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial, foi-lhes determinada a medida de coação de apresentações diárias.

As viaturas de gama alta, propriedade dos suspeitos, foram apreendidas por terem sido amplamente utilizadas para a prática destes ilícitos.

De referir que os arguidos intimidavam as vítimas, causando-lhe medo e receio, coagindo-as à entrega dos valores monetários, sendo que é possível que existam mais situações do género que acabaram por não ser reportadas às autoridades.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido por tráfico de estupefaciente em Marvila

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no dia 17 de março, pelas 02h30, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os polícias visualizaram o suspeito a proceder ao tráfico/venda de produto estupefaciente a outros indivíduos junto de um café.

O suspeito, ao aperceber-se da intervenção policial, tentou a fuga apeada, tendo sido rapidamente intercetado.

Desta intervenção preventiva, resultou na apreensão de 193,25 doses individuais de cocaína; 1,22 doses individuais de haxixe; 1 arma branca (vulgo borboleta); e 444,86 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, para ser presentes perante Autoridade Judiciária competente, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no dia 16 de março, pelas 18h30, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem de 26 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os polícias encontravam-se em patrulhamento preventivo, quando visualizaram o suspeito a proceder ao tráfico/venda de produto estupefaciente a outros cidadãos.

O suspeito, ao aperceber-se da intervenção policial, tentou de imediato a fuga apeada, tendo sido rapidamente intercetado.

Desta intervenção preventiva, resultou na apreensão de 58,8 doses individuais de cocaína; 74,2 doses individuais de haxixe; 3,5 doses individuais de ecstasy; e 610,41 euros em numerário.

Com consentimento do visado, foi realizada, pela PSP, busca domiciliária na sua residência, tendo ainda sido localizado na sua posse 1 arma de fogo, pistola 6,35mm; 11 munições 6,35mm; e 1 soqueira.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, para ser presente perante Autoridade Judiciária competente, tendo-lhe posteriormente sido atribuída a medida de coação de termo de identidade e residência, bem como a proibição de frequentar o Parque das Nações, e obrigação de se sujeitar a tratamento.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas