Connect with us

Atualidade

Bragança: Ponto de situação e medidas preventivas sobre abastecimento de água

No Concelho

Publicado

on

No ano de 2022, com um inverno invulgarmente seco e um verão demasiado quente, Portugal atravessa uma das piores secas desde que há registos, de acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). O Concelho de Bragança não é exceção e o Município faz o ponto de situação, à data, e aponta medidas preventivas para mitigação dos efeitos da seca.

Um dos resultados da seca registada no concelho é a falta de água de consumo para abastecimento de algumas populações rurais, a qual tem sido garantida pelo Município, com o transporte de água para as populações com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bragança e Izeda, face ao protocolo estabelecido entre o Município e as duas Associações Humanitárias. Uma ação de grande cooperação entre os Serviços Municipais e os Bombeiros que permitiu, até ao momento, resolver os problemas relacionados com esta temática.

Assim, o Município de Bragança torna público o ponto de situação, ao dia de hoje, sobre o abastecimento de água no concelho, as medidas preventivas que os serviços municipais vão adotar e quais as atitudes que os munícipes devem tomar por forma a mitigar os efeitos da seca e da falta de água.

Ponto de Situação

O cenário atual no que se refere ao abastecimento de água em Bragança, mais concretamente na área rural do concelho, é delicado, temendo-se, nos próximos dias, um agravamento da situação com o aumento da população flutuante (turistas e emigrantes).

São diversas as zonas de abastecimento com problemas para manter os níveis de água nos reservatórios, para os quais o Município tem assegurado o transporte regular de água, por autotanque, com recurso aos serviços dos Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, num total superior, até ao momento, a 6.000 m3 de água potável transportada a partir da cidade, em mais de 350 deslocações, representando uma despesa já superior 20.000 euros, para servir cerca de 3900 habitantes.

No total, 26 das 114 aldeias/lugares do concelho encontram-se em situação de alerta, devido, sobretudo, a dois fatores: escassez de água nas origens e picos/excesso de consumo.

De realçar, também, que este é o mais atípico dos últimos anos em termos de condições meteorológicas, com a pior seca de que há memória e a previsão de mais ondas de calor, associadas à ausência de precipitação.

A agravar a presente situação, importa destacar que o solo se encontra extremamente seco e compacto (pesado), o que tem potenciado a ocorrência de sucessivas ruturas nas tubagens de abastecimento de água. Só durante o mês de julho foram detetadas e reparadas um total de 81 ocorrências, o que equivale a um acréscimo de mais de 100% quando comparado com idêntico período do ano anterior.

Esta situação, previsivelmente, poderá estender-se a outras zonas de abastecimento, pelo que a estratégia passa, no momento, por prevenir e alterar comportamentos de consumo.

Dar, ainda, nota de que a cidade de Bragança é, atualmente, abastecida de água a partir da barragem de Serra Serrada, em Montesinho, que tem uma capacidade máxima de armazenamento de 1.500.000m3. Este sistema abastece uma população de aproximadamente 24.000 habitantes. Esta albufeira encontra-se, à data, com cerca de dois terços da sua capacidade máxima (isto é, com aproximadamente de 900.000m3). Esta reserva tem sido garantida devido ao aproveitamento da água recolhida a partir das encostas circundantes, das pequenas linhas de água afluentes ao ramal e à bombagem de água a partir dos rios Sabor e Baceiro, apesar de, neste último, a bombagem se encontrar parada por falta de água. Atualmente, a cidade de Bragança representa uma média de consumos de 15.000 m3 diários, no mês de agosto.

Todas as restantes localidades do concelho possuem sistemas de captação independentes, constituídos sobretudo por furos artesianos, nascentes gravíticas, albufeiras, poços ou minas, que servem uma população de, aproximadamente, 11.500 habitantes. Assim, existem no Concelho de Bragança (a servir a área rural), em termos de captações para abastecimento público de água, 105 nascentes gravíticas e 68 furos/poços. Um sistema de abastecimento extraordinariamente complexo, quer em termos de manutenção, quer de gestão das próprias infraestruturas.

De realçar, também, que para ajudar a agricultura e pecuária do concelho a fazer face a situações deste género, o Município de Bragança investiu, nos últimos anos, na construção e recuperação de diversas charcas no meio rural, num total de 21, o que acrescentou uma capacidade estimada de mais de 6.200 m3 de água disponível e que outrora era inexistente, aliviando a pressão sobre a rede de abastecimento.

Medidas Preventivas

O Município de Bragança irá adotar, desde já, uma série de medidas para atenuar os efeitos da seca e dar o exemplo de boas práticas a adotar para uma eficaz poupança de recursos hídricos:

• Redução dos tempos de rega dos espaços verdes (aproximadamente 64ha em toda a cidade), de acordo com a tipologia de cada local. O Município prevê uma poupança de pelo menos 1.500 m3 diários só com esta medida;

• Redutores de água nas torneiras e nos autoclismos dos diferentes equipamentos municipais; • Analisar os desperdícios dos edifícios municipais, incluindo as escolas, e atuar em conformidade;

• Reduzir significativamente a lavagem da frota automóvel do município;

• Execução de novos furos artesianos capazes de garantir o fornecimento de água às localidades cujas captações existentes secaram;

Aos cidadãos, no meio rural e urbano, o Município de Bragança recomenda a adoção de atitudes preventivas e de boa gestão da água, através de uma campanha de sensibilização:

• Reduzir as lavagens dos carros e outros veículos;

• Não utilizar água da rede para rega de hortas, jardins e outros.

• Usar as máquinas de utilização doméstica com recurso a água (máquinas de lavar loiça, roupa, etc.), apenas quando tiverem a carga máxima e nos horários mais adequados;

• Recolha da primeira água do duche/banho para rega das plantas e jardins;

• Instalação de redutores para torneiras e autoclismos;

• Fechar a torneira enquanto lava as mãos ou os dentes;

• Descongelar alimentos com a máxima antecedência;

• Não deitar fora a água de cozer os alimentos e reaproveitá-la;

• Regar as plantas ou jardim apenas à noite e, preferencialmente, com recurso a fontes de água que não as de uso doméstico/rede.

Localidades com necessidades de abastecimento

Nome da Aldeia – Frequência do Abastecimento

Espinhosela – Muito Frequente

Paradinha nova – Frequente;

Réfega – Frequente

Calvelhe – Pontual

Coelhoso – Frequente

Petisqueira – Frequente

Refóios – Frequente

Carçãozinho – Pontual

Montesinho – Frequente

Caravela – Muito Frequente

Gostei/Castanheira – Frequente

Rebordãos – Pontual

Vila Nova – Pontual

Sortes – Pontual

Paçó de Mós – Pontual

Conlelas – Frequente

Lanção – Pontual

Pereiros – Pontual

Guadramil – Frequente

Zeive – Pontual

Paradinha Velha – Pontual

Grandais – Pontual

Oleiros – Pontual

Fontes Barrosas – Frequente

Bragada – Frequente.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas