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PSP aborda nova época desportiva 2022-2023

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A Polícia de Segurança Pública (PSP) participa, naturalmente, na época que hoje se inicia.

Como habitual, o futebol profissional marca o arranque de mais uma época, sucedendo-se, nas próximas semanas, as demais modalidades em todos os escalões.

Em 2021-2022 a PSP esteve presente em 22 132 eventos desportivos (de todas as modalidades, competições e categorias), com a presença de 114 477 Polícias.

Desses, 204 estavam englobados na competição Liga BWIN, tendo a PSP garantido a segurança dos 2.072.030 espetadores (média de 10 157 espetadores/jogo), que frequentaram os recintos das 12 equipas sedeadas na nossa área de responsabilidade. 21 eventos tiveram carácter internacional.

Na época desportiva 2021-2022, e em todas as modalidades, competições e categorias, a PSP concretizou a detenção de mais de 130* pessoas por incumprimento das regras aplicáveis aos eventos desportivos, assegurou a retirada de mais de 120* pessoas do recinto e identificou mais de 800*.

Os principais incidentes reportados foram a posse/uso de artefactos pirotécnicos; seguidos do incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância e invasão de recinto desportivo. *

Na sequência da investigação subsequente (criminal e ou administrativa), a PSP monitorizou e fez cumprir a proibição de frequentar recintos desportivos que recaiu sobre mais de 300* pessoas, tanto por decisão das autoridades judiciárias como por sanção acessória decretada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

No início de mais uma época, 244 adeptos terão de observar a interdição de acesso a recintos desportivos, sob pena de praticarem o crime de desobediência. A PSP continuará a dedicar particular atenção ao cumprimento das medidas decretadas.

Para a época 2022/2023, a PSP prevê o empenhamento dos Polícias em 238 jogos da Liga BWIN, que decorrerão nos recintos de 14 equipas sedeadas nos principais centros urbanos de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A Polícia de Segurança Pública, durante a interrupção das principais competições desportivas, reforçou a formação de Polícias em funções de spotting (acompanhamento de adeptos e policiamento específico em reconto desportivo), tendo 25 Polícias frequentado várias dezenas de horas de formação neste domínio.

Espera, igualmente, uma grande envolvência do Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto (PNID), serviço de reforço da cooperação policial a nível europeu que assinala este ano 20 anos de atividade.

“Tendo em conta a forte participação das seleções e equipas portuguesas em eventos desportivos internacionais, o PNID concretiza um trabalho fundamental de troca de informação entre as Polícias, permitindo antecipar informação crítica sobre as deslocações de adeptos e acompanhar fenómenos subjacentes. É, assim, promovida a efetiva cooperação policial internacional também por intermédio do acompanhamento pelos nossos Polícias de adeptos portugueses no estrangeiro e, reciprocamente, pelo acolhimento e integração de Polícias de outros países que acompanham adeptos estrangeiros em eventos desportivos em Portugal”, refere a PSP.

A segurança dos milhões de adeptos e agentes desportivos que acompanham o desporto requer o trabalho coordenado de diversas entidades.

Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Corporações de Bombeiros, Empresas de Segurança Privada, Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e Liga Portugal trabalham em conjunto para garantir a sua segurança.

“Desejamos a todos uma boa época, com desportivismo, respeito e tolerância de todos para com todos, em qualquer modalidade, competição e categoria”, apela a PSP.

*Somatório em consolidação; confirmação aquando da publicação do Relatório Anual da Violência no Desporto (RAVID).

Foto: DR.

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31ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião chega ao fim

Balanço extremamente positivo para o Município

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A festividade por excelência de Santa Marta de Penaguião terminou no dia 2 de agosto, terça-feira, com um balanço extremamente positivo para a organização.

Cinco dias de comemoração que ficaram marcados pelo lançamento da nova marca do Município: Santa Marta de Penaguião – Berço D’Ouro, simbolizado numa Pena.

Segundo o executivo municipal, “todos nós somos Douro e de Ouro somos todos nós”. Como tal, ao longo dos dias da celebração, personalidades D(e)Ouro foram distinguidas. No Miradouro D’Ouro Vivo foi feito o reconhecimento a todos os penaguienses que trabalharam na Casa do Douro.

Para além destes penaguienses, foi igualmente feita uma homenagem aos trabalhadores da vinha, os que trabalharam e trabalham na vinha durante todo o ano, delineando a paisagem do seu Douro que tanto os caracteriza. “Trabalho que não é reconhecido, mas que deve ser considerado como uma honra e orgulho”, sublinha o Município.

“O empenho do executivo municipal penaguiense em defender e promover o Douro, bem como em dignificar o trabalho da vinha” foi reforçado com o desafio lançado a todos os “bons” homens e mulheres do Douro, presidentes de Câmara da CIMDOURO e demais entidades presentes nas comemorações do feriado municipal, para assinarem uma carta de compromisso que será enviada para onde possa provocar reação.

Ainda no âmbito das homenagens e reconhecimentos, a 31ª edição da Semana Cultural fica, também, marcada pela atribuição dos primeiros Prémios Solidarius a 6 alunos do agrupamento de escolas que se destacaram, no presente ano letivo, pelo seu trabalho em prol da entreajuda e solidariedade para com os colegas. O associativismo concelhio também esteve em destaque no último dia, com o reconhecimento feito a penaguienses que marcaram a Cultura de Santa Marta de Penaguião, a agora denominada Cultura D’Ouro.

Para além do lançamento da nova marca, a Semana Cultural contou com o tradicional cortejo etnográfico, o espetáculo piromusical, a noite de cantares e de folclore, o desporto, a gastronomia, a demonstração de artes e ofícios, entre muitos outros momentos dignos de visita.

Uma edição que mereceu os mais alargados elogios de quem por lá mora e/ou passou.

Foto: CMSMP.

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Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

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À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia vai celebrar, no próximo dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo diversas atividades culturais e desportivas às crianças e aos jovens portadores do Cartão Anadia Jovem.

Neste dia, o Município de Anadia dará a oportunidade às crianças e jovens de usufruírem, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos de cultura e de desporto da autarquia. A comemoração da efeméride será, também, aproveitada para dar a conhecer o programa da Semana da Juventude que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro.

Nas Piscinas Municipais, os portadores do Cartão Anadia Jovem terão entrada gratuita. O Cineteatro Anadia exibirá, pelas 21h00, o filme “Que mal fizemos todos a Deus”, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos, residentes no concelho. O Museu do Vinho Bairrada terá também entrada gratuita para jovens até aos 30 anos, residentes no concelho.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Imagem: CMA.

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Empresa de Felgueiras adota medidas para fazer face à crise energética

“Nós estamos a poupar energia. Você também pode!”, salienta a Login Alpha

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Enquanto cresce o receio de uma crise energética na Europa e o governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia que deverá ser conhecido no final do mês, a Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar já algumas medidas.

A Login começou por cortar na iluminação e no ar condicionado: metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está, agora, regulado em 27 graus. Os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deve deixar equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados. O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos. Sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas. “E estamos todos de bom humor!”, diz a empresa.

“São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia a dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, disse Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha. “Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia a dia”, sublinhou.

“Uma Agência de Marketing Digital que compreende a Indústria da Moda”, é assim que a Login se define. A empresa, que nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação: gestão de redes sociais, publicidade digital, webdesign, branding, assessoria de comunicação. A agência foi criada para responder às necessidades das marcas e fabricantes da Indústria da Moda em busca de soluções de valor acrescentado no mundo online.

Foto: LA.

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