Atualidade
Bibliotecas de Sintra dinamizam novas atividades em setembro

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, nas suas bibliotecas municipais, novas atividades gratuitas, durante o mês de setembro.
O livro continua a ser o grande protagonista da programação mensal, quer seja através das atividades de conto/ateliê ou de sessões de leitura, onde marcam presença histórias de encantar que estimulam o imaginário e criatividade de todos.
Destacam-se também atividades como exposições, oficinas, poesia, yoga, música, um original jantar literário e as Biblioférias.
Um programa para toda a família.
Setembro nas Bibliotecas Municipais de Sintra
Biblioteca Municipal de Sintra
Exposição – À volta de Camilo | As várias faces de Camilo
Até 25 de setembro
Exposição ilustrativa das várias representações de Camilo Castelo Branco nos documentos e coleção de Arte da Camiliana de Sintra.
Destinatários: Público em geral
Entrada livre
Conto/Ateliê | Ovos misteriosos
1 a 30 de setembro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30
A mamã crocodilo passeia com um cesto cheio de ovos. Que ovos serão estes? Vamos conhecer as criaturas fascinantes que vão nascer desses ovos e as suas aventuras maravilhosas.
Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 4 anos)
Marcação prévia: 21 923 61 71/90
BiblioFérias | Segredos do Mar
6 e 13 de setembro, terça-feira | 14h00
Vamos descobrir uma Ilha Mágica que é o Porto de Abrigo para personagens que se perdem no Oceano. Muitos segredos serão desvendados e tesouros serão encontrados…
Destinatários: Maiores de 4 anos
Marcação prévia: 21 923 61 71 / 90
Oficina de escrita partilhada Camilo Castelo Branco
10, 17 e 24 de setembro, sábado | 14h30 às 17h30
Esta oficina tem como objetivo a criação de uma pequena obra literária a partir de um tema, em que a escrita se desenvolverá de forma partilhada, ao longo de 6 sessões. O texto final será apresentado com uma leitura encenada, pelos atores da Associação, numa sessão aberta ao público em geral.
Destinatários: Maiores de 16 anos
Com marcação prévia: 21 923 6171 / 90
Poetry Slam
10 setembro, sábado | 16h00
Poetry Slam é uma forma de expressão artística que combina poesia e performance de autoria própria num ambiente livre e informal.
Destinatários: Público em geral
Entrada livre
Yoga no Jardim da Biblioteca
10 e 24 de setembro, sábado | 17h00
A Biblioteca Municipal de Sintra, em parceria com a Associação Centro do Yoga – Áshrama Sintra/Chakra, vai realizar aulas de yoga no Jardim da Biblioteca.
Destinatários: Público em geral
Entrada livre
Leituras em Família | (In)formação Seleção e Mediação do Livro para a Infância
17 de setembro, sábado | 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Seleção e mediação do livro para a infância de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento humano. Nesta ação acolhe-se o desenvolvimento da infância, com todas as suas problemáticas e conquistas, reflexões e restruturações. A ponte é feita com livros mediadores através dos quais se exploram dinâmicas, estratégias de mediação e formas de acompanhar estas etapas da vida. Falarão de livros ninho, livros docemente em aberto e livros que nos deixam em queda livre.
Destinatários: Pais, professores e educadores
Marcação prévia: 21 923 6171 / 90
Música para Bebés e Família
24 de setembro, sábado | 16h00
Nesta sessão de música os Bebés e suas Famílias, são envolvidos num ambiente musicalmente rico, com canções, cantos rítmicos, com recurso a instrumentos e objetos musicais, privilegiando momentos de interação entre bebé e família, que favorecem a afetividade e a comunicação.
Destinatários: Famílias com Bebés dos 0 aos 36 meses
Marcação prévia: 21 923 61 71 / 90
Jantar Literário
24 de setembro, sábado | 20h30
Jantar acompanhado com momentos de animação do livro e da leitura, cuja ementa é alusiva a obras literárias de escritores portugueses como é o caso de Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós.
Destinatários: público em geral
Marcação prévia: 21 923 6171 / 6190
Biblioteca Municipal – Polo da Tapada das Mercês
Conto /Ateliê | Adivinha quanto gosto de ti
1 a 30 de setembro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30
Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas, como descobrem a Pequena Lebre Castanha e a Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!
Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 4 anos)
Marcação prévia: 21 920 72 18
Conto/Ateliê | Dia internacional da paz
3 de setembro, sábado | 16h00
A proposta é construir uma bandeira da paz. Só tens que trazer a tua boa disposição, e…mãos à obra!
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos
Marcação prévia: 21 920 7218
BiblioFérias | Faz-te ao Mar
7 e 14 de setembro, quarta-feira | 14h00
Vamos construir um barco e navegar até à Terra onde ninguém se aborrece! Queres embarcar nesta aventura?
Destinatários: Maiores de 4 anos
Marcação prévia: 21 920 72 18
Biblioteca Municipal – Polo de Agualva Cacém
Conto/Ateliê | Palavras mais palavras…
1 a 30 de setembro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30
Conta-se que o menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever um dicionário novo, um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.
Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 7 anos)
Marcação prévia: 21 432 80 39
BiblioFérias | Histórias Salgadas
1, 8 e 15 de setembro, quinta-feira | 14h00
Histórias cheias de aventuras com sabor a Mar…
Destinatários: Maiores de 4 anos
Marcação prévia: 21 432 80 39
Conto/Ateliê | Alegria, fantasia, poesia…
10 de setembro, sábado | 16h00
Era uma vez umas letras que gostavam de brincar entre si, mas algo aconteceu que originou um imenso mar de palavras no qual convivem agora alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, uma formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta…
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 7 anos
Marcação prévia: 21 432 8039
Biblioteca Ruy Belo – Polo de Queluz
Conto/Ateliê | Barriga da baleia
1 a 30 de setembro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30
Contou-nos uma baleia que os oceanos estão cheios de lixo… Vamos descobrir mensagens secretas e conhecer a história de uma baleia que guarda um segredo dentro da barriga…
Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 4 anos)
Marcação prévia: 21 434 03 10
BiblioFérias | Histórias que se pescam no Mar
2, 9 e 16 de setembro, sexta-feira | 14h00
Prontos para ir à pesca? Uma pesca diferente num mar de fantasia cheio de histórias e curiosidades para descobrir.
Destinatários: Maiores de 4 anos
Marcação prévia: 21 920 72 18
Conto/Ateliê | Barriga da Baleia
24 de setembro, sábado | 16h00
Contou-nos uma baleia que os oceanos estão cheios de lixo… Vamos descobrir mensagens secretas e conhecer a história de uma baleia que guarda um segredo dentro da barriga…
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos
Marcação prévia: 21 920 72 18.
Foto: DR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca