Connect with us

Atualidade

Câmara de Barcelos aprova adjudicação da empreitada de construção da “Ciclovia Circular”

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, hoje, a adjudicação da empreitada de execução da Ciclovia Circular (1ª fase) que vai integrar uma ampla rede de ciclovias urbanas e cujo objetivo é promover a utilização quotidiana da bicicleta. A medida foi deliberada em reunião extraordinária do Executivo Municipal e mereceu a unanimidade de todos os vereadores.

Segundo a memória descritiva do projeto, esta é uma aposta nos modos suaves de deslocação, pelo que foi “desenhada uma extensa rede ciclável na área mais densa da cidade, que irá tocar nos principais equipamentos públicos, estabelecimentos escolares e pontos de comércio e serviços, em complementaridade com os transportes públicos urbanos”.

Seguindo as boas-práticas internacionais, por razões de segurança e de comportamento na estrada, optou-se por colocar ciclovias unidirecionais de cada lado dos arruamentos, colocadas ao nível do pavimento rodoviário, mas segregando as vias dedicadas aos ciclistas através de elementos separadores fixos ao pavimento.

Pormenor do projeto (Imagem: CMB)

O projeto desta futura rede urbana de ciclovias em Barcelos teve como princípio orientador “a adoção de políticas públicas de sustentabilidade, capazes de promover descarbonização e o combate às alterações climáticas com a diminuição das emissões poluentes, a diminuição do ruído, a melhoria da saúde e bem-estar da população e a segurança de todos os utilizadores da via pública”.

Rebatimentos e estações especiais

Esta rede de ciclovias será complementada com um projeto para a melhoria das condições operacionais e de rebatimento do Transporte Público, visando a promoção de uma melhor compatibilidade entre esses dois modos de transporte que, a breve prazo, farão parte da paisagem urbana da cidade: o modo ciclável e o transporte público. Nesse sentido, foram selecionados alguns pontos notáveis onde interessa promover um perfeito rebatimento entre modos de transporte. Serão locais onde se beneficia o acesso aos veículos de transporte público, criando pontos de paragem que facilitem o acesso de pessoas de mobilidade condicionada aos TC.

Assim, junto a paragens onde se prevê maior procura, existirão pequenos edifícios modulares colocados em áreas próximas à rede de ciclovias, módulos esses que serão um apoio ao passageiro dos TC enquanto espera pelo seu autocarro, mas que também apoiam quem circula de bicicleta. Os módulos irão dispor de tomadas para utilização dos clientes, bem como rede de dados wi-fi.

Estes edifícios, pela sua forma e cor, poderão tornar-se uma imagem de marca da nova estratégia de Mobilidade da cidade, aparecendo pontualmente nas ruas de Barcelos, contribuindo, assim, para captar novos utilizadores para estes modos de transporte mais sustentáveis.

Edifícios em causa (Imagem: CMB)

Junto ao acesso pedonal do IPCA, desenhou-se uma paragem de autocarro que será emblemática, procurando criar um ponto notável na cidade. Os estudantes serão um público de extrema importância que importa cativar para esta mudança de paradigma.

Lista completa das deliberações:

1. Aprovar o Mapa de Fluxos de Caixa e Alteração às Grandes Opções do Plano e Orçamento. Ajustar as dotações orçamentais relativas à energia elétrica e à empreitada “Passadiço Pedonal da Frente Ribeirinha – Margem Direita” e efetuar outros pequenos ajustamentos, como o valor relativo ao tratamento dos resíduos sólidos, que vai sofrer um forte aumento e que à data da elaboração do orçamento não era conhecido.

2. Aprovar e apreciar os procedimentos do contrato da Execução da “Rede de Ciclovias Urbanas e Melhoria das Condições Operacionais e de Rebatimento do Transporte Público»:

        1. Aprovar o Relatório Final do Júri do Procedimento.

        2. Adjudicar a empreitada «DCP 1265/2021 – Execução da Rede de Ciclovias Urbanas e Melhoria das Condições Operacionais e de Rebatimento do Transporte Público» à empresa «Alexandre Barbosa Borges S.A.», pelo preço de 4.359.996,35 €, acrescido do valor do IVA à taxa legal em vigor, nos termos do Relatório Final do Júri do Procedimento, da proposta da entidade adjudicatária e das peças do procedimento.

        3. Aprovar a minuta do contrato.

3. Determinar a decisão de contratar e autorizar a despesa inerente ao contrato de Abertura de procedimento de formação de contrato de aquisição de serviços – «Fornecimento de Energia Elétrica», não excedendo a quantia de € 2.281.008,67, acrescida do valor do IVA, à taxa legal em vigor.

4. Apreciar e votar a abertura de procedimento de formação de contrato de empreitada de obras públicas. «Passadiço Pedonal ao Longo da Margem Direita do Rio Cávado entre a Frente Ribeirinha de Barcelos e a Zona da Quinta do Brigadeiro – 1ª Fase».

    1. Determinar a decisão de contratar;

    2. Autorizar a despesa inerente ao contrato a celebrar;

    3. Determinar a escolha do procedimento por Concurso Público, nos termos mencionados na presente informação da DCP;

    4. Aprovar as peças do procedimento (Programa de Procedimento e Caderno de Encargos);

    5. Aprovar o Júri do Procedimento e respetiva delegação de competências, conforme documento anexo;

    6. Aprovar a nomeação e as delegações de competências no gestor do procedimento, nos termos da presente da DCP;

    7. Aprovar a nomeação do gestor do contrato, nos termos da presente informação da DCP.

5.Voto de pesar – Domingos de Castro Barbosa Maciel (Domingos da Calçada)

6. Aprovação da Ata em Minuta.

NOTA: Todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade, com exceção da proposta nº 1, que mereceu abstenção dos vereadores eleitos pelo PS.

«Voto de Pesar – Domingos de Castro Barbosa Maciel (Domingos da Calçada)

Domingos da Calçada, Poeta e Contista. Homem do Vale do Neiva. Medalha de Mérito Cultural do Município de Barcelos, em 2014.

Domingos de Castro Barbosa Maciel nasceu na freguesia de Durrães, em 18 de fevereiro de 1931 e faleceu, na sua residência, na mesma localidade, em 21 de janeiro de 2022, com quase 91 anos de idade.

Aí, frequentou a escola primária, tendo feito provas de exame na Escola Gonçalo Pereira, em Barcelos.

No Porto, foi aprendiz de caixeiro, no célebre “Passeio dos Carapuceiros” que, nos princípios do século XX, se situava no lado esquerdo da rua dos Clérigos. Prosseguiu a sua atividade comercial, como trabalhador e gerente, enquanto desempenhava o ofício de perito-avaliador de propriedades rústicas e urbanas.

Dedicou-se, desde há muito, à recolha de elementos de temática popular na região do Vale do Neiva. Tais registos, escritos numa linguagem pura, plena de rusticidade e de termos caídos em desuso, encontram-se publicados na coleção “Seroeira”, editada pela Casa do Povo de Durrães: “Rumores d’Águas Passadas”, em 2001, “Tempos Difíceis”, em 2003, e “Em busca da Pataqueira”, em 2007.

Esta coletânea perfaz, no seu conjunto, sessenta e seis contos de temática marcadamente rural, remontando aos finais do século XIX e primeira metade do século XX.

Em 2013, a Editora Calígrafo publicou alguns desses melhores contos em “Gente do Vale”.

Com a chancela da mesma editora publicou, em 2015, “Muitos Pecados-Poucas Virtudes”, em 2016, “O Rasto da Memória: novos contos e crónicas do Vale do Neiva”, A Voz das Sombras”, em 2018 e “Divagações: Mão-Cheia de Recordações – Memórias de gente simples”, em 2021.

Publicou ainda “Os Doze Pares de França ou a Floripes de Palme”, na “Barcelos Revista”, Vol. I, nº 1, 1982 e é coautor da monografia “O Vale do Neiva”, dada à Estampa em 1982.

Dedicou-se à poesia, tendo, em 1988, publicado “Outonias” e, em 2014, a Tertúlia Barcelense. Publicou ainda outro livro de poesia, “Poemas Tardios”.

Participou na coletânea “Pedras no Rio do Tempo”, editada pela Câmara Municipal de Barcelos, em 1994, como autor convidado, com o conto “O Lamosa”.

Tem para publicação o livro “Recordações Tripeiras – Os Carapuceiros dos Clérigos”.

A Câmara Municipal de Barcelos atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal-Grau Prata, em reunião do executivo de 04.07.2014.

O Desaparecimento de Domingos de Castro Barbosa Maciel representa uma profunda perda, dor e tristeza para a família, mas também para Barcelos e para os barcelenses.

No uso das competências que legalmente me são cometidas, proponho à Exma. Câmara Municipal de Barcelos, delibere apreciar e votar o presente voto de pesar, e dele dar conhecimento à família, manifestando as mais sentidas condolências, bem como observar um minuto de silêncio, em sua homenagem

Imagens: CMB.

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas